O diário da Inês

quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Waffles belgas

Sou super fã de waffles daquelas que ficam crocantes e deliciosas. Quando estive na Bélgica tirei a barriga de misérias e comi imensas waffles. Mas, por saber que não são nada saudáveis até hoje ainda só tinha feito waffles deliciosas, mas que em nada se assemelhavam às belgas. Esta receita já a tinha guardado há muito tempo, mas só agora resolvi comprar açúcar em cubos para a experimentar. É um pouco trabalhosa, mas muito saborosa, as waffles ficam deliciosas, e rende imenso, deu 16 waffles. Eu acabei por congelar algumas, não ficam tão perfeitas como quando acabadas de fazer, mas depois de ligeiramente aquecidas no microondas ficam muito boas na mesma. 
A receita veio do blogue da Ana, A Casinha das Bolachas.

Ingredientes:
  • 3/4 de colher de chá de fermento de padeiro seco
  • 1/4 de colher de chá de sal
  • 4 colheres de sopa de açúcar
  • 75 g de manteiga com sal derretida (derreti no microondas)
  • 2 ovos separados
  • 1 e 1/2 chávena de leite morno
  • 1 colher de chá de extracto de baunilha
  • 2 e 3/4 de chávenas de farinha de trigo
  • 160 g de açúcar em cubos

Modo de preparação:
Aquecer o leite (não mais do que 37º, eu como não tenho termómetro o que fiz foi, fui aquecendo no microondas e fui vendo a temperatura com o dedo, muito científico não? :), achei que estava bom quando o leite estava à temperatura do dedo).
Ao leite juntar 1 colher de sopa de açúcar e o fermento, misturar e reservar.
Separar as gemas das claras e bater as claras em castelo.
Juntar à mistura do leite , a baunilha, as gemas, a manteiga e o restante açúcar. Depois acrescentar a farinha peneirada e o sal e misturar.  Envolver as claras em castelo.
Deixar levedar no mínimo 1h, eu deixei umas 5h, e só reparei que a massa começou a crescer mais a partir das 4h. A massa quase duplicou de volume.
Acrescentar o açúcar partido grosseiramente. Pincelar a máquina de waffles com óleo ou manteiga e cozinhar as waffles.





53 comentários:

  1. Respostas
    1. Não dá para resistir, não é? :) Bom fim de semana.

      Eliminar
  2. Que bom aspecto!

    https://coisasdefeltros.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Não vais acreditar, mas acho que nunca comi waffles!!
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  4. Aspecto sublime. Gostei.
    .
    Cumprimentos
    Abraço

    ResponderEliminar
  5. Humm fiquei com água na boca!! :))
    ~~
    Se, o meu coração falasse em voz alta
    ~~
    Beijos, e uma excelente tarde :)

    ResponderEliminar
  6. Querida Inês: gosto muito de waffles, mas nunca fiz com fermento seco. Vou ter de experimentar, pois parecem mais fofos e gordinhos do que os habituais. Ficaral lindos!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Márcia, foi a primeira vez que experimentei assim e achei que ficaram deliciosas! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  7. Parece ser deliciosas.

    Bom fim de semana!

    OBS.: O blog está de volta com novos posts. Não deixe de conferir!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderEliminar
  8. E, ficaram com um aspeto delicioso (com uma cor dourada bonita)! :)
    Está a decorrer um giveaway no meu blogue com sorteio de um cupão de 50% de desconto para usar na minha loja do Etsy, se gostares dos itens convido-te a participar!
    Beijinhos ^^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :) Pelo teu nome não dá para chegar ao blogue. :( Beijinhos

      Eliminar
  9. Gosto de waffles,houve uma altura que fazia muitas vezes, ultimamente não tenho feito,ainda bem que me lembrou com esta deliciosa receita
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Logo quando comprei a máquina também fazia muitas vezes, agora já vai sendo mais raro! :) Beijinhos

      Eliminar
  10. Eu amo waffles... Gostei muito da sua receita...
    Amei seu post Inês...
    Beijinho
    Já sigo seu blog...se puder retribuir...

    Cátila Santos

    ResponderEliminar
  11. nhamiii :D eu adoro waffles. Eu costumo comprar já feitas no lidl, são baratas
    0,99€ e traz muitas

    https://dreamsprincess20160.blogspot.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca experimentei, mas agora já fico com a sugestão! :)

      Eliminar
  12. Também faço muitas vezes, mas é mais as ditas versões saudáveis, assim destes foi a primeira vez! :) Beijinhos

    ResponderEliminar
  13. Adoro, mas não tenho pachorra para cozinhar...


    Beijinho, bom final de semana :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Comer já feitas ainda é melhor pois não se tem trabalho! :) Beijinhos

      Eliminar
  14. Parece delicioso, estou louca para experimentar a receita.

    Beijinhos,
    Renata

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta que vale a pena! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  15. Que receita deliciosa!
    https://blogmariianaleal.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  16. Amo waffles...meu lanche da tarde preferido! ♥

    ResponderEliminar
  17. Olá, querida Inês!
    Eu também amo waffles sempre compro pronto ainda não tenho a máquina.
    Deu vontade de fazer, hummmm...!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também vivi muitos anos sem a máquina, mas um dia vi uma em promoção e comprei. É uma tostadeira que tem 3 tipos de placas que dá para ir mudando, sendo que uma das placas é para fazer waffles! :) Beijinhos e obrigada querida Andréa.

      Eliminar
  18. Que delícia, vou fazer!

    Beijos,
    www.tammycezaretti.com.br

    ResponderEliminar
  19. OI INês, eu ando com desejo de comer waffle. Preciso comprar uma máquina para assar os waffles.
    beijos
    Chris


    Inventando com a Mamãe / Instagram  / Facebook / Pinterest

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu uso uma tostadeira que tem 3 placas que vou mudando, uma para waffles, outra para tostas e outra para grelhados! :) Beijinhos

      Eliminar