O diário da Inês

domingo, 25 de junho de 2017

Bolo de maçã com crosta de amêndoa

Mais um dia 25 e mais um desafio mensal do Cantinho das Cozinheiras, onde o blogue escolhido foi o Flor de Rosmaninho da Elsa Gouveia.
Mal comecei a explorar o blogue para escolher a receita, dei de caras com o bolo abaixo e que já não me saiu mais da cabeça. Aliás, eu já tinha ficado de olho numa receita muito semelhante a esta que tinha visto num daqueles vídeos do Facebook, e por isso a minha escolha não poderia ter sido outra que não este bolo de maçã com crosta de amêndoa!
A receita original podem ver aqui. Nela o bolo era acompanhado por um caramelo salgado que me pareceu mesmo muito bem. Mas decidi ficar-me apenas pelo bolo para assim ser uma opção saudável. 

Ingredientes:
  • 2 maçãs vermelhas
  • 3 ovos 
  • 50 g de mel
  • 100 g de leite magro
  • 20 g de manteiga sem sal
  • 80 g de farinha
  • 100 g de amêndoa laminada

Modo de preparação:
Numa tigela juntar os ovos, o mel, o leite e a manteiga previamente derretida (coloquei-a alguns segundos no microondas). Misturar bem e juntar a farinha peneirada. De seguida descascar e laminar a maçã em fatias muito finas e adicionar ao preparado anterior. Misturar bem para que a maçã fica bem envolvida na massa. Numa forma de bolo inglês forrada com papel vegetal colocar primeiro a maçã envolvida na massa e depois verter a restante massa por cima da maçã. Cobrir com amêndoa laminada e levar ao forno, a 180º, durante 40 minutos. 








50 comentários:

  1. Já comia uma fatia que delicia
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  2. Hummmmmmm maravilhosa sobremesa. Nhami :)

    Beijinhos Bom Domingo

    ResponderEliminar
  3. Que aspeto delicioso! Só me sugerem receitas boas, vou ficar gorda xD.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com esta não ficas que é saudável! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  4. Querida Inês: maçã e amêndoa parece-me muito bem! Gosto imenso de qualquer uma das duas e, pela cara, este bolinho deve ser uma perdição.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Márcia, ficou mesmo saboroso sim! :) Beijinhos

      Eliminar
  5. Que delícia Inês, esse bolo deve ficar incrível, já anotei a receita. Obrigada por compartilhar! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu Kaila! :) Acho que vais adorar. ;) Beijinhos

      Eliminar
  6. Ficou um bolo fantástico!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar
  7. Olá, querida Inês!
    Que bolo lindo e com essa crosta de amêndoas deve ter ficado
    maravilhoso! Deu pra sentir o sabor aqui, hummmmm...! 😍😍😍

    Beijinhos, abençoada semana ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Andréa! :) A crosta de amêndoa fica mesmo fantástica. :) Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  8. Olá Inês antes de mais obrigada pela partilha de uma receita minha do meu humilde blog em teu. O bolo esta lindíssimo com uma aspecto fantastico,Quando puderes experimenta com o caramelo salgado, acredita faz de todo uma enorme diferença e como o bolo em si leva pouco açúcar não fica exagerado mas sim equilibrado. Beijinho grande e boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada eu Elsa por tão boas receitas, acredita que se não fosse eu já estar de olho nesta não teria sido fácil escolher uma receita entre tantas boas e tão apetitosas! :) Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  9. Humm...deve ter ficado incrível..
    Não gosto muito de comer maçã inatura, mas adoro em bolos e sobremesas..

    Boa semana

    Dani Ramos
    http://donaengenhosa.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então acho que assim vais adorar este bolo! :) Obrigada, boa semana.

      Eliminar
  10. UAU, deve ser uma delícia esse bolo. Essa combinação de maçã com amêndoa é maravilhosa!

    Não Me Mande Flores

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma combinação bem interessante e que me conquistou! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  11. Esse bolo pareceu ter ficado delicioso! Amo sobremesas com maçã!
    Beijos, Aline
    Verso Aleatório

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Aline! :) Experimenta que é bem simples e bom. Beijinhos

      Eliminar
  12. Era capaz d trincar essa crosta
    Kis :=}

    ResponderEliminar
  13. Seu bolo está incrível!!! Esta crostra ficou divina!!! Eu amo amendoas vou copiar a sua receita!!! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Crika! :) Espero que gostes tanto quanto eu. :) Beijinhos

      Eliminar
  14. OMG duas coisas que gosto num só bolo!!

    XOXO,
    http://diamonds-inthe-sky.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Então tens que experimentar que ainda por cima é bem simples de fazer! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  15. Respostas
    1. Também eu, é tipo o clafoutis de maçã que eu tanto adoro! :) Beijinhos

      Eliminar
  16. Maça e amêndoa, só pode ser delicioso!

    saboresdoninho.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  17. Que delícia! Com a crosta de amêndoas não comi ainda , ai quero fazer!
    Beijos

    Www.unhasclassicasemodernas.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também conhecia um bolo parecido sem a crosta, mas assim fica também muito bom! :) Beijinhos

      Eliminar
  18. Ai que delícia, fiquei com água na boca :3

    www.vestindoideias.com

    ResponderEliminar
  19. Adoro maçã e amêndoa fazem uma combinação perfeita, parece deliciosa.
    Beijinhos
    https://asreceitasdasisi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Simone, eu gostei muito da combinação! :) Beijinhos

      Eliminar
  20. Deve ser delicioso...
    Adoro tartes e empadas de maçã.
    Experimenta pincelar as amendoas com uma mistura de leite,
    açucar e gotas de baunilha natural, ficam mais saborosas e
    com um lindo tom dourado...
    Beijinhos
    ~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficou óptimo, mas eu também sou suspeita por adorar coisas com maçã! :) Na próxima experimento assim como diz. :) Beijinhos

      Eliminar
  21. Infelizmente não consegui participar no teu desafio, mas a tua participação parece-me deliciosa :P

    Que excelente aspecto tem este bolo, com uma interessante crosta de amêndoa :P já roubava uma fatia...

    beijinhos

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :) Tentas participar este mês. :) Beijinhos

      Eliminar