O diário da Inês

sábado, 7 de maio de 2016

Petiscos e sobremesa

Sempre sou uma pessoa com umas grandes amigas que me tratam muito bem. Há já uns tempos fiquei uns dias na casa de uma amiga minha que me tratou que nem uma rainha, ou seja, que tratou de me alimentar muito bem. Ela é uma pessoa muito prendada para a cozinha e faz até algumas coisas para vender. Mas, ditava o destino, que eu nunca tinha provado nada salgado feito por ela, então ela logo se prontificou para fazer um mega jantar cheio de petiscos. E no dia seguinte antes de me vir embora ainda me brindou com um belo bolo de maçã.
Assim hoje, tenho várias receitas para vos deixar, todas elas feitas pela minha amiga. E digam lá se não sou uma pessoa de sorte? :) 

Embrulhinhos de grelos e alheira

Ingredientes:

  • 1 embalagem de massa filo (cortar ao meio em comprimento e depois em três)
  • 1 alheira a gosto (cortar em rodelas, tirar a pele)
  • 1 embalagem de grelos ou espinafres congelados
  • 1 dente de alho
  • azeite
  • fios de cebolinho

Modo de preparação:
Salteie os grelos/espinafres com azeite e alho, deixar arrefecer.
Pege em duas folhas, ou seja, um quadrado de massa filo e pincele com manteiga, para unir as duas folhas.
Pincelar também com manteiga as extremidades das folhas e no meio colocar um montinho de grelos e uma rodela de alheira espalmada. Juntar as pontas do quadrado de massa filo e amarrar com um fio de cebolinho.
Levar ao forno até ficar dourado.


Folhado de queijo de cabra

Ingredientes:
  • massa folhada rectangular 
  • queijo chèvre
  • mel
  • amêndoa laminada torrada

Modo de preparação:
Corte a massa folhada a meio, depois corte em três.
Em cada quadrado de massa, pôr uma rodela de queijo de cabra e dobrar em triângulo. Nas extremidades do triângulo calcar com um garfo para fechar a massa.
Pincelar com ovo e levar ao forno até estar dourado.

Pôr numa metade do prato o folhado, na outra salada à escolha, regar com mel, e colocar amêndoa laminada torrada por cima.



Rojões

Ingredientes:

  • 1 kg de carne de porco com alguma gordura
  • 2 alhos
  • ervas aromáticas: alecrim, 2 folhas de louro, 1 molhinho de salsa
  • 1 malagueta
  • 2 cravinhos
  • cominhos (um pouco)
  • 1 copo de vinho branco
  • 2 colheres de banha de porco
  • sal e pimenta q.b.

Modo de preparação:
Corte a carne em pedaços médios. Derreta a banha num tacho e junte a carne. Tape o tacho e mexa de vez em quando enquanto cozinha. Junte as ervas aromáticas e a malagueta, e tempere com sal e pimenta. Adicione os cravinhos, os cominhos e os dentes de alho cortados ao meio (ou esmagados). Deixar apurar uns 15 minutos, juntar o vinho branco e tapar. Por fim, deixe a carne cozinhar por mais uns 40 minutos, até o molho ficar bem reduzido e os rojões ganharem uma cor dourada.



Bolo de maçã

Ingredientes:

  • 3 ovos
  • 200 g farinha
  • 1 colher de chá de fermento
  • 200 g açúcar
  • 200 g de manteiga ou 200 ml de óleo
  • 2 ou 3 maçãs

Modo de preparação:
Bater os ovos com o açúcar, juntar a manteiga e a farinha com o fermento. Corte as maçãs em gomos e depois de pôr a massa na forma pôr os gomos no topo até tapar a massa.




Quem estiver interessado em comprar doces e salgados, podem entrar em contacto comigo que eu dou o contacto dela. Ela vive na zona do Porto mas por exemplo bolachas (que ela faz tão bem) dá perfeitamente para enviar para qualquer parte do país!

40 comentários:

  1. Belos petiscos! :)
    Bom fim de semana.
    Beijinho
    http://postigodosmeusdoces.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi um belo jantar! :) Beijinhos e bom fim de semana.

      Eliminar
  2. Ai que fome!


    Isabel Sá
    http//brilhos-da-moda.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. A tua amiga também devia criar um blog! Vou levar a receita da tarte de maçã! beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ela tem um com a irmã, mas não o actualizam há já muito tempo, mas podes ir ver as coisas bonitas que elas fazem. :)
      http://docesbordados.blogspot.pt/
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Adorei esta sugestão! Vou levar as receitas

    http://vinhosecompanhias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Leva sim que os petiscos são todos um sucesso! :D

      Eliminar
  5. Respostas
    1. É verdade Teresa isto é um super post! :D Beijinhos

      Eliminar
  6. Bem ... a primeira nem comento porque sou fã desses ingredientes, a segunda adoro e faço muitas vezes como entrada, os rojões iam bem neste dia chuvoso e o bolo de maçã também não comento já que adoro tudo com maçã. Para finalizar, também quero uma amiga assim :D
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto é que é uma amiga de valor, há quem diga que se conquista os homens pelo estômago, a mim as minhas amigas também me podem conquistar pelo estômago! :) Beijinhos

      Eliminar
  7. Que coisinhas tão boas! É óptimo sermos mimados pelos amigos :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo muito bom sermos mimados, e neste caso fui e muito. :)
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Tanta coisa boa, só mimos :) Adorei o bolo e a entrada!
    -
    Diogo Marques
    Blog: A culpa é das bolachas! | Facebook | Instagram | Zomato
    -

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Confesso que em termos culinários fui bem mimada, adorei! :)

      Eliminar
  9. Mas que amiga tão prendada e tu foste a felizarda que provou as delícias!Tudo com tão bom aspeto e feito com carinho, o que ainda é melhor.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Márcia, foi tudo feito de propósito para mim, ela cozinhou estes pratos todos diferentes só para eu poder provar, sou uma sortuda! :) Beijinhos

      Eliminar
  10. Um bocadinho de cada sff :D
    Bom fim de semana!
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi mesmo o que eu fiz, comi um bocadinho de cada! :D Beijinhos e bom domingo!

      Eliminar
  11. Nossa, esse bolo parece estar maravilhoso!

    Vontade de comer!

    Bjoss

    http://senhoritamarmelada.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava super fofo e saboroso, de se comer uma fatia, e mais outra, e outra... :) Beijinhos

      Eliminar
  12. Inês,
    A tua amiga é muito prendada, quantas delícias!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
  13. Está tudo com tao bom aspeto, que delicia. beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fui uma sortuda neste dia com tanta iguaria! :) Beijinhos

      Eliminar
  14. Fiquei comendo esse bolo de maçã com os olhos, além de parecer bem gostoso ele é muito bonito!
    Deu até fome hahaha
    Beijinhos

    Visite meu blog: *~Lírios Ao Mar~*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, a maçã disposta desta forma torta o bolo muito bonito! E estava muito bom. :) Beijinhos

      Eliminar
  15. Bela amiga! :D Tem tudo cá uma pinta! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo, tratou bem de me encher a barriguita! :D

      Eliminar
  16. Hum excelente post!
    bjs flor
    http://www.pinkbelezura.com/

    ResponderEliminar
  17. Podias era emprestar a amiga! :D Só coisas com bom aspeto, deve ter sido uma estadia bem farta :)

    ResponderEliminar
  18. Tudo bom, especial os embrulhinhos de grelos com alheira e bolo de maçã.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, tudo absolutamente delicioso! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar