Pois que 15 dias passados aqui estamos com mais um Comidas da mamã com... Desta vez a minha convidada é a Márcia do blogue
Prata da Casa. Ou seja, mantive-me pelas ilhas pois a Márcia é também ela açoriana. A Márcia que é uma simpatia de pessoa, brinda-nos no seu blogue não só com maravilhosas receitas mas também com as suas artes. Se as receitas já por si fazem merecer a visita não deixem também de espreitar as suas amorosas pinturas em tecido, trabalhos de ponto cruz, tricô, lã merino, e muito mais...
Sem mais demoras deixo-vos com a Márcia!
"Quando recebi o convite da querida amiga Inês demorei um pouco a responder pois fiquei sem saber bem que receita da minha mãe poderia levar à rubrica. As receitas das nossas mães são sempre as melhores , que nos dão conforto e nos reportam à infância! Penso que é por levarem um ingrediente secreto: o Amor!!
“O que poderei fazer?”, pensei então. O seu famoso assado misto com batatas no forno e que faz as delícias de todos, as queijadas de leite que ela faz pelo Natal porque são as favoritas da neta ou as queijadas de coco que são as preferidas dos netos e genro? Acabei por me decidir pelo seu Arroz Doce pois é uma sobremesa que a minha mãe faz questão de levar para qualquer festa/reunião familiar e que tem a certeza ser do agrado geral.
Bem sei que toda a gente sabe fazer arroz doce, mas a receita da minha mãe é diferente de todas as que tenho visto, pois o arroz não é cozido em água.
Ingredientes:
- 1 chávena de arroz (carolino, de preferência, ou próprio para arroz doce)
- 1 l de leite (gordo ou meio-gordo)
- 3 cascas de limão
- umas pedrinhas de sal
- 5 gemas
- 1 e ½ chávenas de açúcar
- 1 colher de sopa (de mãe!!!) de manteiga
Coloca-se o arroz num recipiente com água e deixa-se ficar pelo menos 1 hora. Passa-se depois este arroz por várias águas.
Leva-se o leite ao lume com as cascas de limão e as pedrinhas de sal. Quando começar a ferver, vaza-se lá o arroz e deixa-se cozer durante 15 minutos, mexendo de vez em quando para não queimar. Apaga-se o lume, tapa-se o tacho e deixa-se repousar por 10 minutos.
Batem-se as 5 gemas com o açúcar e a manteiga até formar um creme.
Vão-se deitando colheradas deste creme no arroz, mexendo bem entre cada adição.
Leva-se, de novo, o tacho ao lume para cozer as gemas. Vai-se mexendo sempre com a colher de pau até o arroz apresentar uma consistência cremosa.
Vaza-se numa travessa e enfeita-se com canela a gosto."
Obrigada Márcia por esta tua deliciosa partilha, que aqui me deixou de água na boca, já que adoro arroz doce!
Como não podia deixar de ser aqui temos mais uma receita aprovada pelo Comidas da mamã. :)
Podem ver a primeira participação desta rubrica, que foi da Elisabete do blogue Cozinha sem segredos, que nos trouxe a receita dos Torresmos de Entrecosto,
aqui.
Daqui a 15 dias iremos ter nova participação, por isso não percam!