O diário da Inês

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Comidas da mamã com... Receitas e Truques da Clarinha

Começamos um novo mês e não podia deixar de trazer mais uma convidada a esta minha rubrica do Comidas da mamã com... Hoje tenho comido a Clara do blogue Receitas e Truques da Clarinha. A Clarinha já nos habituou a partilhas simples e de comida deliciosa, são pratos que muito dificilmente não agradam a todos, dos mais pequenos aos mais velhos. Os mais pequenos está mais que provado que são seus fãs pois ela cozinha para eles na sua Academia dos Curiosos. Passem pelo blogue dela e fiquem de água na boca com as suas sugestões tanto doces como salgadas. Deixo-vos agora com a Clarinha

"Fui convidada pela Inês para participar na Rubrica deste mês: "Comidas da Mamã com...".

Claro que aceitei e fiquei contente pois nunca me passaria pela cabeça que a Inês me fosse um dia convidar, pois o meu blogue anda mais paradito devido ao factor mais comum de todos os mortais "falta de tempo", ou melhor dizendo a gestão do tempo pois o tempo é o mesmo para todos nós mas algumas pessoas, como eu, acham que o dia devia ter mais algumas horinhas para se poder fazer tudo.

Esta rubrica que a Inês nos traz e partilha no seu blogue convida-nos  a fazer e a partilhar convosco receitas da nossa infância.  Uma rubrica que eu sigo e adoro. 

A receita que eu escolhi para partilhar convosco foi "pescadinha de rabo na boca" que trago bem marcada na minha mente. A minha mãe, quando eu era mais nova cozinhava muito bem e fazia muitas comidas mas a maioria era fritos ou assados. Lembro-me de comer os torresmos, a pá de porco com courato assada, o anho assado, o bacalhau à espanhola, rissóis caseirinhos, tanta coisa boa que a escolha foi difícil de se fazer. De tanta coisa resolvi trazer-vos a pescadinha de rabo na boca que já não comia faz anos pois evito fazer fritos cá por casa.

Aqui fica a receita!!!

Ingredientes:

Para 3 pessoas:
  • 6 pescadinhas pequenas arranjadas (marmotinhas)
  • sumo de limão
  • flor de sal q.b.
  • alho em pó q.b.
  • farinha de trigo q.b. 
  • óleo para fritar q.b.

Para o Arroz de Tomate e pimentos:
  • 1 cebola
  • 1 dente de alho
  • 1 folha de louro
  • água q.b.
  • azeite q.b.
  • flor de sal q.b.
  • 250 gramas de arroz vaporizado
  • 1 lata de tomate aos cubos
  • 1/2 pimento verde
  • 1/2 pimento vermelho

Modo de Preparar:
Comece por temperar as marmotinhas com flor de sal, alho, pimenta e regue com sumo de limão. Deixe marinar por 2 horas.

Entretanto, quando faltar meia hora para começar a fritar o peixe, comece a preparar o arroz. Coloque um fio de azeite num tacho e adicione a cebola e o dente de alho previamente descascados e picados. Deixe refogar um pouco e adicione o arroz, mexa e junte a medida de água necessária para cozer o arroz malandrinho. Junte o tomate, o pimento cortado em tirinhas e tempere com flor de sal e a folha de louro. Deixe cozinhar em lume brando.

Após o tempo da marinada, coloque o rabo na boca, prendendo com os dentes. Passe por farinha e frite em óleo bem quente até ficar dourada de ambos os lados.

Retire e coloque sobre papel absorvente para retirar o excesso de óleo.

Sirva de imediato acompanhando com arroz de tomate e pimento.


Bom apetite!!!""





Obrigada Clarinha por esta tua partilha. É mesmo comida de mãe, mas o engraçado é que nunca comi. Mas, na verdade, não tenho qualquer dúvida que adoro pois sou fã de peixe frito. Por acaso, peixe frito é algo que como quase sempre que vou a casa dos meus pais, pois como não faço em casa a minha mãe aproveita e faz quando eu lá vou! 
Assim sendo não tenho qualquer dúvida que esta é uma receita com o selo de aprovação do Comidas da mamã! 


