O diário da Inês

terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Bolo de chocolate com recheio de coco

A junção de chocolate e coco é vida, digo eu, não sei quanto a vocês mas para mim é uma combinação super vencedora. Não fosse o chocolate bounty, um dos meus chocolates favoritos. Por isso tinha esta receita d' A Pimenta Rosa guardada para uma ocasião especial. Essa ocasião chegou e eu fui para a cozinhar fazer este sonho de bolo. Pode parecer trabalhoso, pois são 3 fases de trabalho, mas vale muito a pena, principalmente se o fizerem para uma ocasião especial como foi o meu caso.  Quem sabe não fazem já agora pelo Natal ou passagem de ano?

Assim, com este bolo que tão bem iria ficar na vossa mesa de consoada, vos desejo um feliz Natal e que mesmo nas circunstâncias atuais o consigam aproveitar de forma feliz, mas acima de tudo segura! 


Ingredientes para o bolo:

  • 175 g de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento
  • 130 g de manteiga sem sal
  • 125 g de açúcar
  • 150 ml de leite
  • 3 ovos
  • 25 g de cacau em pó
  • algumas gotas de essência de baunilha

Ingredientes recheio:
  • 2 ovos
  • 150 g de açúcar
  • 1 pacote de natas
  • 100 g de coco ralado
  • 10 colheres de sopa de leite

Ingredientes cobertura:
  • 200 g de chocolate de culinária
  • 100 ml de natas

Modo de preparação do recheio:
Num tacho coloque todos os ingredientes e leve ao lume médio tendo o cuidado de ir mexendo continuamente até que engrosse. Deixe arrefecer e reserve.

Modo de preparação do bolo:
Numa taça coloque a manteiga e o açúcar e bata até obter uma mistura cremosa. Junte as gemas, uma a uma e as gotas de essência de baunilha. 
Acrescente a farinha e o fermento, ambos peneirados, o cacau e o leite e mexa bem.
Bata as claras em castelo e incorpore na mistura delicadamente.
Numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha coloque metade da massa do bolo. Por cima coloque o recheio. E por fim cubra com a outra metade da massa do bolo.
Leve ao forno, a 180º, durante cerca de 40 minutos. O melhor é sempre fazer o teste do palito.
Após cozido, retire do forno, desenforme e deixe arrefecer completamente.

Modo de preparação da cobertura:
Coloque o chocolate partido em pequenos pedaços numa taça.
Num tacho leve as natas ao lume até ferver. 
Retire do lume e despeje sobre o chocolate.
Aguarde uns minutos e mexa bem até ter uma mistura homogénea.
Verta a cobertura por cima do bolo e com a ajuda de uma espátula ou faca espalhe bem. 
Deixe a cobertura solidificar antes de servir. 




72 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada e igualmente, feliz natal para si e os seus! :)

      Eliminar
  2. Gostei bastante do artigo, muito bom mesmo! Estou amando ler seus artigos e compartilhar com os amigos!


    Meu Blog: Como funciona o Gol Bet?

    ResponderEliminar
  3. AMO essa combinação também. Se já não tivesse um doce planejado para esse fim de ano eu certamente iria experimentar essa receita. Deixo para 2021, quem sabe? Temos a mesma espátula para bolo. \o/

    Não Me Mande Flores

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem sabe não fazes numa ocasião especial de 2021! :) Que giro teres uma espátula igual. :)

      Eliminar
  4. Oi Inês, sou apaixonada por esse bolo e é o preferido do meu marido. Que ótimo que compartilhou essa receita aqui, é excelente e fica perfeito.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderEliminar
  5. Receita deliciosa!
    https://blogmariianaleal.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Aspeto delicioso que me deixou com água na boca.
    ..
    Deixando votos de um SANTO E FELIZ NATAL,
    extensivo a toda a sua família e amigos/as.

    ResponderEliminar
  7. Gostei bastante da receita!! :))
    .
    Desejo um Natal tranquilo sem sobressaltos...extensivo aos vossos familiares e amigos. Que todos tenhamos a noção de que o perigo nos prossegue e espreita em cada esquina. Voltarei dia 27.

    .
    É OUTRA VEZ NATAL...
    .
    Beijo. Uma excelente semana. Boas Festas

    ResponderEliminar
  8. Não é mesmo que esse bolo ficou com um aspecto bastante bom mesmo
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  9. Adoro chocolate, mas não o branco...

    Meu Pai adorava coco.

    Deve ser delicioso.

    Desejo-lhe um Natal feliz e um 2021 óptimo.

    Abraço grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu chocolate branco também não aprecio, na verdade o branco nem se deveria chamar chocolate. :) Obrigada. Feliz Natal. Beijinhos

      Eliminar
  10. Querida Inês: este bolo além de ficar muito bonito, deve ser também muito saboroso. Interessante que o recheio já é cozido juntamente com o bolo. Gostei muito.
    Bjn e votos de um feliz natal.
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Márcia, isso também foi algo que me despertou curiosidade! :) Beijinhos e feliz Natal.

      Eliminar
  11. Tenho a certeza que é delicioso...

    Então, é o primeiro Natal da sua bebé... Calculo que seja
    particularmente especial e emotivo.
    Que seja muito feliz.
    Beijinhos, querida amiga.
    ~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É sim, obrigada! :)
      É verdade, é o primeiro Natal da minha filha e por isso vai ter outro encanto, mas por causa da covid também será o primeiro que passo sem os meus pais. Ver se para o ano tudo se compõe.
      Beijinhos e feliz Natal querida Majo.

      Eliminar
    2. Beijinhos e continuação de boas festas.

      Eliminar
  12. Vim pegar a receita querida Inês!
    Pra mim é um dos melhores bolos que existe, amoooo!
    O seu está maravilhoso!

    Feliz Natal junto a sua família amiga querida!
    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Andréa, é realmente muito bom! :) Beijinhos e feliz Natal.

      Eliminar
  13. Olá! Tenho provar esse bolo de chocolate, eu gosto muito e tem muito bom aspeto, muito fofo. Beijinhos.
    Eu te sigo e te convido a visitar meu blog.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, experimenta sim que é muito bom! :) Beijinhos

      Eliminar
  14. Deliciosa receita, adoro chocolate e Coco.
    Desejo um feliz Natal.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então é cá das minhas! :) Beijinhos e continuação de boas festas.

      Eliminar
  15. nhamiiii :D que ótimo aspeto Inês!
    beijinho e um feliz natal

    https://dreamsprincess20160.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  16. That cake look so delicious. Thank you for sharing recipe and Merry Christmas to you and your family.

    New Post - https://www.exclusivebeautydiary.com/2020/12/kilian-woman-in-gold.html

    ResponderEliminar
  17. A cara super me apeteceu.

    Feliz Natal!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  18. Nesta época tão atarefada as visitas têm de ser, forçosamente, rápidas… (daí o Copy & Paste, do qual peço desculpa… 😥)
    Mas eu não podia deixar de vir agradecer, em meu nome e no da Nanda, a tua presença na minha CASA.
    Aproveitando para desejar um Feliz Ano Novo não posso deixar de dizer:
    “Tu ajudaste a tornar os meus dias menos sombrios neste ano difícil que passou, e as tuas palavras fazem parte das melhores lembranças que me ficam dos 366 dias que caminhámos lado a lado (na blogosfera, claro! 😊).
    FELIZ ANO NOVO!

    (VOLTAREI PARA LER E COMENTAR, ANOTA AÍ…)

    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bonitas palavras, obrigada! :) Feliz Ano Novo. Beijinhos

      Eliminar
  19. Oi Inês, realmente a felicidade mora em uma fatia de bolo! Nossa, e esse deve estar muito maravilhoso. Adorei a receita e te agradeço por compartilhar.
    Que seu Natal tenha sido bem especial e com muito sabor.
    Um 2021 cheio de esperança para todos nós.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Chris! :) Feliz ano novo, que seja um ano cheio de coisas boas para todos nós! Beijinhos

      Eliminar
  20. Oiee Inês!! Adorei a receita e esse bolo me deixou com água na boca. É realmente uma receita deliciosa para as festas de final de ano.
    Beijos,
    Paloma Viricio💙💙💫😍

    ResponderEliminar
  21. It's yummy! Thank you very much for the recipe.

    https://marylyl.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  22. oi, Inês! concordo plenamente, a junção de chocolate e coco é vida! adoro ambos. gosto de quase tudo que é feito com coco. que vontade me deu de pegar um pedaço desse bolo, pena não ser possível entrar na fotografia! hehe. espero que estejas bem e que venham bons dias, apesar dos pesares deste ano que está chegando ao fim. um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também , tudo o que leve coco já sei que gosto! :) Muito obrigada, desejo também um feliz ano novo, que venha cheio de coisas boas.

      Eliminar
  23. Abraço, e continuação de Boas Festas, com muita saúde.

    ResponderEliminar
  24. Obrigada e igualmente, feliz ano novo! :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  25. This look so delicious. Thank you for sharing recipe. Happy New Year.

    New Post - https://www.exclusivebeautydiary.com/2020/12/beauty-of-organization.html

    ResponderEliminar
  26. Eu adoro bolo de chocolate, aproveito para te desejar um feliz ano novo e vacinas para todos nós o mais rapidamente possível!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada e igualmente Marisa, que tudo isto passe rápido e todos possamos voltar às nossas vidas de antes! :) Beijinhos

      Eliminar
  27. Nhamii :D já se comia uma fatia
    Boas entradas Inês
    Beijinhos

    https://dreamsprincess20160.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  28. Feliz Ano Novo!!! Que 2021 traga Saúde, Fé e Esperança!!! Muito Obrigada pelo carinho no meu blog!!! Bjks

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigada, retribuo os desejos, que seja um excelente ano! :) Beijinhos

      Eliminar
  29. Hmmm, meu marido ama bolo recheado com coco, vou fazer! <3

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
  30. têm super bom aspecto já comia uma fatia
    http://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderEliminar