O diário da Inês

sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Galette de coco

Na quarta trouxe a minha primeira receita de resposta ao Desafio de Natal do Cantinho das Cozinheiras e hoje trago a minha segunda. Vamos ver se consigo fazer as três. 
A minha segunda escolha foi do blogue Recanto com Tempero e foi esta Galette de coco. A galette é um termo usado na culinária francesa para designar vários tipos de bolos, redondos ou não, crocantes e baixos. É um bolo mais associado à época natalícia, principalmente a Galette des Rois, que se come no dia de Reis. 

Ingredientes:
  • 2 placas redondas de massa folhada fresca
  • 200 g de coco ralado + quantidade suficiente para decorar a galette a gosto
  • 100 g de açúcar
  • 100 g de manteiga à temperatura ambiente
  • 1 ovo + 1 ovo batido para pincelar

Modo de preparação:
Bata a manteiga com o açúcar até ficar um creme liso. De seguida adicione o ovo e bata mais um pouco. Adicione o coco e misture bem.
Num tabuleiro de forno coloque uma folha de papel vegetal. Por cima disponha a primeira placa de massa folhada. Espalhe por cima da massa folhada a mistura de coco, deixando à volta um bordo com cerca de 2 cm. Pincele essa margem com ovo batido e cubra com a outra placa de massa folhada, pressionando os bordos para que a massa fique bem colada. Pincele toda a superfície da galette com o ovo batido restante e leve-a ao forno, a 200º, durante 25-30 minutos.
Retire do forno, deixe arrefecer e sirva decorada a gosto. Eu decorei com coco ralado. 







46 comentários:

  1. Respostas
    1. Eu mando uma fatia por correio! :) Bom fim de semana.

      Eliminar
  2. Olá Inês, acredito que essa receita vá muito bem com um café. A decoração com coco ficou muito bonita.
    Esse termo é novo pra mim Galette de coco e me parece bem fácil de fazer.
    Beijos e ótimo fim de semana
    Adriana Alves
    www.viagenssaboresetc.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também nunca tinha experimentado uma galette, mas gostei muito. E sim combina muito bem com um café. :) Obrigada Adriana. Beijinhos

      Eliminar
  3. Ficou linda! Eu adoro coco e não consigo evitar salivar só de olhar! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. És como eu, receitas com coco deixam-me logo de água na boca. :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  4. Parece-me muito bem :-))

    Beijinhos e um bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  5. Que delícia de receita Inês, deve ter ficado uma delícia! Já anotei.

    http://www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficou sim, se experimentares conta o que achaste! :) Obrigada.

      Eliminar
  6. Ficou linda e com coco agrada-me.
    E é bem simples de fazer.
    Bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada São! :) É verdade, super simples e rápida de fazer. Bom fim de semana.

      Eliminar
  7. Inês que delícia fiquei babando aqui é muito gostoso o galette de coco, que vontade de comer uma fatia, bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lucimar, se gostas de coco experimenta, que é realmente muito boa e simples de fazer. :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  8. Ficou tão bonito InÊs! E a árvore de Natal está tão perfeitinha! Adorei.

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana! :) Para fazer a árvore tive a ajuda do meu namorado. :) Beijinhos

      Eliminar
  9. Além de ter bom aspecto, está lindíssimo! Gostei muito =)

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  10. Nossa que isso parece ser bastante bom
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  11. Respostas
    1. Eu também adoro coco! :) Beijinhos e obrigada Amélia.

      Eliminar
  12. Inês minha querida,
    Receita tão simples e fica irresistível!
    Amei o recheio, combinou direitinho com a massa folhada,
    vou tentar fazer, xonei!

    Beijinhos, bom fim de semana ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Andréa! :) A sua simplicidade cativa-nos logo e levando coco não há como errar. :) Beijinhos e bom fim de semana.

      Eliminar
  13. Que delícia!!! Já fiz esta galette 3 x e talvez a volte a ter à mesa no próximo Natal. Eu adoro coco!
    Ficou muito linda a tua galette! Espero que tenhas gostado ^_^
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu como adoro coco fiquei logo encantada por esta bela galette. Adorei a receita e a simplicidade da confecção. :) Beijinhos

      Eliminar
  14. Que bonita que ficou!! Tem ar de ser bem gulosa!
    Também vou à 3a resposta do desafio e é com uma receita tua que acabou de sair do forno! Publico para a semana!
    Beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Joana! :) Ai ai que agora já me deixaste curiosa. :D Beijinhos e vou aguardar ansiosamente. He he he

      Eliminar
  15. Se experimentares depois conta o que achaste. :)

    ResponderEliminar
  16. Deve ser muito bom tenho que experimentar!
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.eu/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta sim que é muito bom, depois conta o que achaste! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  17. Eu adoro bolos de coco! Isto deve ser muito bom! :)

    ResponderEliminar
  18. O côco não é das coisas que mais gosto.
    Mas aposto que ficou muito bom.

    Beijinhos, Diana.

    ResponderEliminar
  19. it looks tasty!!

    xoxo, rae
    http://www.raellarina.net

    ResponderEliminar
  20. Obrigada Carla, se gostas de coco vais adorar esta galette. :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  21. Inês querida
    Sou fã de massa folhada e as Galettes são as minhas preferidas. Por serem doces e tapadas. Aliás, uma das características da Galette é ser tapada, e a tua ficou linda .
    Beijinho amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Rosa! :) Eu por acaso nunca tinha provado, mas esta por ser de coco que eu tanto gosto conquistou-me logo. :) Beijinhos

      Eliminar
  22. Gosto muito de galette. Por acaso costumo fazer sempre a tradicional dos reis ou então aquelas mais rústicas que ficam uma delícia. Mas esta tua sugestão parece-me muito bem :)
    Beijinhos
    Cláudia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda terei que experimentar outras variedades. :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar