O diário da Inês

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Comidas da mamã - Bolo de cenoura com chocolate

Sou apologista de que bolos que levam legumes têm obrigatoriamente que ser saudáveis, neste caso o de cenoura faz bem à saúde em geral e aos olhos em concreto (quem em criança nunca ouviu um "come a cenoura que te faz bem aos olhos" que atire a primeira cenoura!). Isto para vos dizer que hoje a receita que vos trago é de um belíssimo bolo de cenoura! E como é sexta-feira penso que é a sugestão ideal para fazerem no fim de semana! :) 

Ingredientes:
  • 4 ovos
  • 3 cenouras cruas
  • 1/2 chávena de óleo
  • 1 e 1/2 chávenas de açúcar amarelo
  • 2 chávenas de farinha
  • 1 colher de chá de fermento
  • chocolate granulado ou em pedacinhos
  • chocolate de culinária (70%)
  • uma colher de sobremesa de manteiga

Modo de preparação:
Bater o açúcar com as gemas e misturar o óleo, continuar a bater. Adicionar a farinha, mexer bem, e juntar a cenoura previamente ralada. Por fim, incorporar as claras batidas em castelo e o chocolate em pedacinhos. Levar ao forno numa forma previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha, a 180º, durante cerca de 40 minutos.
Derreter um pouco de chocolate de culinária com a colher de manteiga e regar o bolo com o chocolate derretido.






31 comentários:

  1. Parece mesmo muito apetitoso esse teu bolo!

    ResponderEliminar
  2. Ahahah! Adorei o trocadilho de atirar a cenoura! Conseguiste fazer-me rir! O bolinho está maravilhoso, fofinho e bom, como sempre! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. :D Obrigada Elisabete! Estava muito bom! :) Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Inês: penso que nós todos aliviamos a nossa consciência se o bolo leva cenoura,pois dá logo a ideia de que é saudável,rsrs. O que é certo é que ficou um bolo muito grande e bonito e a fatia é uma enorme tentação. Apetece agarrar nela e comer de olhos fechados.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Márcia! :) Isso aplica-se também aos bolos que levam courgette, agrião... :) Beijinhos

      Eliminar
  4. Obrigada, experimenta pois é mesmo muito bom! :)

    ResponderEliminar
  5. Mulher que deliciaaa
    um de meus bolos preferidos
    AMEI
    Grande Beijo
    www.zilandrarodrigues.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É realmente um bolo bem saboroso e que por norma agrada a quase todos! :) Beijinhos

      Eliminar
  6. Inês é dos meus bolos favoritos! Já comia uma bela fatia!
    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A minha mãe já tinha feito este bolo várias vezes mas por incrível que pareça só desta vez é que eu lá estava para provar, e claro, adorei! :) Beijinhos

      Eliminar
  7. Hummm que bolinho maravilhoso!
    Adorei o seu interior Inês! Que fofo!!
    Beijinho!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :) Estava super fofo e saboroso, de se comer uma fatia a seguir à outra! ;) Beijinhos

      Eliminar
  8. Este bolo parece-me super apetitoso Inês. Servia-me já de uma fatia, se desse :-) Uma ótima sugestão de fim-de-semana. Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Joana, é mesmo muito saboroso! :) Se desse eu mandava já uma fatia. ;) Beijinhos

      Eliminar
  9. Ficou tão giro o teu bolo,...e aposto que delicioso também!!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Mary, sim ficou bem delicioso! :) Beijinhos

      Eliminar
  10. Ai que delicia, minha mãe tbm faz um parecido, mas é tipo formigueiro e fica muito bom tbm ><
    http://geoaraujoand.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  11. Que delicia! Quero muito fazer. <3

    www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
  12. Que delícia! Já tirei a receita!

    Beijinhos,
    https://verdadequeridablog.wordpress.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Depois diz o que achaste, se gostaste ou adoraste! ;) Beijinhos

      Eliminar
  13. eu amo bolo de cenoura, me traz boas lembranças da infancia sempre que como. ADOREI as fotos e deu agua na boca!!! lindo!

    ❤️ http://www.jackblog.com.br/ ❤️

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E é tão bom quando comemos algo que nos traz boas memórias! :) Obrigada! :)

      Eliminar
  14. Oi Inês, tudo bem?
    Hum, que delicia, eu adoro bolo de cenoura, fiquei com vontade de fazer aqui kkkk
    Cenoura faz bem para o olhos, que nunca né? kk
    Beijos!
    Lost Words

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Aline! Faz super bem aos olhos, por isso podes fazer e comer à vontade que é bom e saudável. ;) Beijinhos

      Eliminar
  15. Nossa eu amo bolo de cenoura com chocolate, meu deu vontade de cozinha agr.
    beijos!
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São dois ingredientes que combinam na perfeição! :) Beijinhos

      Eliminar