O diário da Inês

quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Comidas da mamã - Polvo em vinho tinto

Quem é que por aqui é fã de polvo? Eu confesso já que sou fã, se quando era pequena não achava grande piada e franzia o nariz quando a comida era arroz de polvo, hoje adoro-o de todas as formas incluindo em arroz. Mas, por acaso, não é arroz de polvo que vos trago, mas sim este saboroso polvo cozinhado em vinho tinto que a minha mãe fez. 

Ingredientes:
  • 1 polvo
  • 2 cebolas grandes
  • 3 dentes de alho
  • 1 folha de louro
  • 1 ramo de salsa
  • 1 fio de azeite
  • 1 colher de chá de colorau
  • 1 pitada de pimenta
  • 200 ml de vinho de tinto

Modo de preparação:
Cortar o polvo em pedaços pequenos, picar a cebola, o alho e a salsa. Colocar tudo juntamente com os restantes ingredientes dentro da panela de pressão e cozer entre 30 a 40 minutos. Depois abra a panela e continue a cozinhar até ter um molho apurado e o polvo tenro.



44 comentários:

  1. Nunca comi o polvo desta maneira, deve ser delicioso.
    Um abraço e continuação de uma boa semana.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    O prazer dos livros

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu achei que fica bem saboroso! :) Continuação de boa semana.

      Eliminar
  2. Hummmm nossa deu água na boca essa receita!! Sempre quis experimentar polvo ,nunca comi.bjo

    ResponderEliminar
  3. Desconhecia com vinho tinto :))

    Hoje » Fogo que flagra em lamuria

    Bjos
    Votos de uma óptima Quarta-Feira.


    ResponderEliminar
  4. Confesso que não curto não. Essa receita eu passo. xD

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. He he he, é uma coisa que ou se gosta ou se odeia! :) Beijinhos

      Eliminar
  5. Para quem gosta deve ser bastante bom
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. Agrada_me a sugestão da qual nunca tinha ouvido falar!!! Bj

    ResponderEliminar
  7. Olá, querida Inês!
    Ainda não fiz polvo em casa, sempre saímos para comer em restaurantes principalmente os que vendem frutos do mar.
    Que receita boa, deu água na boca!

    Beijinhos no seu ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também como fora ou em casa dos meus pais. Sendo eu a cozinhar ainda só fiz uma vez e foi na Bimby! :) Beijinhos e obrigada querida Andréa.

      Eliminar
  8. Eu sou fã :) Gosto muito mesmo! Tem estado bastante caro por isso há bastante tempo que não compro, mas gosto mesmo! Bela partilha :).

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito bom, mas sim além de caro, depois de o cozeres fica feito em quase nada! Beijinhos e obrigada. :)

      Eliminar
  9. Sou super fã de polvo e adorei sugestão!
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
  10. Muito prático e deve ser bem bom...
    Beijinhos
    ~~~~

    ResponderEliminar
  11. Querida Inês: a minha mãe faz um polvo bem parecido com este. Aliás é assim que é à moda de cá da ilha e fica delicioso! Só acrescentamos as batatas que se cozem no molho que destila do polvo e, no fim, vai tudo ao forno a "secar" um pouco.Tão bom!!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, vou sugerir para a minha mãe à próxima vez fazer assim! :) Beijinhos querida Márcia.

      Eliminar
  12. Nunca provei assim desta forma,...tem muito bom aspecto!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também foi a primeira vez que comi assim, mas gostei! :) Beijinhos

      Eliminar
  13. Até gosto de polvo mas só costumo comer com arroz, adorei a sugestão

    ResponderEliminar
  14. Nunca cozi polvo em vinho tinto.
    Que bom aspeto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  15. Nunca comi assim, mas deve ficar uma delícia :)
    Um beijinho,
    Cláudia
    http://www.oprazerdacozinha.com

    ResponderEliminar
  16. Não aprecio polvo, mas o meu marido ia gostar! Tenho de fazer para ele ;)
    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se ele gosta de polvo certamente vai gostar assim, pois eu também gostei! :) Beijinhos

      Eliminar
  17. Adoro polvo de qualquer maneira e feitio, assim nunca provei mas parece-me delicioso!
    Beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sou como tu e foi a primeira vez que comi assim, mas também gostei! :) Beijinhos

      Eliminar
  18. Eu gostei muito! :) Beijinhos e obrigada.

    ResponderEliminar