O diário da Inês

sexta-feira, 11 de dezembro de 2020

Bolos de azeite da Beira Baixa - Comidas da mamã

Receitas de bolos e bolinhos nunca são muitas, digo eu, que não sei o que vocês acham. Mas, se pensam como eu toca a guardar esta receita, pois estes bolos de azeite são bem saborosos e vale muito a pena experimentar. Estes ainda me souberam melhor pois foi a minha mãe que fez! :)
A minha mãe já não se recorda de onde tirou a receita, por isso se o autor ver isto e quiser os créditos é só dizer que eles serão dados. 
A propósito disto, vou divagar aqui um pouco. Eu tenho como prática dizer de onde tirei as receitas, acho correto, embora saiba que isto hoje em dia já ninguém inventa nada, umas receitas são iguais, outras são praticamente iguais, pois apenas se altera uma coisita ou outra. Eu mesmo nesses casos digo onde fui buscar a inspiração. São hábitos enraizados de quem faz escrita científica e como tal tem que citar sempre tudo. :)


Ingredientes:
  • 6 ovos
  • 150 g de açúcar
  • 150 ml de azeite
  • 1 colher de sopa de aguardente
  • 760 g de farinha
  • 1 colher de chá de fermento
  • 1 ovo para pincelar
  • canela e açúcar q.b. para colocar por cima dos bolos

Modo de preparação:
Bata os ovos com o açúcar e de seguida adicione o azeite e a aguardente. Juntar a farinha e o fermento e misturar até obter uma massa moldável. Fazer bolinhas de massa e colocar num tabuleiro forrado com papel vegetal. Dar uns cortes nos bolos (para fazer o efeito) pincelar com o ovo e polvilhar com açúcar e canela. 




42 comentários:

  1. A minha sogra tinha sempre em casa! São deliciosos! Bj

    ResponderEliminar
  2. Looks so tasty! I think most of us who make a recipe put our own spin on it. After a while we make it our own. Beautiful post!

    ResponderEliminar
  3. Bolo de azeite? Esse não conhecia, mas deve ficar uma delícia!

    Beijo.
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficam óptimos Pathy, tens que experimentar! :) Beijinhos

      Eliminar
  4. Que delicia! 😋
    https://blogmariianaleal.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. É como dizes hoje está tudo inventado, eu também conheço esses bolos de azeite e também não sei de quem é a receita ahahha!! É de todos nós!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  6. Deve ser bastante bom mesmo
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  7. Querida Inês: parecem deliciosos e são ótimos para esta quadra. Só de olhar as fotos, já fiquei com vontade de provar.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  8. These look so delicious. Thank you for sharing recipe.

    New Post - https://www.exclusivebeautydiary.com/2020/12/elizabeth-arden-sparkle-on-holiday.html

    ResponderEliminar
  9. parece uma receita interessante, Inês!:)
    --
    Nos labirintos da minha alma.
    -
    Beijo e um excelente fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sim Cidália! :) Beijinhos, obrigada e boa semana.

      Eliminar
  10. Não conhecia esses bolinhos, achei a receita bem diferente e interessante, principalmente por usar aguardente.
    www.verdeveggie.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Aspeto divino. Deixou-me com água na boca

    Saudação poética

    ResponderEliminar
  12. Deve ser uma receita tradicional e deve ser saborosa...
    Eu ando em abstinência para me guardar para o Natal... Srrssss...
    Beijinhos, querida amiga.
    ~~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste altura de excessos é mesmo melhor não abusar o mês todo! :) Beijinhos querida Majo.

      Eliminar
  13. Olá, querida Inês!
    Vim pegar a receitas dos seus bolinhos, imagino a delícia que
    ficaram com essa mistura de ingredientes!
    Receitas de mãe são bem vindas sempre, obrigada pela partilha!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Andréa, receitas de mãe são sempre as melhores de todas! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  14. Muito bons !


    Agradeço a resposta acerca do salame , mas realmente não tenho Bimby...

    Beijinho, boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :)
      Pois, não tenho mais receita nenhuma, antes de ter a Bimby fazia uma à mão, que já nem me lembro a receita. Mas deixei de fazer por ter ovos crus, é que a versão da Bimby cozinha os ovos. :)
      Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  15. Oi.
    Achei diferente a receita dos bolinhos mas, ficou com uma cara excelente.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderEliminar
  16. Oi Inês, eu sou louca para comer esses bolos de azeite. Vou fazer aqui em casa e te conto. Hoje vou fazer as bolachas de batata doce que vi aqui no seu blog.
    beios
    Chris
    Salada de pepino oriental

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que gostem das bolachas de batata doce e também destes bolinhos de azeite! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  17. Respostas
    1. Ah ah ah, que giro, deve ser por causa da foto! :) Obrigada.

      Eliminar
  18. Obrigada! :) Beijinhos e boa semana.

    ResponderEliminar