O diário da Inês

segunda-feira, 20 de novembro de 2017

Douradas no forno

Ainda na minha saga de introduzir mais peixe na minha alimentação fiz pela primeira vez douradas em casa. Resolvi fazer no forno, pois é uma forma simples de as cozinhar e ficam bem saborosas.

Ingredientes:
Para o peixe:
  • douradas
  • limão
  • alho
  • salsa
  • sal e pimenta
  • azeite
  • vinho branco
Para as batatas:
  • batatas
  • cebola
  • pimentão de cor
  • sal
  • pimenta
  • azeite
  • vinho branco

Modo de preparação:
Após terem as douradas arranjadas fazer uns golpes longitudinais em ambas as laterais do peixe. Nos cortes adicione alho laminado. Encha a barriga das douradas com fatias de limão e salsa. Tempere as douradas com sumo de limão, sal e pimenta e mais umas rodelas de limão. Deixe a marinhar um par de horas.
Lave, descasque e corte as batatas em pedaços pequenos. Lamine a cebola finamente. Coloque tudo num tabuleiro de ir ao forno e tempere com pimentão de cor, sal, pimenta, azeite e vinho branco. Leve ao forno uns 15 minutos. Após este tempo retire o tabuleiro do forno e arranje espaço para colocar as douradas. Por cima despeje a marinada e regue com azeite e vinho branco. Leve ao forno mais uns 40 minutos. O tempo vai depender da potência do vosso forno e do tamanho das douradas. 



57 comentários:

  1. Bom dia Inês. Interessa-me bastante, adoro dourada, e apenas a grelho. Obrigada

    Bjos
    Boa Segunda-Feira
    .
    Hoje:""Nunca será cansaço quando a espera é desejo""

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu como não consigo fazer grelhados em casa, opto por fazer no forno que também ficam muito boas! :) Obrigada, beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  2. Eu adoro peixe feito assim! Aliás, cada vez mais gosto de peixe e menos de carne. Até quando vou comer fora se houver uma boa opção de peixe é essa a escolha que faço! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu ainda continuo a ser mais carne, mas a cada semana tento introduzir mais vezes o peixe nas minhas refeições. :) Beijinhos

      Eliminar
  3. Ora cá está uma sugestão para o jantar de hoje. Obrigada :-)


    Beijinhos e uma excelente semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Cidália, bom proveito. :)
      Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  4. Faço tantas vezes douradas assim no forno! Adoro :) :)

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu foi a primeira vez que fiz, mas agora é para fazer mais vezes. :) Beijinhos

      Eliminar
  5. Parece ser bastante bom
    tenho de dar essa receita a minha mãe
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dá sim, que vão todos gostar. :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  6. Vai ser o meu jantar hoje, mas com batata doce. :)

    Beijinho d'

    A Marta
    https://amartaeumblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Inês, adoro peixe assado no forno.
    Ainda bem que publicou esta receita.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Nina! :) Eu também gosto dele cozinhado assim. Beijinhos

      Eliminar
  8. As douradas estão mesmo douradas, muito apetitosas.
    Bom apetite
    Bjs

    ResponderEliminar
  9. Respostas
    1. É pena, pois é uma maneira bem simples de as cozinhar. :) Beijinhos

      Eliminar
  10. Adoro douradas no forno :) Essa receita deve ser uma delicia. Pena que não consigo encontrar douradas facilmente aqui onde moro.
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois no Brasil acho que não é muito comum. Tens que deixar para comer quando vens a Portugal. :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  11. Super simples de fazer e fica bem bom! Boa!!
    Beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É isso, não dá trabalho e é bom! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  12. Delicioso, amo peixe com batatas!
    Beijos

    Www.unhasclassicasemodernas.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  13. Minha querida,
    Que belo peixe assado. Mais uma das nossas ricas tradições que eu adoro. Peixe é a minha perdição. Adorei.
    Beijinhos amiga

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu já fui de comer menos peixe, começo a gostar mais e cada vez mais a apreciar a nossa tradição. :) Beijinhos e obrigada querida Rosa.

      Eliminar
  14. Adoro peixe assado, mas cá em casa douradas só grelhadas, mas o aspecto é maravilhoso!!
    Beijinhos
    http://www.opecadomoraemcasa.eu/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também como mais grelhadas, mas tem que ser em casa dos meus pais, na minha casa só posso fazer assim assadas. :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  15. Ficaram muito saborosas! :) Beijinhos e obrigada Carla.

    ResponderEliminar
  16. Adoro dourada. Mas nunca comi assim.
    Normalmente, como grelhada. Maravilha.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens que experimentar assim, fica muito boa e é tão simples de fazer. :) Obrigada.

      Eliminar
  17. Eu adoro dourada! Faço imensas vezes no forno ^_^
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a maneira mais simples e fica tão bom. :) Beijinhos

      Eliminar
  18. O peixe esta com uma cara ótima. Dica anotada, meu namorado vai adorar.
    Beijos boa semana
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Espero que gostem! :) Beijinhos e obrigada. Boa semana.

      Eliminar
  19. Que delícia de receita, sempre que posso faço aqui em casa. Nunca fiz ele inteiro, só o file, mas fica bem bom também! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
  20. Também sofro dessa saga, tenho que experimentar, nunca comi dourada.

    MRS. MARGOT

    ResponderEliminar
  21. Aiii Inés gosto tanto!!
    Simples e um verdadeiro tesouro.
    Delicioso mesmo e com uma cor linda :)
    Beijinho e Boa Semana

    ResponderEliminar
  22. Olá Inês
    Amo peixe e também gosto assado. Comemos pelo menos 1X por semana no jantar em casa ( ainda é muito caro comprar peixe no Brasil)
    Humm esse está com uma aparência muito boa e fiquei com água na boca.
    Beijos
    Adriana Alves
    www.viagenssaboresetc.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Adriana! Aqui também é mais caro que carne mas não é tão caro como no Brasil. Beijinhos e obrigada :)

      Eliminar
  23. Gosto muito do peixinho feito assim no forno!!! Fica tão apetitoso :)
    Beijinhos
    Cláudia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fica muito bom e é simples de fazer. :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  24. Sempre uma boa sugestão!

    ResponderEliminar
  25. Adoro peixe e se for assim que delicia.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2017/11/cantinho-da-cozinheiras-desafio-de.html

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu agora que começo a comer mais e gostar mais de peixe, também acho estes pratos muito bons. :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar