O diário da Inês

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Pavlova com morangos

Adoro pavlovas mas o engraçado é que nunca tinha feito nenhuma, comia sempre feitas pela minha mãe. Aproveitei que tinha ali 5 claras congeladas há já algum tempo, tinha também um pacote de natas quase a passar de validade, para me decidir a experimentar a fazer uma pavlova. Ficou muito boa e foi devorada rapidamente!

Ingredientes:
  • 5 claras à temperatura ambiente
  • 240 g de açúcar
  • 1 colher rasa de sopa de farinha maisena
  • 1 colher de sopa de vinagre
  • natas
  • morangos

Modo de preparação:
Bater as claras em castelo, juntar o açúcar e continuar a bater até estarem bem firmes. Juntar a farinha maisena peneirada e o vinagre, misturar com cuidado com uma vara de arames. Num tabuleiro de ir ao forno coberto com papel vegetal dispor as claras em formato de circulo tendo o cuidado de deixar uma cavidade no meio. Levar ao forno pré-aquecido a 100º durante cerca de 1h-1h30m. Deixar arrefecer dentro do forno com ele fechado ou apenas semi-entreaberto. 
Bater as natas e adicionar na cavidade que ficou no meio da pavlova. Lavar e cortar os morangos em pedaços e dispor por cima de tudo. 




47 comentários:

  1. Respostas
    1. É verdade Luisa é das sobremesas mais elegantes que há! :)

      Eliminar
  2. Engraçado que nunca me aventurei a fazer pavlovas, acho sempre um desafio muito complicado... Mas lendo bem esta receita, até me parece mais simples :-) Gosto! Tenho que experimentar... Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :) Se tivermos alguns cuidados como o facto de usar as claras à temperatura ambiente, e o deixar arrefecer no forno é uma sobremesa que sai sempre boa e bonita! :) Beijinhos

      Eliminar
  3. Sou completamente doida por esta sobremesa... tenho de ir comprar os ingredientes! =)
    Beijinhos
    http://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também adoro, aquele contraste do crocante de fora com o fofo de dentro é fantástica. :) Beijinhos

      Eliminar
  4. Adoro pavlovas! A tua ficou linda!
    Bjs

    Lua

    ResponderEliminar
  5. Apetece comer uma fatia atrás da outra! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo Elisabete, e neste caso foi mesmo o que aconteceu! :D Beijinhos

      Eliminar
  6. Respostas
    1. São sempre tão bonitas e boas, esta era bem simples mas sabia muito bem! :)

      Eliminar
  7. Adoro pavlova... Tão leves, tão bonitas e tão boas :D :D

    http://loveskitchen-mycooking.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo essa a descrição, são mesmo uma perfeição de sobremesa! :) Beijinhos

      Eliminar
  8. Um doce com uma apresentação linda! E sempre tão guloso!!
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Respostas
    1. E que interessante nao leva leite condensado! :))

      Eliminar
    2. É bem saboroso! :) E é engraçado que não conheço nenhuma receita que leve leite condensado, mas também devem ser boas, já que tudo o que leva leite condensado é bom! :)

      Eliminar
  10. Ola Linda, Tudo Bem? Adoro o pavlova:)
    Muito Obrigada:)
    Bjs Open Kloset
    Tenho Novo post sobre Sushi Design
    http://openklosetfashion.blogspot.pt/2016/05/sushi-design-restaurant.html
    Instagram:@openkloset
    Snapchat:OpenKloset

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São realmente uma sobremesa bem gulosa e bonita! :) Beijinhos

      Eliminar
  11. Adorei a receita ♥ Deve ser uma delicia alem de linda né?!! =D
    Beijos
    felicidade-essencial.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A sobremesa é mesmo linda, mas incrivelmente ainda consegue saber melhor do que aparenta! ;) Beijinhos

      Eliminar
  12. Inês linda,
    Cá eu, que adoro comer e fazer pavlovas, entendo-te perfeitamente. Olha que o bichinho da pavlova pega... lol!
    Adoro e esse interior está perfeito!
    Um beijinho,
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lia, pega mesmo pois já tenho vontade de fazer outra pavlova, vontade de a fazer e de a devorar! :D Obrigada! :) Beijinhos

      Eliminar
  13. Inês querida,
    Eu ainda não me aventurei em fazer nenhuma pavlova, sempre
    que vejo uma receita, fico tentada pra fazer.
    A tua pavlova ficou linda, levo a tua receita!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leva sim Andréa, se seguires esta receita tenho a certeza de que vais fazer uma linda e deliciosa pavlova! :) Beijinhos

      Eliminar
  14. Olá Inês: adoro pavlovas e fico sempre a suspirar quando vejo uma assim linda como a tua. Esta receita parece bem fácil e resulta numa sobremesa muito bonita.Levo a tua receita, quem sabe não me encho de coragem e também faço uma.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Márcia, eu também sempre tive receio de fazer pois achava que seria muito difícil, mas agora que fiz posso dizer que se faz super rápido e é muito simples. E depois sabe tão bem comer a nossa linda pavlova! :) Beijinhos

      Eliminar
  15. Que deliciosa pavlova, é uma das soluções mais confeccionadas por cá para gastar claras nos últimos tempos. Ficam sempre lindas mas o melhor é que são irresistiveis :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Carla! :) Acho que também vai começar a ser a minha eleição para gastar claras, isto e farófias! :) Beijinhos

      Eliminar
  16. Respostas
    1. Obrigada! :) É óptimo, tens que experimentar! :D Beijinhos

      Eliminar
  17. Uauuuuuu, mais um receita para meu caderninho, quero fazer para o meu niver que está chegando (06/06). Deve ficar uma delícia!!!

    http://www.carolinapeclat.com

    Beijos Carol Peclat

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Uma pavlova destas fará uma sobremesa bem bonita e elegante que vai agradar a todos! :) Beijinhos

      Eliminar
  18. Nossa que show!
    bjs
    http://www.pinkbelezura.com/

    ResponderEliminar
  19. Espectacular! Também tenho de me aventurar. :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Se começas a fazer isto começas a alimentar-te só a pavlovas. :p

      Eliminar
  20. Ora ai está algo que nunca fiz, mas que tenho curiosidade em experimentar :P
    ficou linda

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :) Experimenta que é bem simples e tenho a certeza que irás fazer uma versão bem bonita e saborosa. :)

      Eliminar
  21. Gosto muito, mas só fiz uma ou duas vezes até agora! Essa ficou linda, fez-me ficar com saudades :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :) Por acaso estou orgulhosa da minha primeira pavlova, vamos ver como irão sair as próximas que fizer. :D

      Eliminar