O diário da Inês

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Lombos de pescada no forno, com batatinhas e brócolos

Já sabem que ando sempre em busca de boas receitas de peixe e legumes pois são duas coisas que sei que tenho que incluir mais nas minhas refeições. Depois também gosto sempre de experimentar novos acompanhamentos. Assim, esta receita que vi no blogue O Prazer da Cozinha, conquistou-me a todos os níveis, eram batatas de uma forma que nunca tinha feito (nunca lhes tinha adicionado farinha), era peixe e legumes! E que bom ficou, um prato nutritivo, equilibrado e acima de tudo muito bom! 

Ingredientes:
  • 4 lombos de pescada
  • sal e pimenta q.b.
  • 1 dente de alho
  • sumo de 1 limão
  • farinha q.b.
  • 1 ovo
  • panko q.b.
  • 3 batatas médias
  • 1 colher de chá de farinha de trigo
  • brócolos 
  • azeite q.b.

Modo de preparação:
Corte os lombos de pescada em dois e tempere com sal, pimenta, alho picado e sumo de limão. Deixe marinar durante pelo menos uns 30 minutos. 
Descasque e corte as batatas em gomos, tempere com sal e pimenta, polvilhe com a farinha e regue com um fio de azeite. Envolva bem e leve ao forno, durante uns 30 minutos, momento em que deve juntar o peixe e os brócolos. 
Passe o peixe primeiro por farinha, depois pelo ovo e depois pelo panko.
Lave os brócolos, separe os floretes tempere com sal e regue com um fio de azeite.
Após os 30 minutos de as batatas estarem no forno, junte o peixe e os brócolos que deverão levar de uns 20 a 25 minutos até ficarem cozinhados. 



39 comentários:

  1. Nunca tinha visto essa receita, Inês. Mas deve ficar muito saborosa! Já quero tentar fazer.

    www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um prato bem completo e aqui em casa nós adorámos! :)

      Eliminar
  2. que ótimo aspeto :) eu só tirava os brócolos porque não gosto :x
    beijinho
    DREAMS OF A PRINCESS

    ResponderEliminar
  3. Uma bela receita:))

    Do nosso amigo Gil António, com: Infinito de Amor..

    Bjos
    Votos duma óptima Segunda- Feira

    ResponderEliminar
  4. Parece ser bastante bom
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  5. Adoro essa comida. Acertaste em cheio! :)
    Vou experimentar essa receita também, o peixe tem um aspecto fantástico.
    Inês, tenho que marcar um almoço de Natal com um grupo enorme de amigos, mais de 30 pessoas, na zona do Porto ou perto, Gaia etc, com comida aceitável e preços até 20€, que me sugerias?
    Obrigada
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O peixe ficou óptimo! :)
      Quanto ao almoço de Natal, aqui no Porto já fui a dois sítios assim em almoços/jantares de mais pessoas e por acaso até de Natal. O Madureira's (https://odaines.blogspot.com/2015/01/madureiras-campo-alegre.html) e a Cervejaria Diu.
      Depois também tenho ouvido falar bem do Antunes (R. do Bonjardim 525) para jantares de grupo, mas eu nunca lá fui.
      Espero ter ajudado! :) Beijinhos

      Eliminar
    2. Ajudaste e muito! Obrigada :)
      Depois digo-te qual foi o escolhido
      A cervejaria Diu é perto de onde moro, já lá fui e gostei
      Obrigada!

      Convido-te a ler o novo capítulo Um Oceano entre nós - III
      Espero que gostes.

      Beijinho

      Eliminar
    3. Ah então olha que moramos perto uma da outra! ;) Beijinhos

      Eliminar
  6. Parece mesmo bom e ficou bem apetitoso. Uma receita que já vem com acompanhamento agrada-me sempre.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Querida Márcia, estas são as melhores fica tudo feito de uma só vez! :) Beijinhos

      Eliminar
  7. Adoro, é uma delícia!!
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
  8. mas isso parece-me ser um acompanhamento com chave de ouro, Inês !
    a provar com brevidade !!!

    ResponderEliminar
  9. Lembro-me de ter visto esta partilha da Cláudia, é muito ao meu gosto. O teu prato ficou maravilhoso!

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também é ao meu e por isso não resisti, experimenta que também vais gostar! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  10. Um peixinho bem temperado e assado é tudo de bom, eu adoro, hummmmm...!
    Delícia essa sugestão!

    Beijinhos amada Inês ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gosto muito querida Andréa! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  11. Que delicia de peixinho.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2018/12/ovos-estrelados-em-cama-de-pimentos.html

    ResponderEliminar