O diário da Inês

segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Comidas da mamã com... Ontem é só Memória

Depois de uma longa pausa nesta rubrica, por causa do verão, mas não só, volto novamente e venho, como sempre, muito bem acompanhada. Comigo tenho a Teresa, autora do blogue Ontem é só Memória. No blogue da Teresa podem encontrar várias rubricas, como é o caso de uma que eu particularmente gosto que é a "Hora da Póóóchete". A Teresa fala-nos sempre de forma muito sincera e tem um excelente sentido de humor misturado com muito sarcasmo. Podem também encontrar sugestões sobre roupas e muitos outros posts interessantes. O que vos digo é que passem pelo  blogue dela e conheçam-no por vós próprios. Deixo-vos então com a Teresa! 

"Antes de mais quero agradecer à Inês este fabuloso convite, é um prazer estar aqui a partilhar com os leitores dela uma receita que marcou a minha infância.
Porém e ao contrário do que é habitual eu não vou trazer uma receita da mamã, vou trazer uma receita do papá. Cá em casa só temos bons cozinheiros e se a ideia era falar de uma receita que me marcou na infância, então este bolo que o meu pai faz é o ideal.

Bolo de Chocolate

Ingredientes:
  • 400 gr de açúcar
  • 8 ovos
  • 200 gr de farinha com fermento
  • 1 embalagem de chocolate de culinária
  • leite q.b.
  • 1 colher de café solúvel

Confeção:
Separem as claras das gemas, e batam as claras em castelo até estarem bem firmes e reservem.
Juntem às gemas dos ovos o açúcar e mexam bem até criar uma massa homogénea e depois junte a farinha calmamente, caso sinta dificuldade em mexer a massa adicione um pouco de claras. Façam este processo calmamente até terminarem as claras em castelo.
Envolvam tudo sem mexer muito e levem ao forno pré-aquecido nos 180º. O tempo de cozedura eu não consigo dizer ao certo quanto é, porque varia de forno para forno.
Derretam em banho-maria uma embalagem de chocolate de culinária, juntem um pouco de leite e uma colher de café solúvel, misturem tudo.
Desenformem o bolo e vertam o chocolate por cima.

Espero que tenham gostado desta memória da minha infância."


Obrigada Teresa por este bolo tão simples e tão guloso. Foi interessante que tenhas trazido uma receia do pai e não da mãe como é habitual, mas tenho a certeza que tal como tu, também a tua mamã aprecia a receita, ou então ela não seria uma memória da tua infância. Eu adoro bolos e por isso não poderia estar mais satisfeita com esta receita que partilhaste connosco. Mesmo sendo uma receita de pai é sem dúvida uma receita que leva o selo de aprovação do Comidas da mamã! 


60 comentários:

  1. Bom dia:- Só de olhar dá vontade de dar uma trinca...que aspecto maravilhoso.
    .
    * SOLTO SENTIMENTO *
    .
    Feliz inicio de semana

    ResponderEliminar
  2. A esta hora já comia! Gostei da receita! :)

    Beijo e uma excelente semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por mim também podia comer agora uma fatia! :) Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  3. Ai, que agora ficou com fome, já comia, parece delicioso :).
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Parece mesmo, não me importava de provar! :) Beijinhos

      Eliminar
  4. Respostas
    1. A Teresa partilhou connosco uma excelente receita! :) Beijinhos

      Eliminar
  5. Inês também visito o blog da Teresa e gosto muito!
    Levo a gostosa receita!!!bj

    ResponderEliminar
  6. Que delícia de receita, fiquei com água na boca. Deve ficar maravilhoso!

    www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
  7. Que bom aspecto esse bolinho!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  8. Hum que parece ser bastante bom
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  9. Um bolo com ótimo aspeto! O que importa é que é uma memória de infancia.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, isso é mesmo o mais importante! :) Beijinhos querida Márcia.

      Eliminar
  10. Também acho que sim! :) Boa semana.

    ResponderEliminar
  11. Olá, querida Inês!
    Um bolo simples é tudo de bom e esse recheado é melhor ainda.
    Receita simples, porém atrativa, amei!

    Boa semana, beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo querida Andréa, uma receita simples mas bem cativante! :) Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  12. Deu água na boca.
    Esta irresistível!
    Um abraço querida Inês!

    [Hoje>> Face do amor www.robsonpensador.blog.br]

    ResponderEliminar
  13. Que pecado delicioso!!
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
  14. Que bolinho bom :)
    Óptimo aspecto! E é tão bom ter recordações boas da infância.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estas recordações simples de infância são muitas vezes as melhores! :) Beijinhos

      Eliminar
  15. Respostas
    1. Este bolo que a Teresa nos trouxe está bem tentador sim! :)

      Eliminar
  16. Que delicia de bolo
    https://retromaggie.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  17. Que delícia, tô louca pra fazer. Amei.
    Beijinhos!! ❤
    http://lewestinblog.blogspot.com/2018/09/dicas-como-tirar-e-evitar-bolinhas-no.html?m=1

    ResponderEliminar
  18. Uma verdadeira tentação. Que aspeto maravilhoso que me deixa aqui a salivar de vontade de dar uma trinca...
    BJ

    Olhar d'Ouro - bLoG
    Olhar d'Ouro - fAcEbOOk

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também fiquei cheia de vontade de comer uma fatia! :) Beijinhos

      Eliminar
  19. Fiquei cheia de dúvidas...
    Embalagem de chocolate... em pó ou tablete?
    Acho que têm pesos diferentes!
    O bolo está branco... levou chocolate branco?!
    Desculpe, Inês, mas estou a ser sincera...
    Beijinhos
    ~~~~


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O chocolate que leva é chocolate negro de culinária em barra e é apenas para a cobertura. O interior do bolo não leva nenhuma tipo de chocolate. Se tiver mais alguma dúvida, estou aqui mesmo para esclarecer. :) Beijinhos

      Eliminar
    2. Obrigada, querida Amiga...
      Não tem excesso de chocolate e deve ser delicioso.
      Abraço
      ~~~

      Eliminar
    3. É verdade, também me parece que seja delicioso! :) Beijinhos querida Majo.

      Eliminar
  20. Parece bem fofinho! Que maravilha ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  21. Que excelente bolo, simples mas delicioso de certeza :)

    ResponderEliminar
  22. Não há nada como um belo bolo de chocolate e então se é uma receita de familia ainda melhor.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2018/09/espetada-de-petinga.html#comment-form

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, as receitas de família são sempre as melhores! :) Beijinhos

      Eliminar
  23. Que simples e deve ser realmente delicioso

    ResponderEliminar
  24. Hummm que belo bolinho e uma memória tão boa! Adoro receitas assim :)
    Beijinhos
    Cláudia
    http://www.oprazerdacozinha.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Receitas com memória são das melhores! :) Beijinhos

      Eliminar