O diário da Inês

terça-feira, 27 de outubro de 2020

Lombinhos de porco com crosta de alheira

Mais uma receita de um delicioso prato que veio directamente do blogue da querida Márcia, Prata da Casa. São várias as receitas do blogue dela que eu tenho guardadas para experimentar, por isso é normal que de vez em quando lá vá aparecendo uma por aqui. Este prato junta duas coisas que adoro, que é a crosta de broa mas com a adição de alheira que eu tanto gosto. 

Ingredientes:
  • 2 lombinhos de porco
  • 1 broa de milho pequena
  • 2 alheiras sem pele
  • 4 dentes de alho picados
  • 100 ml de vinho branco
  • 1 raminho de salsa
  • azeite
  • 1 colher de sopa de banha
  • sal, pimenta e pimentão de cor q.b.
  • batatas cortadas aos cubos pequenos

Modo de preparação:
Tempere os lombinhos com os alhos, sal, pimenta, pimentão de cor e deixe pelo menos umas 2h. O ideal será que fique neste tempero durante a noite.
Num tacho coloque um fio de azeite e a colher de sopa de banha. Junte a carne e deixe tomar cor de todos os lados. Adicione o tempero onde a carne esteve a marinar, tape o tache e deixe cozinhar durante uns 40 minutos. Aos 20 minutos de cozer os lombinhos adicione no tacho as batatas.
Num processador de alimentos coloque a broa, as alheiras sem pele e a salsa e triture tudo.
Coloque os lombinhos e as batatas num tabuleiro de ir ao forno e cubra com a crosta de alheira. Leve ao forno até que a crosta se apresente bem dourada.


41 comentários:

  1. Inês, amei a receita.
    Acho que nunca comi lombinho de porco rs
    A receita está liunda e parece que ficou crocante essa capinha, deu água na boca.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podes fazer com qualquer carne que vai ficar muito bom na mesma! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  2. Obrigada! :) Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar
  3. Parece ser bastante crocante!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  4. Oh que sim deve ter ficado bastante bom mesmo
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  5. Querida Inês: que bom que gostaste. Deixaste-me muito feliz. Ficou lindo o teu prato. Obrigada por seres sempre uma querida amiga e mencionares o meu cantinho.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Márcia, eu é que tenho que agradecer pelas deliciosas receitas que vais partilhando, são sempre um sucesso aqui em casa! :) Beijinhos

      Eliminar
  6. Ui! e eu que tenho de comer sopinha!
    boa semana Inês e boa culinária!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se for só um pouco em cima da sopa não faz mal! :) Beijinhos, obrigada e boa semana.

      Eliminar
  7. Parece-me ser uma excelente sugestão!!!

    Bjs.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
  8. Muito bom Inês, eu sou da terra das deliciosas alheiras de Mirandela.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  9. This look very delicious. Thank you for sharing recipe.

    New Post - https://www.exclusivebeautydiary.com/2020/10/lumene-herkka-soothing-toner-gentle-eye.html

    ResponderEliminar
  10. Inês... quando eu for a Portugal, você faz esse lombinho para mim????

    ResponderEliminar
  11. já não como carne alguns meses, mas é sempre bom para quem ainda come :D
    beijinho

    https://dreamsprincess20160.blogspot.com/
    https://dreamsprincess20160.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez dê para substituir a carne por alguma opção vegetariana! :) Beijinhos

      Eliminar
  12. Aí que delicia... Já que fazer é provar!
    Beijos

    Vem ver meu último post? 💚🌵

    http://www.aosolhosdadiu.com.br/2020/10/tatuiagens-de-cactos.html?m=1

    ResponderEliminar
  13. Deve ficar muito saboroso...

    Dias felizes, querida amiga.

    Beijinhos
    ~~~~~

    ResponderEliminar