O diário da Inês

quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Pata Larga

Hoje falo de mais um típico restaurante alentejano, onde mais uma vez somos servidos pelos donos e onde é a dona que cozinha. As opções de pratos não são muitas, mas são bem típicas e mais que suficientes. A decoração é gira e com alguns pormenores interessantes. Só a entrada do restaurante já nos desperta a atenção. Aqui também recomendo que façam reserva, pois mais uma vez é um espaço pequeno e que também facilmente enche. 
De entradas, já colocadas na mesa à nossa chegada, mas que foram bem aceites por nós tínhamos um queijo fresco temperado com azeite e óregãos, salada de pimentos (essa sim eu dispenso), azeitonas e manteiga. Bebemos uma bela sangria e comemos sopa de tomate, muito saborosa e com uns belos ovos escalfados. Pedimos também uns ovos mexidos com espargos, tudo pratos bem alentejanos como se quer quando se anda por estas bandas! 
Não podíamos deixar de comer uma sobremesa para terminar em grande e foi assim que pedimos uma encharcada, bem gulosa, como são todos estes doces alentejanos à base de ovos. 
Os donos são bem simpáticos e a comida saborosa por isso se andarem pelos lados de Elvas vale a pena dar um saltinho até lá para conhecer.  

Morada: Rua de S. António, Juromenha





Pão alentejano, azeitonas, salada de pimentos, manteiga de alho e queijo fresco com azeite e orégãos

Sopa de tomate


Ovos mexidos com espargos

Encharcada

47 comentários:

  1. Um belo restaurante e aquela sopa de tomate abriu-me o apetite.
    Continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
  2. Maravilhosa publicação. Interessante.

    Hoje... O teu sussurro.

    Bjos
    Votos de uma óptima Quinta-Feira

    ResponderEliminar
  3. Que delícia de lugar, Inês. É daqueles que a gente se sente em casa, né? Adorei!

    www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
  4. Olá Inês
    Tudo me pareceu bem apetitosos. Fiquei curiosa de saber o sabor do pão alentejano..
    Beijos e até
    Adriana Alves
    www.viagenssaboresetc.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Mais um belo local que me pareceu muito bem!

    Intempéries
    Beijos e um excelente dia!

    ResponderEliminar
  6. Hum que nesse lugar parece se comer bastante bem
    Beijinhos
    Novo post // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  7. Que lugar aconchegante! Fiquei com vontade de experimentar essa manteiga de alho com queijo, deve ser deliciosa :p

    bjs

    Ariadne ♥
    www.devoltaaoretro.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Umas belas entradas que já satisfazem uma pessoa! :) Beijinhos

      Eliminar
  8. Olá, amada Inês!
    Um lugar simples porém aconchegante e cheio de pratos tentadores, eu fiquei com água na boca, só delícias!

    Beijinhos no seu ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um restaurante bem simples e acolhedor, gostámos muito! :) Beijinhos querida Andréa.

      Eliminar
  9. Come-se muito bem no Alentejo!!
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
  10. Acho que já te disse que o meu avó é alentejano e sopa de tomate com ovos escalfados é uma das refeições que a minha avó costumava fazer! Tão bom! Acho que como tu só dispensava a salada de pimentos!

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei muito de saber que ainda tens ai uma costela alentejana! :) Eu também gosto muito de sopas de tomate. :) Beijinhos

      Eliminar
  11. Que lugar aconchegante, adorei! E os pratos parecem deliciosos. Fiquei curiosa em provar a sopa de tomate, pois adoro sopas. Parece ser um restaurante muito bacana. :)
    Com amor,
    Rai
    Alegoria da Primavera

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a certeza que ias gostar da sopa pois é mesmo muito boa! :)

      Eliminar
  12. Ai que saudades de uma sopinha de tomate!! Por acaso deram-me uns bons tomates esta semana e já tinha ideia de fazer, adoro!!
    Beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
  13. Achei piada àquele garfo e faca "desenhados" no prato da sobremesa :D
    Obrigada pela partilha
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também acho muito giro quando fazem isso! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  14. tem tudo um aspeto delicioso, que maravilha!
    beijinhos :) https://ratsonthemoon.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  15. Comia um pouquinho de cada! :D
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  16. Ai tanta coisa boa e da textura que eu gosto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2018/09/salada-de-batata-crocante-com-presunto.html

    ResponderEliminar
  17. Sopa de tomate com ovos escalfados é tudo de bom!
    Beijinhos
    Cláudia
    www.oprazerdacozinha.com

    ResponderEliminar