O diário da Inês

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Comidas da mamã - Bolo de marmelos

Vamos então começar a semana de forma doce com este bolo de marmelos. E também porque temos que aproveitar esta época em que temos muitos marmelos para fazer coisas boas com eles. É que os marmelos dão para muito mais do que fazer marmelada e geleia, podem-se comer cozidos, assados, crus (pelo menos eu gosto), em pratos salgados ou em bolos, como é o caso da receita que vos trago hoje. 

Ingredientes:
  • 120 g de açúcar amarelo
  • 120 g de manteiga
  • 3 ovos
  • 230 g de farinha
  • 1 colher de sobremesa de fermento
  • 3 colheres de sopa de leite
  • 4 marmelos de tamanho médio
  • raspa de limão
  • mel

Modo de preparação:
Bater a manteiga com o açúcar e a raspa de limão até obter um creme. Juntar os ovos um a um, mexendo sempre entre cada adição. Depois adicionar a farinha e o fermento e mexer bem. Por fim adicione o leite e dois dos marmelos cortados aos pedaços, envolver. Colocar a massa numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha e por cima dispor os outros dois marmelos cortados às fatias. Pincelar com mel e levar ao forno a 180º, durante cerca de 40 minutos (confirmar com o palito se já está cozido).
Após retirar do forno e enquanto morno podem voltar a pincelar com mel.



Continuamos também de forma bem doce com o seguimento do desfile de Na mesa de Natal não pode faltar... Hoje quem nos presenteia com uma doce sugestão é a  Cláudia do blogue O prazer da Cozinha onde hoje podem ver a receita deste Pudim Abade de Priscos.



38 comentários:

  1. Estes dias abriu um supermercado e fui ver, não tinha assim nada de novo, é mais do mesmo, mas tinha imensa fruta boa incluindo marmelos! Não toruxe, mas já me arrependi! O bolinho ficou top! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu felizmente nunca tive que comprar marmelos pois tenho caseiros! :) Beijinhos e obrigada!

      Eliminar
  2. Esse bolo deve ficar espetacular. O pudim também me parece divinal! =)
    Beijinhos,
    http://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É só coisas gulosas o que vos trouxe hoje! :) Beijinhos

      Eliminar
  3. Ai que bolo delicioso Inês! Deve ficar bem guloso!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica mesmo bom, de comer fatias e mais fatias! :) Beijinhos

      Eliminar
  4. Que receita mais delícia! Eu amo demais suas receitas, Inês. Já quero fazer essas! Um super beijo, Blog Minuto de Bobeira

    ResponderEliminar
  5. Nunca experimentei fazer bolos com os marmelos mas gostei da sugestão. Deve ficar óptimo. :)
    Beijinho Inês!!

    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Tânia, fica um bolo bem guloso! :) Beijinhos

      Eliminar
  6. Adorei a sugestão! Está maravilhoso! :) O pudim da cláudia também me está a piscar o olho!

    Beijinho Ana
    https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Hum...gosto tanto de bolinhos assim. Mas isso estou farta de dizer! :D Olha, nunca comi bolo de marmelo. Mas amo a fruta, por isso imagino que deve ser uma verdadeira maravilha com uma chávena de café a acompanhar! :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também foi o primeiro que provei, mas está super aprovado! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  8. fiquei com água na boca, meu Deus!!!
    Um grande beijo.

    Bate-Make/

    ResponderEliminar
  9. Olha desconhecia completamente, mas vai ser uma receita para experimentar quando tiver marmelos!

    Bjxxx

    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  10. Querida Inês: lindo bolo e deve ser muito bom. Nunca fiz nenhum bolo com marmelos,mas já fiz com marmelada e gostei muito. Gostas de comer os marmelos crús? Eheheh, nunca tal me passaria pela cabeça, mas tenho de experimentar.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Márcia. Eu é ao contrário, com marmelada é que nunca experimentei, mas acho que também deve ficar delicioso! :)
      Gosto muito de os comer crus, mas a maioria das pessoas não aprecia, depois diz-me se és das que gosta ou não gosta. :D Beijinhos

      Eliminar
  11. Hello, minha linda Inês!
    Eu nunca comi marmelo, só os doces protos que vendem em latas.
    A fruta parece com peras. O teu bolo ficou lindo!

    Beijinhos, abençoada semana ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Andréa, eu adoro marmelos de todas as formas mas a maioria das pessoas só consome em marmelada e geleias! Beijinhos e obrigada. Boa semana!

      Eliminar
  12. Nunca comi um bolos com marmelos, o bolo parece-me bem delicioso.
    Boa semana

    ResponderEliminar
  13. Nada como as receitas da mamã *_*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São as melhores, não há mais nada a acrescentar! :D

      Eliminar
  14. Que boa ideia! A tua mamã é uma grande inspiradora.
    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, é uma cozinheira de mão cheia sempre com boas ideias! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  15. Que delícia. Vou falar pra minha mãe fazer, rs Bjs

    www.mayaravieira.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vais adorar e feito pela mãe ainda sabe melhor! .) Beijinhos

      Eliminar
  16. Nunca fiz nada com marmelos, alguma vez vou ter de experimentar, e este bolo parece-me uma deliciosa sugestão :)

    Beijinho <3

    Lina Soares
    http://trintaporumalinhanoticias.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que experimentar os marmelos ficam óptimos em tudo! :D Beijinhos

      Eliminar
  17. Que lindo, esse bolo! Nunca fiz nenhum com marmelos :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! Acho que lá por casa também foi o primeiro que foi feito, mas ficou mesmo bonito! :)

      Eliminar