O diário da Inês

sábado, 14 de maio de 2016

A Primavera no Alentejo

Já vos tenho trazido algumas receitas alentejanas hoje trago um pouco da Primavera no Alentejo. Em algumas das fotos não sei os nomes das flores. Outras coloquei o nome que lhes conheço mas que pode ser diferente noutras regiões do país e que até podem estar mal escritos por serem nomes que nunca vi escritos. Fiz alguma pesquisa e não encontrei nada na net por isso escrevi como achei que seria mais correcto. Assim sendo peço desculpa por qualquer coisinha e desfrutem deste desfile de flores do campo.

Cravo (este não é do campo, é mesmo do quintal de casa dos meus pais)


Ameixeira em flor

Pessegueiro em flor

Pampilhos

Flor de moita

Feijões de galo

Margaridas do campo

Flor de pessegueiro

Rasmono branco

Flor de cebolinho bravo

Nespereira 


Freixo 

Tojo


Bocas de lobo do campo

Gamão 

Pampilho

Cardo


Nenúfar 

Figueira da India 

Suaja


Flor de esteva

Tojo

Rasmono roxo 

Rasmono branco e roxo

Candioilas (servia de esfregão para lavar os tachos)


Flor do cardo

Ervilhas de cheiro do campo


Calças de cuco 


Saramagos 


Trigo

Malvas


Sobreiro

Flor de marmeleiro

Feto rei

Malmequer 
Para isto não ser só flores termino com um caracol e um bicharoco que encontrei numa flor e que não faço a mínima ideia de como se chama!



24 comentários:

  1. Adorei ver! Faz-me lembrar os tempos de miúda em que eu corria pelos campos de cabelo ao vento! As flores da segunda foto não consegui perceber bem mas são muito parecidas a umas que eu colhia e como ficavam com um furinho no fundo da flor eu fazia colares com elas! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu, muitas delas, usava para brincar com as bonecas. As mais pequenas era a comida que elas comiam. :) Beijinhos

      Eliminar
  2. Que belas imagens arrasou primavera é tudo
    Blog: http://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nequéren, a Primavera é mesmo a melhor estação de ano! :) Beijinhos

      Eliminar
  3. wonderful images of flowers...Spring is here!!!!!!!

    https://modaodaradosti.blogspot.ba/

    ResponderEliminar
  4. Que lindo!! Um belo passeio pelo campo,mas sabes muito mais do que eu que , vergonhosamente, só reconheci a nespereira, pois já tive uma.
    Só sei os nomes dos cravos, das rosas, dos malmequeres e girassóis e pouco mais :P
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Márcia eu sou como tu, o meu conhecimento é mesmo só esse. Tenho que confessar que foram os meus pais que me disseram os nomes e me ajudaram com este post! ;) Beijinhos

      Eliminar
  5. Adorei!!!!!!!!
    Obrigada pela partilha!
    Bom fim de semana
    Nina
    https://www.facebook.com/cantinhodapartilha/

    ResponderEliminar
  6. Que lindas fotos Inês! :)
    Beijinhos
    www.petiscana.com

    ResponderEliminar
  7. Olá, querida Inês!
    Imagens lindas, a primavera é uma estação encantadora!
    Eu não gosto dos caracóis, mas fazem parte da natureza, são
    bichos nojentos, rs.
    Adorei as fotos, obrigada por compartilhar!

    Bejinhos ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Andréa, para mim a Primavera é a melhor estação de todas, por mim vivia numa Primavera constante! :)
      Sabes que nós por cá, pelo menos na parte sul do país comemos os caracóis? :D Beijinhos

      Eliminar
  8. Que imagens lindas Inês!!
    Adoro o Alentejo e estas fotos estão um mimo.
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
  9. Ando buscando umas rosas pra plantar em meu jardim. Mas queria que combinassem com o exterior da casa e isso se tornou mais difícil do que esperava. Primeiro tenho que encontrar flores que se deem bem em climas quentes e depois as cores que gosto para mesclar e ficar algo bonito.

    Com essas fotos fiquei em dúvida. Mas em breve decidirei e quando crescerem, posto em meu blog. ^.^

    Amei a postagem.

    http://renatacaline.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão bonito uma casa rodeada de flores. :)
      Depois ficarei à espera de ver o resultado final. :) Beijinhos

      Eliminar
  10. Sabes que os pampinhos são excelentes para resolver problemas de unhas,...tenho no blog um post bem interessante,...convido-te a ler :)
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario

    ResponderEliminar
  11. Fiquei deliciada com essas fotos primaveris do Alentejo :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Até nos trazem a Primavera para dentro de casa! :) Beijinhos

      Eliminar
  12. Que flores mais lindas! Quem não gosta de flores? Então nesta estação encaixam mesmo bem na paisagem :) Não tenho conhecimento nenhum no assunto, preciso de mais posts assim :P

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não tenho muito conhecimento, para este post tive a ajuda preciosa da minha mãe e pai! :)

      Eliminar