O diário da Inês

sexta-feira, 23 de outubro de 2020

Bolo de iogurte e cacau

Quem me segue já sabe que eu sou fã de receitas práticas. Para mim quanto menos trabalho tiver e quanto mais rápido for, melhor! Na verdade este tipo de receitas é o que  a grande parte de nós procura hoje em dia. Só assim se explica fenómenos como o pãodemia ou o pão de iogurte.
Este bolo além de saboroso, fica meio húmido por causa do uso do iogurte. Aqui por casa ficou aprovado!

Ingredientes:
  • 1 chávena de farinha de trigo (a minha chávena é de 240 ml)
  • 1/2 chávena de cacau
  • 2 colheres de sobremesa de fermento em pó
  • 1/2 colher de sobremesa de café 
  • 1/4 de colher de sobremesa de sal
  • 1 chávena de açúcar branco
  • 3/4 de chávena de iogurte natural
  • 3 ovos L
  • 1/2 chávena de óleo

Modo de preparação:
Numa taça misture, com o auxilio de uma vara de arames, a farinha, o cacau, o fermento e o café. Adicione o sal e o açúcar e misture. Junte o iogurte, ovos e óleo e misture bem, até ter uma mistura homogénea. 
Coloque numa forma rectangular, de 20 cm x 10 cm, previamente untada e leve ao forno, a 180º, durante cerca de 50 minutos, ou até que fazendo o teste do palito este saia seco.

49 comentários:

  1. Bom dia Inês! Este bolo parece-me muito bem. Adorei os ingredientes, pelo pormenor do café. Acho que te vou roubar a receita! Loool
    **
    O presente e um futuro...num passado
    -
    Beijos, e um excelente fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Roube, roube que vale a pena! :) Beijinhos e bom fim de semana.

      Eliminar
  2. Yummy Friday post! Love this! Must try!

    ResponderEliminar
  3. Hummm assim meio húmido fica uma delícia!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  4. Querida Inês: também sou a fã número um das receitas práticas, rápidas e deliciosas como é o caso deste teu belo bolinho. Está húmido, tal como eu gosto, e a receita é mesmo a minha cara, rsrs.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então tens que experimentar querida Márcia! :) Beijinhos

      Eliminar
  5. que bolo gostoso é esse?
    adorei a receita, e já quero fazer aqui em casa=D
    www.mundodasmulheresbrasil.com

    ResponderEliminar
  6. Olá, querida Inês!
    Um bolinho é bem vindo sempre e de chocolate melhor ainda!

    Beijinhos no seu ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida querida Andréa! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  7. Aí que essa receita deve ser bastante boa mesmo, acho que vou levar
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  8. Aaaah que receita delícia!!
    O seu bolo está com a aparência ótima, confesso que deu vontade!!


    Beijos
    https://blogdathaiara.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, experimenta que vais gostar e é tão simples de fazer! :) Beijinhos

      Eliminar
  9. Inês que delícia o bolo de iogurte e cacau fiquei com água na boca, já quero comer uma fatia, bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Lucimar, tens que experimentar a fazer! :) Beijinhos

      Eliminar
  10. Vou guardar a receita para um dia destes experimentar.
    Bom domingo.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
  11. Querida Inês,
    Quem não gosta de chocolate ;) Uma receita estupenda que levo já comigo. O problema, é que a idade ainda nos torna mais gulosos. E quando falta a fatia de bolo há sobremesa???
    Beijinhos amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Rosa, acredito que sejam poucos os que não gostem! :) Eu já sou tão gulosa que se me diz que isto ainda piora nem quero imaginar como vou ficar! :D Beijinhos

      Eliminar
  12. Parece perfeito. Eu agora substituo a manteiga por azeite para ser mais saudável. E ficam perfeitos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece-me uma óptima substituição, tenho que experimentar! :)

      Eliminar
  13. Que belo bolo.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2020/10/bolo-de-maca.html

    ResponderEliminar
  14. Sarebbe perfetto ora per colazione....

    ResponderEliminar
  15. M a r a v i l h a !!

    Boa semana. Beijinhos, querida amiga.
    ~~~~~~~~

    ResponderEliminar
  16. Pirei com essa receita 😋
    https://blogmariianaleal.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  17. Parece ser super delicioso, amei a receita.

    Beijinhos
    Renata

    ResponderEliminar
  18. que aspeto tão bom com que ficou Inês :D
    beijinho e boa semana

    https://dreamsprincess20160.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  19. Eu amo bolo de chocolate, então só fiquei pensando no quanto esse ficou bomm! <3

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar