O diário da Inês

segunda-feira, 27 de março de 2017

Comidas da mamã com... Chic'Ana

Depois de uma pausa na rubrica estamos de volta com uma nova convidada. Esta semana no Comidas da mamã temos a Chic'Ana. E o que posso eu dizer sobre o blogue dela? Posso dizer que é dos blogues que leio actualmente o que mais me diverte e faz rir. Ela tem sempre uma aventura, uma história, um acontecimento engraçado para contar. Também faz com frequência passatempos muito interessantes. Não deixem de passar pelo blogue dela para a conhecer.
Sem mais demoras fiquem com a Chic'Ana e a bela receita que ela nos trouxe. 


"A Inês desafiou-me a apresentar  uma receita que eu tivesse herdado da minha mãe. Tinha várias opções, mas escolhi aquela que mais valorizei e que liga muito bem com este tempo mais quentinho. A minha mãe sofria muito comigo para eu comer legumes, sendo que a única forma era fazer um prato bastante divertido e colorido. Cous Cous com legumes salteados!

Ingredientes:

  • 150g de couscous (grão fino);
  • 1 tomate;
  • 1 cebola roxa;
  • Uma pequena porção de brócolos;
  • Uma ou duas folhas de aipo;
  • Uma pequena porção de abóbora;
  • Cogumelos frescos;
  • Uma pequena porção de pimento;
  • 1 cenoura;
  • Farripas de couve coração de boi;
  • Para temperar: Um fio de azeite, vinagre (se gostarem de um travo mais ácido), salsa, sal, cominho, gengibre, pimenta, alho e coentros, e quem gostar, pode ligar tudo no final com maionese.


 Preparação:

1. Leve ao lume uma panela com um fio de azeite (no meu caso eu optei por fazer tudo no wok). Junte a cebola picada, e pimentos de várias cores. Adicione uma pitada de cominhos, sal e pimenta. Mexa um pouco e deixar alourar durante 10 minutos.

2. Pique os restantes ingredientes, por forma a ficarem em quadradinhos de 1 cm, aproximadamente. Ferva água e junte ao preparado anterior. Adicione todos os legumes que vão cozer nesta água. Envolva tudo e deixe cozinhar durante o tempo necessário para que fiquem com a consistência adequada. No meu caso, eu esperei cerca de 10 minutos.

3. É agora tempo de preparar os Cous Cous. Por cada colher de medida (aproximadamente 40g - 2 pessoas) é necessário 60mL de água a ferver – consultem a vossa embalagem de couscous, porque a proporção nem sempre é a mesma. Bastam cinco minutos para estes estarem preparados, convém ir mexendo para despegar os grãos.

4. Escorrer a água em excesso dos legumes. Verificar a consistência dos mesmos, e aproveitar para temperar – gengibre, salsa, mais uma pitada de cominho, coentros e um pouquinho de sal – após envolvidos, juntar os couscous.

5. Coloque numa travessa, decore com raminhos de salsa e sirva. É neste passo que se pode juntar ou o vinagre ou a maionese. Eu gosto mais com vinagre."



Obrigada Chic'Ana por teres aceite o meu convite, fiquei muito feliz e tenho que valorizar muito a tua partilha já que o teu blogue não é de receitas.
Tenho a dizer que a tua mãe era bem engenhosa para te fazer comer legumes e que preparava um belo e delicioso prato. É receita a experimentar agora que descobri a maravilha que são os couscous. 

Podem ver as participações anteriores aqui.

50 comentários:

  1. Nunca comi, mas não há nada como experimentar! quanto ao blog dela já acompanho.


    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, e este é um prato a experimentar com toda a certeza! :)

      Eliminar
  2. Cá em casa gostamos muito de couscous e muitas vezes também o faço para incluir os legumes para os miúdos! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto muito de couscous e faço muitas vezes mas assim com tantos legumes nunca experimentei, por isso tenho que experimentar. :) Beijinhos

      Eliminar
  3. Muito obrigada Inês, vou já fazer um link aqui para o teu blog! =)
    Um beijinho grande,
    http://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu por teres aceite o meu desafio e teres trazido uma receita tão boa! Vou mesmo ter que experimentar. :) Beijinhos

      Eliminar
  4. Isso deve ser uma delicia
    não ah nada como a comida das nossas mães
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Definitivamente as comidas das mães é do melhor que há! :) Beijinhos

      Eliminar
  5. Que delícia, Inês. Não tem nada melhor que comidinha de mãe, né? ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Kaila, comida de mãe é do melhor e por falar nisso já tenho saudades da comida da minha mãe! :) Beijinhos

      Eliminar
  6. Uso muito o cuscuz.. o marroquino faço-o assim com legumes, passas, nozes. O madeirense faço-o simplesmente como se fosse arroz
    Kis :=}

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda não experimentei com nozes tenho que experimentar. As passas dispenso pois não gosto. :) Beijinhos

      Eliminar
  7. Nunca comi, mas pelos ingredientes gosto de certeza. Obrigada pela partilha

    Beijo e uma excelente semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Temos que experimentar pois deve ser muito bom mesmo! :) Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  8. Uma óptima participação!
    Tem óptimo aspecto e gosto imenso de couscous!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo mais uma excelente participação, com uma receita bem deliciosa e saudável! :) Beijinhos

      Eliminar
  9. Uma receita bem colorida e saborosa e uma ótima maneira de comer legumes.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Márcia, eu que não como assim tantos legumes acabei de descobrir mais uma boa forma de comer legumes. Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  10. Boa tarde, atravez da receita vou ter a oportunidades de provar o que é certamente a saborosa sugestão da Chic'Ana.
    AG

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A mim também me parece uma óptima sugestão esta que a Chic'Ana nos trouxe. :) Boa semana.

      Eliminar
  11. Very delicious recipe :)
    Will you follow each other? Let me know on my blog.

    Blog My Tester ManiaMy Facebook pageMy Twitter

    ResponderEliminar
  12. Há muito que não como cuscus, esses ficaram uma excelene refeição
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu tenho comido várias vezes mas estes estão muito bons e vou querer experimentar. :) Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  13. olaaaa <3 tambem tinha saudades do blog!!imensas!! adoroooo cuscus! até faço um fingido com couve flor ehehe esta parece-me ser deliciosa <3 beijinhos e adorei a rubrica!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse com couve flor ainda vou ter que experimentar um dia! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  14. Olá, tudo bem?
    Adorei a receita feita por ele, quer dizer, ainda não provei, mas irei fazer isso brevemente.

    Até mais. https://realidadecaotica.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Renato!
      Tenho a certeza que vais adorar. :) Boa semana.

      Eliminar
  15. Tem um aspeto maravilhoso, adorei.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo, é um excelente prato! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  16. Hello, minha linda Inês!
    Essa rubrica é boa pra gente conhecer outros blogs.
    Receita saudável, combinação perfeita de ingredientes, adorei!

    Beijinhos, abençoada semana ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Andréa, o objectivo é mesmo esse, dar a conhecer novos blogues e receitas de mãe que são sempre tão boas! E assim também prestamos homenagem às nossas mães! :) Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  17. Querida Inês,
    Cuscus com legumes é uma proposta garantida, em cor e sabores. Adoro.
    Beijinho amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá D. Rosa! É mesmo uma aposta de sucesso que até convence as crianças mais esquisitas. :) Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  18. Ora aí está uma coisa que nunca comi e nem vi comer :)
    mas parece-me muito bem :)
    Bjs
    https://www.facebook.com/Cininha-1696271824016583/
    http://artes-viagens-sabores.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também só comecei a consumir couscous recentemente mas agora é sempre o que me salva quando tenho pouco tempo. :) Beijinhos

      Eliminar
  19. É um blog muito divertido também gosto muito de lá ir fazer a minha visita :D A receita é mesmo de mãe, a dar voltas à situação para por a filha a comer legumes!
    Beijinhos às 2!
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Joana, só as mães para criarem estas formas de fazer os filhos comerem as coisas que menos gostam. :) Beijinhos

      Eliminar
  20. Que delícia! Logo eu que adoro couscus :)
    Beijinhos
    Ana
    http://www.receitasfaceisrapidasesaborosas.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também adoro couscous por isso este prato foi bem do meu agrado! :) Beijinhos

      Eliminar
  21. Tenho de experimentar esta receita
    http://retromaggie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  22. Uma excelente maneira de comer legumes...
    As mães sabem muitos truques...
    Beijinhos.
    ~~~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Majo, as mães são sábias! :) Beijinhos

      Eliminar
  23. Sempre que visito o seu blog encontro uma receita nova que quero fazer. Esta me parece deliciosa!

    http://entremundosliterarios.blogspot.com.br

    ResponderEliminar