O diário da Inês

sexta-feira, 26 de julho de 2019

Arroz de galinha

Esta é daquelas receitas que vêm desde a infância e que eu nunca tinha feito, acabava sempre só por comer em casa dos meus pais.
É um arroz adorado por todos e que nós (eu e a minha irmã) desde pequenas apelidámos de arroz de piquenique, já que era um arroz que por vezes levávamos para os piqueniques no pinhal. 
Ficará bom com galinha de supermercado mas se tiverem possibilidade de fazer com galinha caseira ainda fica melhor.

Ingredientes:
  • 1/2 galinha
  • 1 cebola grande
  • 2 dentes de alho
  • 100 g de linguiça
  • 1 ramo de salsa pequeno
  • azeite
  • 100 ml de vinho
  • arroz
  • água
  • sal q.b.

Modo de preparação:
Na panela de pressão (ou num tacho se a galinha não for caseira) coloque um fundo de azeite, o alho e cebola picados. Junte a linguiça cortada às rodelas, a galinha cortada em pedaços e a salsa. Deixe refogar um pouco e adicione o vinho. Após evaporar o álcool do vinho, adicione um pouco de água e tempere de sal. Feche a panela de pressão e deixe cozinhar o tempo necessário para a galinha ficar tenra. Após sair a pressão, abra a panela, e adicione a quantidade de água necessária à quantidade de arroz que pretende fazer (geralmente o dobro de água em relação ao arroz). Quando a água começar a ferver adicione o arroz e deixe cozinhar até toda a água ter secado. 
Eu gosto quando fica bem seco, por vezes até pega um pouco ao fundo, o que para mim é quando fica mesmo perfeito!



75 comentários:

  1. Adoro e faço muitas vezes, a minha mãe também já o fazia!!!
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É daquelas receitas antigas e de família! :) Beijinhos

      Eliminar
  2. Deve ficar uma delícia! Fiquei com água na boca .

    ResponderEliminar
  3. receita bacana pra fazer um arroz diferente

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderEliminar
  4. Respostas
    1. Obrigada Cidália! :) Beijinhos e bom fim de semana.

      Eliminar
  5. Hummmm.. com um pouco de açafrão vira uma paella de galinha.
    Aqui no Brasil chamamos de galinhaa... e comoemos com tutu de feijão!!!
    E muito cheiro verde!!!

    ResponderEliminar
  6. Visitei... gostei... fiquei! Sou tua seguidora. AbraçO!

    ResponderEliminar
  7. Parece ser bem bom, mas acho que assim já fiz mas outra receita
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É óptimo, dos meus pratos favoritos! :) Beijinhos

      Eliminar
  8. Respostas
    1. Eu gosto muito, mas não se sendo apreciador de galinha o que sobra é comer o arroz! :) Beijinhos

      Eliminar
  9. Essa eu consigo fazer em casa aqui no Brasil, vou testar Inês ♥

    Um beijo,
    Blog da Kitbox

    ResponderEliminar
  10. Adoro! Tem mesmo bom aspeto ;) Beijinho

    ResponderEliminar
  11. Parece ser delicioso.
    Beijos,
    www.lewestinblog.com

    ResponderEliminar
  12. So delicious, it makes me hungry. yum yum.

    ResponderEliminar
  13. Inês esse arroz de galinha está uma delícia o aspecto está muito gostoso, já quero experimentar, bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta que vais gostar! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  14. Querida Inês: uma comida que agrada a muitos paladares, ainda por cima com sabor de infância. Tem ótimo aspeto!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Márcia, sim o sabor de infância é quase o mais importante! :) Beijinhos

      Eliminar
  15. Tem ótimo aspeto!! <3
    www.styledays.pt

    ResponderEliminar
  16. Respostas
    1. Com outra carne nunca experimentei a ver como ficava! :)

      Eliminar
  17. Eu junto sempre legumes... vagem e hortelã ficam muito bem.
    Uma semana boníssima, querida Amiga.
    Beijinhos
    ~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Hortelã não gosto e vagem sou alérgica, mas fica a sugestão para quem gostar e puder comer! :) Beijinhos e obrigada querida Majo.

      Eliminar
  18. Hmm que delícia :P
    Que fome hehe!

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderEliminar
  19. Esse arroz deve ficar uma delícia, Inês. Fiquei com água na boca aqui!

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
  20. Que delícia deve ser esse prato.
    Boa semana!

    Jovem Jornalista
    Fanpage
    Instagram

    O blog JOVEM JORNALISTA está em HIATUS DE INVERNO, de 20 de julho à 29 de agosto. Mas nesse período comentaremos nos blogs amigos.

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  21. VERDADE
    quem nunca comeu arroz de galinha?

    Geralmente faço mesmo com galinha de supermercado
    Obrigada pela partilha

    Viajar é do melhor que podemos fazer por nós
    por isso fui dar mais um passeio
    se quiser ver, aqui:

    https://meusmomentosimples.blogspot.com/

    Beijinho da Tulipa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acho que já todos nós comemos! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  22. Respostas
    1. Sem dúvida Larissa! :) Beijinhos e bom fim de semana.

      Eliminar
  23. Olá, querida Inês!
    Amo prato único, com essa seleção de ingredientes só pode ter ficador mais que delicioso, hummmmm!🍴
    Obrigada, pela partilha, amei!

    Beijinhos no seu ♥
    Andréa

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Andréa, eu também adoro estes pratos! :) Beijinhos e bom fim de semana.

      Eliminar
  24. You have a wonderful blog! The topics you write about are very close to me. Thank you for sharing your thoughts!

    I follow you through GFC! If you want, go to my blog :)

    MY NEW POST ♥♥♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Thanks! :) I'm already following you in your blog! :)

      Eliminar
  25. Que delícia, muito bom e fácil de fazer. Aqui em casa eu faço arroz com legumes na panela de pressão, é rápido e fácil e fica uma delícia.
    Beijocas.

    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, comidas na panela de pressão são rápidas e boas! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  26. Caros leitores,

    como sempre, é com muito carinho que lemos os vossos comentários e agradecemos as vossas visitas ao nosso 'blog'.
    E convidamos-vos, assim, a ler o capítulo 4 de "Variações em Quadrilha".
    https://contospartilhados.blogspot.com/2019/07/variacoes-em-quadrilha-capitulo-4.html

    Continuação de excelente semana!
    Saudações literárias

    ResponderEliminar
  27. Que buena pinta! Me encantaría verte por mi blog! Feliz día precios@! 💗💗💗

    ResponderEliminar
  28. Simples e tão bom :)
    Ficou com óptimo aspecto.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  29. Que delicia de receita Inês, quero fazer aqui em casa ^^

    bjs

    Ariadne ♥
    De volta ao retrô | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :) Experimenta que vais gostar. Beijinhos

      Eliminar
  30. Gente, eu aaamo arroz com galinha ♥ da última vez que fiz em casa utilizei linguiça calabresa também e deu um gostinho todo especial. Não sei se tu gostas de milho, mas aqui nós temos o costume de colocar junto nessa receita heheh

    https://gabiramalho.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Na verdade não sou grande fã de milho, mas gostei da ideia! :)

      Eliminar
  31. Inês, estou aqui com água na boca desse arroz. Ai que fome que me deu.
    Obrigada por compartilhar a receita.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook


    ResponderEliminar
  32. Eu gosto mas o meu marido nem por isso.
    Que bom aspeto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2019/08/de-volta-e-um-arroz-trapalhao.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que pena que ele não é fã, assim deves comer poucas vezes. Beijinhos e obrigada :)

      Eliminar