O diário da Inês

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Bolo 4 quartos de pêra, limão e canela

Até hoje nunca tinha participada na rubrica do ingrediente do mês do blogue da Marta, o Intrusa na Cozinha, mas neste mês de Setembro e sendo o ingrediente a pêra não podia deixar de participar.
Assim a minha sugestão é o famoso bolo 4 quartos, a base de bolo que serve para tudo, basta ter imaginação. Neste caso adicionei pêras, limão e canela.
Ficou um bolo relativamente pequeno mas bem guloso, o que ainda deu a sensação de ser mais pequeno pois voou num instantinho! 

Ingredientes:
  • 200 g de farinha
  • 200 g de açúcar
  • 200 g de manteiga
  • 4 ovos
  • sumo e raspa de 1 limão
  • 1 colher de chá de canela
  • pêras em quantidade a gosto para colocar por cima do bolo

Modo de preparação:
Bater a manteiga com o açúcar até formar um creme. 
De seguida adicionar um ovo de cada vez misturando sempre entre cada adição, só após o primeiro ovo estar totalmente incorporado na massa é que se mistura o ovo seguinte. 
Envolver a farinha, o sumo e raspa de limão e a canela, sem bater, mas de forma a que a massa fique bem misturada, por norma é até a massa começar a fazer bolhinhas. 
Numa forma de bolo inglês untada com manteiga e polvilhada com farinha colocar a massa. Por cima da massa dispor as pêras cortadas em quartos. 
Levar ao forno a 180º durante cerca de 30-40 minutos. 






58 comentários:

  1. Mais um bolo que tenho que experimentar!


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
  2. Está com um aspeto fabuloso! Pudesse eu, era fatia atrás de fatia! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Este como é um bolo mais pequenote, por causa disso que referes de comer fatia atrás de fatia desapareceu num instante! :) Beijinhos

      Eliminar
  3. Que bem que me sabia agora a meio da manhã!! =)
    Beijinhos
    http://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com um cafézito ficava a dupla perfeita! :) Beijinhos

      Eliminar
  4. Que delicia amei a receita, tenha uma semana abençoada, obrigado pela visita.
    Blog:https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Nequéren, uma boa semana também para ti. :)

      Eliminar
  5. Ai que bolo bom!! E o meu forno que só chega na próxima semana :( Mas já guardei a receita.

    Beijinho.
    Lilium
    O Meu Dolce Far Niente
    Facebook

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :) Eu em breve estou de mudanças mas ainda não experimentei se o forno da minha casa funciona, espero não ter nenhuma decepção! Beijinhos

      Eliminar
  6. Pêra, limão e canela, adoro os 3, mas nunca experimentei juntos. Comia já uma fatia do teu bolinho! Ficou com ótimo aspeto ^_^
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana! :) Foi uma combinação que resultou muito bem, ficou óptimo! :D Beijinhos

      Eliminar
  7. Parece ser delicioso! Nunca pensei na possibilidade de experimentar os três sabores :o Beijinhos!

    SORTEIO NO BLOG - NINETEEN MOONS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, combinam muito bem entre si, fica de comer e chorar por mais. ;) Beijinhos

      Eliminar
  8. Inês, gostei taaaanto desta receita!
    É para fazer.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Nina, depois diga o que achou, mas tenho a certeza que vai adorar, tal como todos aqui em casa. :) Beijinhos

      Eliminar
  9. Olá Inês,

    Que bolo macio amiga!!
    Adorei a receita!! :D

    Um beijo,

    www.purestyle.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Fernanda, fica um bolo mesmo guloso! :D Beijinhos

      Eliminar
  10. Respostas
    1. É um bolo muito simples de fazer podes experimentar! :D Beijinhos

      Eliminar
  11. Inês, suas receitas são sensacionais. Amo bolo, quero muito tentar fazer essa receita! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Kaila! :) Experimenta porque fica muito bom e é tão simples de fazer. A esta receita base dá para juntares o que quiseres, fica ao teu gosto. :) Beijinhos

      Eliminar
  12. Respostas
    1. Obrigada Aline, aqui por casa deixou alguns fãs! :D Beijinhos

      Eliminar
  13. O bolo ficou com um excelente aspecto. Vou tb tentar participar no desafio.
    Bjs

    Lua

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Lua! :) É um bom desafio este que a Marta nos lança todos os meses. :) Beijinhos

      Eliminar
  14. Inês eu ficava já com uma fatia para mim! :) Gosto mesmo muito de bolos com fruta! :) Está mesmo bonito este!

