O diário da Inês

terça-feira, 3 de novembro de 2020

Bacalhau à brás

Vi esta receita no Instagram, aovelhadacidade, e prendeu-me logo a atenção por ser feita com batata doce palha, que eu nem sabia que existia. Mas, pelos vistos existe e é da marca Pingo Doce. Outra diferença para o meu bacalhau à brás normal é levar também alho francês. Assim, experimentei esta versão que ficou super aprovada! 

Ingredientes:

  • 1 cebola grande
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 alho francês grande
  • 1 embalagem de migas de bacalhau (500 g)
  • 2 embalagens de batata doce palha
  • 1 folha de louro
  • 5 ovos
  • azeite
  • salsa

Modo de preparação:
Num tacho coloque um fio de azeite, a cebola e alho picados e a folha de louro. Deixe cozinhar um pouco. Junte o alho francês e deixe até que este esteja mole e a cebola translúcida. 
Adicione o bacalhau, previamente descongelado e escorrido e deixe cozinhar e apurar. Junte a batata palha (deixe alguma para juntar no fim) mexa e deixe cozinhar até amolecer. Junte os ovos mexidos e deixe ao lume até cozinhar. Por fim adicione a restante batata palha (vai dar crocancia ao prato) e sirva polvilhado com salsa picada.



47 comentários:

  1. Awesome! Looks so great! Love leeks! I have never used sweet potato straws. Such a wonderful post!

    ResponderEliminar
  2. Respostas
    1. Podes fazer apenas com o alho francês, tens apenas que aumentar bastante a quantidade deste ingrediente! :) Beijinhos

      Eliminar
  3. Que delicia de receita! 🙌
    https://blogmariianaleal.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. A great post! I love your blog. Your content is very interesting < 3

    ResponderEliminar
  5. Bacalhau é uma delícia, nunca tinha visto essa receita, normalmente fazemos aqui salada de batata ou grão de bico com bacalhau.
    Amei essa novidade.
    Beijos.


    https://www.parafraseandocomvanessa.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Salada de batata e grão de bico com bacalhau também é muito bom! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  6. É "só" uma das minhas comidas preferidas. Agora fiquei com vontade.
    Bjs

    Coisas de Feltro

    ResponderEliminar
  7. Hmmm, eu amo bacalhau, essa receita deve ficar uma delícia! <3

    https://www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
  8. Eu simplesmente amo as tuas receitas, são deliciosas.

    Beijinhos
    Renata

    ResponderEliminar
  9. Adorei a tua receita, acho que a vou levar
    Beijinhos
    Novo post
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  10. Olá, querida Inês!
    Que maravilha de receita, amo bacalhau de todas as formas!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Andréa, eu também gosto muito! :) Beijinhos

      Eliminar
  11. Querida Inês: não conhecia esta batata doce palha. Tenho de ver se encontro cá. Tenho a certeza de que deve ficar muito bom. Com estes ingredientes é sucesso garantido.Gostei muito da apresentação.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também desconhecia, mas foi uma excelente descoberta! :) Espero que encontres. Beijinhos e obrigada querida Márcia.

      Eliminar
  12. Gosto de bacalhau à Brás, porém, não é o meu prato de bacalhau favorito!:)
    .
    "É preciso acreditar em bons ventos"
    .
    Beijo, e uma boa noite!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não é o meu favorito, mas adoro na mesma! :) Beijinhos

      Eliminar
  13. Uma das minhas receitas preferidas, desde sempre!

    Um Novembro muito feliz.
    Beijinhos, querida amiga.
    ~~~~~

    ResponderEliminar
  14. Deu vontade de provar!
    Passei para desejar continuação de uma excelente semana!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar
  15. Adoro, um dos meus pratos preferidos!!

    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
  16. Hummm que delicia amo bacalhau, uma receita maravilhosa, um prato perfeito para o Natal bjs.
    http://www.lucimarmoreira.com/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ovo, bastante ovo cozido
      por sobre o peixe.
      Ah, estou a babar... (risos)

      Eliminar
    2. Obrigada Lucimar, é sim uma boa opção para o Natal! :) Beijinhos

      Eliminar
  17. This is a proper square meal for the cold season :-)

    ResponderEliminar
  18. Cá em casa gostamos de bacalhau à Brás sem alho francês e com bastantes ovos para ficar cremoso,mas vou experimentar a sua receita.
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esquece a receita que tem gosto
      de papel e experiente o bacalhau,
      bobinha. (risos, muitos)
      Amélia, um beijo.

      Eliminar
    2. A minha outra receita também não leva alho francês, mas gostei assim com alho francês! :) Beijinhos

      Eliminar
  19. Gostaria muito de experimentar.
    Será que alguém se habilita a
    colocar um prato a mais em sua
    mesa e me convidar?
    Estou esperando com a boca cheia
    d'água.
    Beijos e risos, muitos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. He he he, é a melhor forma, ser convidado, comer e não ter trabalho a fazer! :)

      Eliminar
  20. Quanto mi piace, un piatto molto invitante!

    ResponderEliminar