O diário da Inês

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Comidas da mamã - Choquinhos com mostarda

Hoje trago mais uma receita que a minha mãe fez com os tão meus amados cefalópodes, neste caso choquinhos. A primeira coisa em que penso quando ouço a palavra choquinhos é nos à algarvia, estes embora possam ter algumas semelhanças por serem fritos acabam por ser diferentes pois levam mostarda e salsa e vez dos coentros que levam os choquinhos à algarvia. Mas passemos então à receita.

Ingredientes:
  • choquinhos
  • mostarda
  • alhos
  • azeite
  • vinho branco
  • louro
  • salsa
  • flor de sal

Modo de preparação:
Começar por levar os chocos ao lume apenas em água e deixar levantar fervura, só para dar uma ligeira cozidela. Escorrer bem a água e colocar os choquinhos numa frigideira com azeite e levar ao lume com a frigideira tapada. Os chocos vão ganhar água, assim, só depois de secar a água, temperar com vinho branco, louro, dentes de alho esmagados e flor de sal. Novamente, deixar apurar sempre com a tampa. De seguida adicionar uma colher de mostarda mexer e deixar apurar mais um pouco. Após desligar o lume adicionar a salsa cortada em pedaços. 




36 comentários:

  1. Nunca experimentei com mostarda, não posso perder esta maravilhosa oportunidade! =)
    beijinhos
    chicana.blogs.sapo.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também foi a primeira vez que comi mas adorei pois gosto muito do sabor da mostarda! :) Beijinhos

      Eliminar
  2. Nunca experimentei com mostarda e como não sou grande fã de mostarda não sei se iria gostar... De qualquer maneira isso está com um aspecto divinal!

    Bjxxx
    Ontem é só Memória | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se não gostas do sabor da mostarda certamente não gostarias deste prato, mas basta não colocares esse ingrediente que ficarão bons na mesma! :) Beijinhos

      Eliminar
  3. choquinhos tão bom e com esse molhinho de mostarda devem estar excelentes.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. No final temos mesmo que molhar o pão no pouco molho que sobra na frigideira! :D

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Eu também adoro este género de pratos! :) Beijinhos

      Eliminar
  5. Cá em casa gostamos muito de chocos, excepto o mais pequeno. Esta comidinha sabe mesmo bem neste tempo de calor. Leve e saborosa :-) Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É realmente um prato com cheiro a verão, a petiscos e a comidas após um dia de praia! :) Beijinhos

      Eliminar
  6. Respostas
    1. Basta retirares a mostarda e já fica perfeito e ao teu gosto! :) Beijinhos

      Eliminar
  7. Com mostarda nunca comi!! Agrada-me!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto muito do sabor da mostarda, por isso achei esta ideia da minha mãe muito interessante e ficou aprovado! :) Beijinhos

      Eliminar
  8. Só pode ser uma maravilha! Esses meninos fazem as maravilhas por aqui também! Adorei a sugestão! :)

    Beijinhos Ana
    https://acasinhadasbolachas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :) Eu adoro este tipo de pratos. :) Beijinhos

      Eliminar
  9. Há muito tempo que não como um petisco destes! Estão mesmo a chamar por mim... : )
    Beijinho

    http://postigodosmeusdoces.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um petisquinho que calha sempre muito bem! :) Beijinhos

      Eliminar
  10. Que maravilha Inês!!
    Adoro esta rubrica das receitas da tua mãe. Sempre com um aspecto magnífico e tão apetitoso.
    Amo essa combinação e só podem ser uma delícia mesmo!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Lia, a minha mãe é uma cozinheira de mão cheia e por isso achei que os meus leitores mereciam ficar a conhecer estas receitas tão boas que ela faz. Eu sou uma cozinheira bem mais básica. :) Beijinhos

      Eliminar
  11. Gosto muito de choquinhos.Esta versão deve ser muito boa :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu que sou fã de choquinhos e de mostarda adorei a combinação! :) Beijinhos

      Eliminar
  12. Respostas
    1. É um choco que ainda não cresceu o suficiente para ser chamado de choco e assim sendo é um choquinho! :p

      Eliminar
  13. Inês minha querida,
    Comida de mãe é tudo de bom, que delícia de choquinhos!

    Beijinhos minha linda! ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo querida Andréa! Ainda me pergunto se um dia em que seja mãe também vou passar a saber cozinhar assim tão bem. :) Beijinhos

      Eliminar
  14. Confesso que nunca experimentei, mas que tenho vontade.
    beijos!
    www.garotadelicada.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se tiveres oportunidade de provar tens que provar porque é muito bom! :) Beijinhos

      Eliminar
  15. A mostarda deves-lhes dar um toque bem saboroso ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Dá mesmo Ana, se gostas do sabor a mostarda tens de experimentar. :) Beijinhos

      Eliminar
  16. Inês uma sugestão bastante do meu agrado. Adoro choquinhos.
    Humm...
    Bjinhos

    Bimby & Sabores da vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também adoro choquinhos e já tinha comido algumas vezes à algarvia, assim é que foi novidade mas mais que aprovada! :) Beijinhos

      Eliminar
  17. Esta versão com mostarda soa muito bem, acho que ia adorar :D
    (amados cefalópodes é o melhor nome de sempre :P)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu fiquei fã, ficam muito saborosos! :)
      Esta malta que inventava os nomes das espécies e dos grupos de espécies tinham uma boa imaginação! :)

      Eliminar