41 comentários:

  1. Adoro marmotinhas de rabo na boca!!!
    Levo a sugestão... Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu nunca comi, mas tenho a certeza que ia gostar! :) Beijinhos

      Eliminar
  2. Comidinha caseirinha deliciosa!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
  3. Bom dia:- O aspecto é divino. Já iam, lol ...
    .
    * Desnorte na Morte do Sentimento *
    .
    Cumprimentos poéticos.

    ResponderEliminar
  4. estava a ler o post e quando vi as imagens pensei mesmo isso: "um prato mesmo à mãe" <3
    tem ótimo aspeto
    beijinho

    DREAMS OF A PRINCESS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É que é mesmo um prato de mãe, é daqueles que não deixa dúvidas! :) Beijinhos

      Eliminar
  5. Confesso que o arroz me chamou mais a atenção! xD
    Vou copiar a receita!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E só por ele já deve dar uma boa refeição! :) Beijinhos

      Eliminar
  6. Bom dia!
    Saia uma dose para o meu almoço!

    Silêncio desmedido
    Beijos e uma excelente semana!

    ResponderEliminar
  7. A minha mãe também fazia e eu adorava, adoro peixe frito, claro que temos que evitar mas de vez em quando sabe bem!!
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se sabe bem, eu também adoro peixe frito, mas aqui em casa nunca faço. :) Beijinhos

      Eliminar
  8. É a primeira vez que vejo esse tipo de peixe, Inês. Essa receita deve ficar bem saborosa!

    www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
  9. Parece ser bastante bom, mas não sei se comia pois não sou muito de cor peixe
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois se não és fã de peixe, mas comes o arroz! :) Beijinhos

      Eliminar
  10. Olá, querida Inês!
    Comidinha boa, esse peixe para mim é novidade.
    A Clarinha arrasou, belo menu!

    Beijinhos e ótima semana ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Andréa, ela arrasou mesmo, trouxe uma receita muito boa e típica portuguesa! :) Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  11. Olá Inês,

    Antes de mais obrigada pelo convite. Este foi um dos muitos pratos que a minha mãe fazia na minha infância. Eu em casa também e raríssimo fazer fritos. Outra coisa deliciosa que fazia era torresmos... A minha mãe fazia muitos fritos infelizmente.

    Beijinhos e adoro a tua rubrica,
    Clarinha

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Clarinha! Eu é que tenho que agradecer por teres aceite, sei que o teu tempo é curto e por isso ainda valorizo mais a tua participação. Ainda por cima trouxeste peixe frito e eu, embora nunca tenha comido pescada de rabo na boca, sou uma fã de peixe frito! :) Beijinhos e obrigada!

      Eliminar
  12. Nunca comi , mas o prato tem muito bom aspeto. Uma comida de mãe e tanto!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Concordo contigo, embora também nunca tenha comido! :) Beijinhos

      Eliminar
  13. Que maximo esse lugar, obrigado pela visita.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
  14. Sempre com muito boas sugestões! Aplausos!
    =)
    Bjinhos e noite quentinha
    Por aqui com, Beleza rompendo o céu

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, esta sugestão da Clarinha é muito boa! :) Beijinhos e boa noite.

      Eliminar
  15. Um belo arroz de tomates
    Grande dica
    Bjs

    Kique

    Hoje em Caminhos Percorridos - Ajuda Urgente...

    ResponderEliminar
  16. Uma excelente sugestão!
    Beijinhos para as 2 :* :*

    ResponderEliminar
  17. A mim faz-me lembrar da minha avó, sem fez este prato e ainda esta semana me mandou pescadinhas destas para eu fazer, mas eu faço no forno!! :)

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Que bom, e fazer no forno é uma boa opção! :) Beijinhos

      Eliminar