O diário da Inês

segunda-feira, 9 de maio de 2016

Comidas da mamã - Pavlova com lemon curd

Para começarmos esta semana de uma forma doce achei que o melhor seria trazer-vos uma receita bem docinha! :) Gosto muito de suspiros, adoro aquela consistência crocante por fora mas o interior fofo. Por isso ainda gosto muito mais de pavlova pois é um suspiro gigante. E por mim, comia a pavlova mesmo assim sem ser preciso mais nada, mas esta levou também natas de soja batidas e um excelente lemon curd.

Ingredientes para a pavlova:
  • 3 claras à temperatura ambiente
  • 170 gr de açúcar
  • 1 colher de chá de farinha maisena
  • 1 colher de chá de vinagre

Ingredientes para o lemon curd:
  • 6 limões
  • 6 ovos
  • 400 g de açúcar


Modo de preparação:
Bater as claras em castelo, juntar o açúcar e voltar a bater. Juntar a farinha peneirada e o vinagre e envolver bem com uma vara de arames. Colocar o preparado numa forma forrada com papel vegetal, fazendo um círculo com um ligeiro buraco no meio, e levar ao forno a 100º durante 1h. Deixar a pavlova a arrefecer dentro do forno.

Para fazer o lemon curd, coloque num tacho o açúcar, raspa e sumo dos limões. Leve ao lume até dissolver tudo. Numa tigela bater os ovos com o auxílio de uma vara de arames e através de um coador juntar os ovos ao preparado de limão e açúcar. Levar novamente ao lume, mexendo continuamente, até começar a ferver e engrossar. 

Para a montagem, bater as natas de soja e colocar no buraco que deixou no meio da pavlova, depois por cima das natas colocar o lemon curd.

Nota: O lemon curd pode ser guardado em frascos e mantido no frigorífico até 15 dias. E sei que neste momento se devem estar a perguntar se me esqueci de falar em manteiga pois o lemon curd leva manteiga. Neste caso, e por distracção a manteiga ficou de fora, mas acontece que o lemon curd ficou bom na mesma e assim evitamos a ingestão de 130 g de manteiga.
Esta quantidade de lemon curd é mais do que a que precisarão para a pavlova, podem fazer menos ou guardar o resto para usar noutra receita ou comer no pão!




48 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada Luisa, estava tão bom que voou num instante! :)

      Eliminar
  2. Divinal! Gosto imenso de pavlova! Ainda por cima é uma sobremesa tão simples e elegante! Agrada-me muito o exterior estaladiço e o interior fofinho! Quando eu era miuda a minha mãe fazia sempre suspiros para aproveitar o último calor do forno de lenha depois de cozer pão, massas, e outras coisas! E na altura "obrigava" a minha mãe a deixar os suspiros crocantes por fora mas moles por dentro! Ainda nem eu sabia o que era pavlovas mas já gostava de suspiro assim! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Elisabete, parece quase impossível como uma coisa tão simples consegue ser tão divinal. A pavlova é um mega suspiro! :D Beijinhos

      Eliminar
  3. Parece suspiro!

    L. xx
    meumundodalua.com

    ResponderEliminar
  4. Quando vejo uma pavlova fica tão invejosa(inveja saudável a minha) pois não consigo fazer, corre-me sempre mal.
    Essa tá linda e com lemon curd agrada-me e muito
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada São! Porque não corre bem? Um factor muito importante é usar as claras à temperatura ambiente. Depois é deixar dentro do forno até arrefecer completamente. É uma receita com alguns truques para que tudo corra bem. :) Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  5. Que bonita ficou, assim amarelinha!
    Boa semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, estava muito boa, foi a primeira vez que provei lemon curd e gostei. :) Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  6. Eu sou completamente fã de Pavlova...acho das sobremesas mais simples, mas mais saborosas...e podemos complementar com a cobertura que quisermos. Mas sou como tu, comia até sem mais nada! Mas lemon curd é tão bom...fica perfeita a combinação!

    Beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Marlene então já somos duas super fãs, ou três pois a minha irmã também é doida por pavlova e também a comia só assim. Aliás, desta vez foi com natas de soja que que ela pudesse comer também sem problemas pois é intolerante à lactose. :) Beijinhos

      Eliminar
  7. Querida Inês :)
    Também me satisfaz comer assim esses suspiros gigantes. Ficou mesmo tentadora a tua pavlova.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá D. Rosa! :) Obrigada, as pavlovas satisfazem-nos só pelo prazer de trincar estas duas tão diferentes e maravilhosas consistências! :) Beijinhos

      Eliminar
  8. Deu água na boca! Amo pavlova.
    Beijos, Aline
    http://versoaleatorio.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta assim com o lemon curd fica ainda melhor! :)
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Adoro pavlovas! Essa ficou linda!
    Bjs

    Lua

    ResponderEliminar
  10. Querida Inês!
    Que pavlova mais linda e tentadora!
    Tentei fazer algumas vezes, as minhas não ficam boas, acho
    lindas e irresistíveis!

    Beijinhos, ótima semana! ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Andréa! :) É um doce que tem alguns truques como o facto de as claras terem que ser usadas à temperatura ambiente para que resulte numa boa pavlova. Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  11. Humm... Ficou linda. linda e tão apetecível Inês!!
    Deve ser mesmo deliciosa!! ;)
    Bjinhos

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Tânia, estava muito boa, a mistura dos diferentes sabores ficou perfeita! :) Beijinhos

      Eliminar
  12. Que linda que ficou! Ando para me estrear nas pavlovas à muito tempo mas ainda não ganhei coragem :P
    Beijinho
    http://asreceitasdamaegalinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esta foi a minha mãe que fez, eu fiz agora no fim de semana a minha primeira, depois logo partilho também a receita! :) Beijinhos

      Eliminar
  13. Pavlova com lemon curd é uma excelente combinação! Dá mesmo vontade de a experimentar!
    Bjs
    Vanda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi realmente uma combinação vencedora, ficou muito bom! :) Beijinhos

      Eliminar
  14. Hmmm. Isso parece ser delicioso!
    Vou aguardar alguma ocasião especial para testar essa receita.

    Tô seguindo seu blogue pra não perder novas delícias. Sempre fico com fome lendo seus posts. kkk

    Chiquereza

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Nah! :) Realmente esta sobremesa fica bem bonita servida numa ocasião especial! :) Beijinhos

      Eliminar
  15. Olá Inês: está lindíssima esta pavlova! Com o lemon curd deve ficar excelente.
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Márcia, a combinação resultou mesmo muito bem! :) Beijinhos

      Eliminar
  16. Que bom aspecto! O sabor ainda deve ser melhor. :)
    Giveaway no meu blog, participa! :) <3
    (http://myheartaintabrain.blogspot.pt/2016/05/giveaway-maquillalia-products.html)

    Xoxo
    http://myheartaintabrain.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Está bem bonito, mas tens razão, o sabor ainda estava melhor! :) Beijinhos

      Eliminar
  17. Adoro pavlova e a minha combinação preferida é mesmo com lemon curd :)
    Beijinhos ...
    Guloso qb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ah que bom! :) Eu foi a primeira vez que comi lemon curd e gostei bastante. Beijinhos

      Eliminar
  18. Um docinho que já se comia, já :-)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava muito bom Joana, foi vê-lo a desaparecer num ápice! :) Beijinhos

      Eliminar
  19. Pavlova!!! Estou a ver bem??
    ADORO <3
    E também gosto muito de lemon curd.
    Excelente sugestão!
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Ana! :) Esta é assim a melhor forma de gastar claras, isto ou farófias, confesso que entre os dois o meu coração fica um pouco dividido! :) Beijinhos

      Eliminar
  20. A Receita parece muito apetitosa!
    E fiquei com vontade de esperimentar o lemon curd, que achei muito legal não ter precisado da manteiga!
    Beijinhos

    *~Lírios Ao Mar~*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Assim sem manteiga fica igualmente bom mas muito mais saudável, que é o que todos queremos! :) Beijinhos

      Eliminar
  21. I love cakes with lemon! This looks like an amazing desert.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Lemon cakes are the best and this pavlova with lemon curd is fantastic! :)

      Eliminar
  22. Também adoro pavlovas, embora até agora só tenha feito 2 :) Nenhuma com lemon curd, por acaso, mas fiquei tentada a fazer uma como a tua! Ficou tão elegante :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :) Eu fazer ainda só fiz uma que ainda tenho a receita guardada para partilhar, de resto só tinha provado feito pela minha mãe! :)

      Eliminar