O diário da Inês

sexta-feira, 27 de março de 2015

Comidas da mamã - Bacalhau no forno

Ingredientes:
- bacalhau
- cebola
- alho
- azeite
- louro
- batatas
- ovos
- salsa

Modo de preparação:
Cozer o bacalhau e após o bacalhau estar cozido retirar as espinhas e desfiar. Coza as batatas na água em que cozeu o bacalhau. Numa frigideira colocar o azeite, o alho, a cebola, o louro e o bacalhau desfiado e deixar cozinhar. 
Num tabuleiro de ir ao forno alternar camadas do preparado de bacalhau e das batatas cozidas cortadas em rodelas. Terminar com uma camada de batatas. Bater os ovos e colocar por cima da camada de batatas e levar ao forno. Por fim colocar salsa fresca por cima das batatas.

Podem acompanhar com espigos salteados.



quinta-feira, 26 de março de 2015

Frango com esparguete da Bimby

Voltando ao frango com esparguete, desta vez o da Bimby, fica bom mas também não iguala o da minha mãe!

Ingredientes:
- 100 g de cebola
- 1 dente de alho
- 50 g de azeite
- 100 g de tomate
- 500 g de frango
- 700 g de água
- 250 g de esparguete

Modo de preparação:
- Coloque no copo a cebola, o alho, o tomate e programe 5 Seg/ Vel 5.
- De seguida programe 5 Min/ Varoma/ Vel 1.
- Junte o frango cortado em pedaços pequenos e programe 5 Min/ 100º/ Vel colher inversa. 
- Adicione a água, tempere a gosto, e programe 10 Min/ 100º/ Vel colher inversa.
- Junte o esparguete e programe 10 Min/ 100º/ Vel colher inversa, ou o tempo indicado na embalagem.


quarta-feira, 25 de março de 2015

Carpaccio de carne

Uma vez quando fui a uma pizzaria pedi para entrada carpaccio de carne, posso dizer que odiei e que disse que nunca na vida iria gostar de carne crua. Vá, para dizer a verdade eu gosto de presunto que mais não é que carne crua, mas é uma carne crua que foi curada com sal e muitas vezes foi fumada. 

Isto para dizer que em Espanha provei um carpaccio de carne que gostei. Foi comprado no El Corte Inglés (não sei se há este produto em Portugal) e é uma embalagem que traz a carne, o tempero para a carne e o queijo que foi colocado no meio do carpaccio. Assim com esta combinação até fica bastante bom!


terça-feira, 24 de março de 2015

Frango assado com castanhas e legumes assados

Já tinha feito um lombo de porco com castanhas que tinha ficado muito bom, e no outro dia voltou-me a apetecer carne com castanhas, só que desta vez experimentei fazer com uns peitos de frango que tinha ali congelados. Basicamente fiz a receita igual só que usei umas batatas congeladas que tinha comprado. Ficou também bastante bom e parece que as castanhas também combinam muito bem com o frango. A receita está aqui.

Para acompanhar fiz algo que já havia muito tempo que pensava em fazer mas que nunca tinha calhado que foi legumes assados no forno.
Fiz uma quantidade enorme, pensei que os legumes diminuíam mais de tamanho mas a verdade é que não, comi legumes várias refeições seguidas e ainda congelei alguns.

Ingredientes:
- 1 courgette grande ou 2 pequenas
- 1 cenoura grande
- 1 beringela
- 1 cebola
- cogumelos frescos
- 1 batata doce grande 
- azeite
- sal fino
- óregãos
- queijo ralado

Modo de preparação:
Arranjar os legumes e cortar em pequenos pedaços. Colocar num tabuleiro de ir ao forno e temperar com sal fino, óregãos e um fio de azeite. Levar ao forno e deixar cozinhar, quase no fim colocar o queijo ralado por cima e deixar gratinar. 






segunda-feira, 23 de março de 2015

Esparguete com carne

Este é outro dos meus pratos favoritos mas infelizmente nunca o consigo fazer igual à minha mãe. A minha primeira falha sei que é na qualidade da carne, a minha mãe usa galinha e eu uso peitos de frango! Mas a verdade é que não sou muito fã de outra carne que não peito e como cozinho só para mim não me faz sentido juntar carne que depois não gosto de comer e não tenho quem a coma.

Ingredientes:
- carne de galinha ou frango ( neste caso foram peitos de frango)
- polpa de tomate
- 1 cebola picada
- 1 alho picado
- salsa picada ou em pedaços maiores, conforme a vossa preferência
- azeite
- esparguete
- sal

Modo de preparação:
Num tacho refogue a cebola e o alho em azeite. Se quiserem usar tomate para além da polpa de tomate podem juntar aqui na parte do refogado. Depois juntar a carne cortada aos pedaços e deixar cozinhar um pouco. Adicionar a salsa, o sal a polpa de tomate e um pouco de água. Quando a carne estiver quase cozinhada juntar água suficiente para cozer a esparguete e quando a água começar e ferver juntem a esparguete. Depois é só deixar cozinhar até a água secar e a esparguete estar cozinhada. 


domingo, 22 de março de 2015

Lulas

Sou perdida por lulas, adoro mesmo, lulas com molho, recheadas, grelhadas, enfim de todas as formas...
Mas o que acabo por fazer mais vezes são lulas com molho por ser a forma mais simples e rápida e igualmente saborosa.

Ingredientes:
- lulas
- 1 cebola grande
- 1 alho
- azeite
- vinho branco
- 1 embalagem de polpa de tomate
- salsa
- sal

Modo de preparação:
Coloque num tacho, o azeite, a cebola cortada às rodelas finas, o alho cortado em pequenos pedaços e as lulas cortadas às rodelas. Deixe cozinhar um pouco e junte o vinho branco, a salsa, o sal e a polpa de tomate. Deixe cozinhar até as lulas estarem tenras. No final se quiserem podem ainda juntar meio pacote de natas, eu uso sempre natas de soja, ou comer assim só com o tomate, fica maravilhoso de ambas as formas.
Podem acompanhar com arroz branco, puré de batata ou batatas cozidas.




sábado, 21 de março de 2015

Brunch - The Traveller Caffe

Foi a um domingo que fui experimentar este brunch, mas podem ir a qualquer dia porque é servido todos os dias da semana e fim de semana. 

Começar por dizer que é tudo muito bom mas que de longe não ficou nos meus favoritos, ainda mais que em comparação com outros é um pouco caro, custa 14.25€. 

Por este preço temos direito a uma bebida quente, um sumo natural, ovos mexidos com bacon ou salmão fumado, pão, croissant, compota, manteiga, um muffin e uma salada de fruta ao natural ou com iogurte, que são servidos por esta ordem que eu disse. 

Ou seja, primeiro vieram as bebidas e os ovos mexidos com o pão (no meu caso os ovos foram com bacon). O pão era bem saboroso e a dose de ovos é bem generosa. Depois foi servido o croissant que vinha acompanhado de doce de morango e manteiga. Claramente o acompanhamento era muito mais do que o próprio do croissant. 
Para dizer a verdade antes do croissant veio a salada de fruta (para mim ao natural sem iogurte) mas foi por engano e eu guardei na mesma a salada para comer depois do croissant. A quantidade de salada de fruta também é bem generosa.

Por fim, e para terminar em grande, vieram os muffins, eu comi um de chocolate com marshmallows por cima, muito bom!

Café americano
Café americano, sumo de laranja natural, ovos mexidos com bacon e pão
Salada de frutas
Croissant, doce de morango e manteiga
Muffins
Muffin com cobertura de chocolate e marshmallows 

sexta-feira, 20 de março de 2015

Empadão de Soja

Este é um bom prato para quem tem aparelho, principalmente para aquelas dias após as consultas em que apertamos o dito cujo. No entanto, é também um óptimo e saboroso prato para quem está bom dos dentes, para além disso é também um prato vegetariano.

Ingredientes:
- puré de batata congelado, ou batatas, leite, sal e pimenta para fazer o puré caseiro
- soja de granulo fino
- cenoura
- cebola
- alho
- azeite
- polpa de tomate
- salsa
- queijo ralado

Modo de preparação:
Demolhar a soja segundo as instruções que vêm na embalagem da soja que comprarem.
Num tacho façam o puré segundo as instruções da embalagem, eu pessoalmente e pela questão dos dentes coloco sempre mais leite do que o indicado, assim o puré fica muito mais cremoso e saboroso.
Noutro tacho colocar azeite, cebola e alho picado e deixar cozinhar até a cebola ficar translúcida. Juntar a soja após escorrer a água e a cenoura cortada em pequenos pedaços e deixar cozinhar um pouco. Juntar a polpa de tomate e a salsa e deixar cozinhar.
Por fim num tabuleiro de ir ao forno cobrir o fundo com puré de batata, colocar a soja e cobrir com puré de batata. Por cima colocar queijo ralado e levar ao forno a gratinar.





quinta-feira, 19 de março de 2015

Pescada gratinada com brócolos

Já aqui referi que não sou a maior fã de peixe e por isso mesmo procuro sempre fazer receitas que tornem o peixe, como dizer, menos peixe! E esta é mais uma dessas receitas.

Ingredientes: 
- medalhões de pescada
- brócolos
- natas de soja
- 1 colher de sopa de maionese
- 1 colher de sopa de mostarda
- queijo ralado
- pão ralado
- salsa q.b.
- sal e mistura de pimentas q.b.

Modo de preparação:
Num tabuleiro de ir ao forno coloque os brócolos e o peixe por cima e tempere com sal e mistura de pimentas. Levar ao forno durante uns 10 minutos. 
Numa taça misture a maionese, a mostarda, as natas de soja e a salsa picada finamente. Coloque esta mistura por cima do peixe e brócolos. Se os brócolos forem congelados ganham alguma água e neste passo podemos tirar o excesso de água antes de colocar o molho por cima do peixe. Polvilhar com queijo e pão ralado e levar ao forno até ficar dourado.






quarta-feira, 18 de março de 2015

Brunch - Grande Hotel do Porto

Há muito tempo que tinha curiosidade em conhecer o interior do Grande Hotel do Porto, e que melhor oportunidade do que usar a desculpa de um brunch para o fazer?
Começar por dizer que o brunch é aos domingos das 12h às 15h e custa 15€ por pessoa. O melhor é fazerem marcação para garantirem que conseguem lugar. Eu não fiz marcação mas tive sorte pois não tivemos que esperar muito para conseguir uma mesa, mas haverá outros dias em que talvez possam não ter esta mesma sorte.

A oferta de comida é imensa, têm de tudo e mais alguma coisa.
Nas bebidas temos café, chá, leite, sumos. Depois temos também iogurtes, cereais, vários tipos de pães, compotas, vários tipos de queijo, fiambre, charcutaria diversa, panquecas com maple syrup, ovos mexidos, bacon, feijão com tomate, tortilha, cogumelos salteados, salgadinhos variados, salmão marinado, sushi, saladas simples e compostas.

Na sala temos um chef à nossa disposição e que nos cozinha uma de três opções de ovos, ovos benedict, ovos estrelados ou omelete.

Temos também uma sopa e prato do dia e uns mini hambúrgueres muito bons.

A oferta de sobremesas e frutas também é vasta, com umas sobremesas melhores que outras mas na generalidade boas.

Resumindo, gostei bastante da experiência, não só pelo local em si mas por todo o ambiente que nos rodeia. A comida é boa e a oferta é tanta que por mais que se queira não dá para provar tudo. Claramente compensa os 15€ pagos e é uma experiência que recomendo!