    Beijinhos Ana
    http://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os bolos com fruta ficam sempre com uma humidade muito boa! :) Beijinhos e obrigada :)

      Eliminar
  15. Vou fazer hoje hehehehe :P
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fico feliz que tenhas gostado e queiras experimentar. :D Beijinhos

      Eliminar
  16. Querida Inês: gosto imenso de bolos " quatro quartos" pois prestam-se a inúmeras variantes ,qualquer uma delas deliciosa. Com esta combinação de ingredientes não tenho dúvidas de que ficou um bolo aromático e muito saboroso.Mais uma excelente sugestão que levo daqui.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muito que queria experimentar a fazer um bolo 4 quartos, mesmo por causa de ser um bolo que se presta a uma grande combinação de ingredientes, agora já foi testado e aprovado. Obrigada querida Márcia, beijinhos.

      Eliminar
  17. Ainda nao conhecia essa receita, mas parece ser bem saboroso.
    beijos!
    www.garotadelicada.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma receita bem simples e muito versátil! :) Beijinhos

      Eliminar
  18. Hello, querida Inês!
    Com pera, limão e canela, só pode ter ficado delicioso.
    Ficou super fofinho, as fotos estão lindas!

    Beijinhos, boa semana ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada querida Andréa! :) Aqui por casa arrancou suspiros e deixou fãs. :D Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  19. Eu adoro pêra! Acho que cozinhada fica ainda mais saborosa (diga-se docinha :)) Este bolo parece-me tão bem!

    Olha, eu ia ver esse passatempo, fiquei curiosa, mas o teu link do blog Intrusa na Cozinha redirecciona para o teu, não para o dela...será erro?

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Marlene! :)
      Hoje de manhã também reparei nisso e até fui confirmar se não me tinha enganado, se carregares "na cozinha" já direcciona para o sítio certo, ao carregares em "Intrusa" direcciona para o meu. Penso que seja aquela imagem do diário que deva estar ligeiramente por cima da palavra "Intrusa" acabando por se sobrepor ao link que está por baixo. Mistérios da tecnologia que desconheço. :p
      Beijinhos

      Eliminar
    2. Mistério mesmo! ahah Nunca tinha visto...mas já vi o truque...já lá fui espreitar ao outro blog :P

      Eliminar
    3. Boa, ainda bem que já conseguiste ver, mas ainda vou tentar perceber o que se passa! :)

      Eliminar
  20. Great post,photos are amaizing,love this post!
    Can you please click on links which are at the end of my last post :* ?
    New post--> http://beautyshapes3.blogspot.hr/2016/09/autumn-outfit-twinkdeals-collaboration.html#comment-form

    ResponderEliminar
  21. Esse teu bolo ficou mesmo muito apetitoso, parabéns!

    ResponderEliminar
  22. com esses ingredientes só podia sair uma delicia!! ficou lindo o teu bolo!! bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tudo ingredientes que eu adoro e que combinaram muito bem. Obrigada! :) Beijinhos

      Eliminar
  23. Olá querida Inês,
    antes de mais desculpa por só agora te dar feedback desta tua de-li-ci-o-sa receita, mas tenho tido uns dias perfeitamente loucos! Sem tempo para quase nada. Assim que deixaste o link no meu blog, vim logo espreitar :)
    Este é o tipo de bolo que nunca desaponta.Ou pelo menos que nunca me desaponta a mim! Nunca! É sem dúvida o tipo de bolo que mais gosto. Já aqui há dias disse no meu blogue, e reforço, que estes bolos podem não causar o deslumbre que alguns outros bolos mais decorados causam, mas são os que mais satisfazem e nos aquecem a alma, que nos fazem sentir bem. "Confort Cakes" :)
    Depois o facto de terem fruta não só lhes acresce sabor como alguma humidade, característica que eu aprecio muito.
    Bom, tudo isto para te dizer que a tua estreia na minha rubrica não poderia ter sido melhor!
    Um beijo enorme, e o meu gigante obrigado por te quereres juntar à "mesa" de setembro. Tenho a certeza que vai ser bastante doce, e a tua presença só vem alegrá-la ainda mais!
    Beijos, beijos
    Marta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Marta, eu é que tenho que agradecer por todos os elogios e por esta óptima ideia que tiveste do ingrediente do mês. A partir de agora irei tentar participar mais vezes pois gosto muito de um bom desafio. :)
      Ansiosa por ver mais uma bela mesa que vai sair neste novo mês, com a vantagem que desta vez vou estar nela. :)
      Beijinhos
      --
      O diário da Inês | Facebook | Instagram

      Eliminar
  24. A textura desse bolo parece mesmo fantástica, parece que o único defeito é realmente o ser pequeno! Deve ser mesmo guloso, tanto o limão como a pêra ficam maravilhosos com canela :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É o facto de ser tão bom e guloso que ainda parece que o torna mais pequeno! ;)

      Eliminar
  25. Olha que tem muito bom aspeto, sabes? Agrada-me, aliás coisinhas assim agradam-me sempre muito, porque será? Nem sou muito gulosa, nem nada... Beijinho. :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu percebo o porquê de te agradar, estas coisas a mim também me agradam sempre bastante! ;) Obrigada! :) Beijinhos

      Eliminar