O diário da Inês

segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Parece que ele também cozinha - Caldeirada de bacalhau

Bacalhau, o nosso fiel amigo que se come de mais de 1000 maneiras. Esta em particular agrada-me bastante, acho que é bem simples de fazer e fica muito bom. É também um prato fácil de fazer em quantidade e que por isso pode ser servido quando se tem muita gente para comer connosco. Deixo-vos então a receita que desta vez foi feita por ele. 

Ingredientes:
  • 2 postas grandes de bacalhau
  • 1 kg de batatas 
  • 5 tomates bem maduros
  • 3 cebolas
  • 4 dentes de alho
  • 75 ml de azeite
  • 200 ml de vinho branco
  • 1 folha de louro
  • 1 ramo de salsa
  • sal e pimenta q.b.

Modo de preparação: 
Descasque e corte as batatas às rodelas, as cebolas e os tomates em meias luas e pique os alhos.
Num tacho disponha uma camada de cebola, alho, tomate e batatas. Coloque a folha de louro e as postas de bacalhau. Cubra com outra camada de cebola, alho, tomate e batatas. Junte o ramo de salsa, o azeite e o vinho branco e tempere de sal e pimenta. Leve ao lume até que tudo esteja cozinhado. Por norma quando as batatas de cima estiverem cozinhadas tudo o resto também estará. 



45 comentários:

  1. A caldeirada para mim é do mais simples que há e há muito tempo que não fazia ... mas sábado fiz uma de peixe que nos soube lindamente!
    ...
    Parabéns a ele pois pelo aspeto já provava!!!
    Bj

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Gracinha, tão simples e tão bom! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  2. Já não faço há algum tempo e é tão bom!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito bom mesmo, tens que voltar a fazer! :) Beijinhos

      Eliminar
  3. Respostas
    1. Eu também, mas se for peixe com muitas espinhas já não gosto tanto. He he he :) Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  4. Minha sogra faz essa receita e fica maravilhosa. Vale a pena fazer!

    www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
  5. Para quem curte um bacalhau, é uma ótima receita!

    Beijo!
    Cores do Vício

    ResponderEliminar
  6. Nossa que parece ser bastante bom, tenho de mostra a minha mãe
    Beijinhos
    Novo post //Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  7. Caldeirada de bacalhau é uma delícia! Ótima receita ♥

    It's Lizzie | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  8. Querida Inês: gosto de bacalhau de qualquer maneira e esta que hoje apresentas é do mais simples e saboroso que há. No outro dia fizemos este prato nas caldeiras das Furnas, por isso sei como é bom.
    Bjn
    márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gosto de qualquer maneira! :) Hummm, uma caldeirada cozinhada nas caldeiras das Furnas deve ficar para lá de boa! :) Beijinhos querida Márcia.

      Eliminar
  9. Tão bom. A minha avó fazia isto muitas vezes quando eu era pequena, sempre gostei muito!

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma comida dos tempos antigos e que continua sempre actual! :) Beijinhos

      Eliminar
  10. Puro conforto!!
    Beijinhos.
    http://www.opecadomoraemcasa.pt/

    ResponderEliminar
  11. Gosto mais com peixe muito fresco... com a mesma
    preparação.
    Os meus parabéns e beijinhos para ambos.
    Ótima semana.
    ~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto com outro peixe, mas assim acho que é como gosto mais! :) Beijinhos e obrigada. Boa semana.

      Eliminar
  12. Gosto tanto e já a muito tempo que não faço ou como.

    Beijinhos,
    Clarinha
    https://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.com/2018/10/world-bread-day-e-um-pao-pizza-de.html

    ResponderEliminar
  13. Olá, querida Inês!
    Ele arrasa, deu fome só de olhar as fotos! 🍴
    Receita top, amei!

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Arrasa mesmo querida Andréa! :) Beijinhos e obrigada.

      Eliminar
  14. Eu adoro bacalhau e esta receita parece-me muito saborosa :)
    Um beijinho
    Cláudia
    http://www.oprazerdacozinha.com

    ResponderEliminar
  15. que bom ver estas receitas, sempre nos lembramos da comida de conforto,

    ResponderEliminar
  16. Gosto muito, há imenso tempo que não faço! Ficou com óptimo aspecto!
    Beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :) Tens que fazer, eu volta e meia dá-me as saudades e faço. Beijinhos

      Eliminar
  17. Ele cozinha? E bem? És uma sortuda.
    🤣🤣😘😘😘

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, cozinha e bem, sou sem dúvida uma mulher de sorte! ;) Beijinhos

      Eliminar