O diário da Inês

segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Pizzaria do Bairro

Já conhecia este espaço presente no Cais do Sodré, foi então uma agradável surpresa ver que agora também estavam presentes no Amoreiras.
As opções de pizzas são vastas, mas vai depender um pouco da saída que estiverem a ter na hora. A massa é fina e os toppings variados e de qualidade. No entanto a sensação com que fiquei foi que a minha experiência no espaço presente no Cais do Sodré foi muito melhor, pelo menos lembro-me de ter ficado muito mais satisfeita do que desta vez, mas pode ter sido um acaso ou posso ter sido atraiçoada pela memória...

Morada: Centro Comercial Amoreiras, Avenida Engenheiro Duarte Pacheco, Piso 1, Lisboa



Pizzaria do Bairro Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

domingo, 29 de novembro de 2015

Frango com caril e amêndoas

Gosto de caril, é uma descoberta ainda relativamente recente e acho que um frango de caril calha sempre bem, seja para comer em família ou para cozinhar quando se tem visitas. Se juntarmos amêndoas ainda fica melhor!
Esta receita foi feita na bimby mas também dá para fazer num tacho, claro que com as devidas alterações.

Ingredientes:
- 2.5 colheres de sopa de pó de caril
- 1 colher de sopa de vinagre
- 100gr de polpa de tomate
- 1 pitada de açafrão
- 1 pitada de gengibre em pó
- 50gr azeite
- 300gr cebola
- 3 dentes de alho
- 800gr de frango, cortado em pedaços pequenos
- sal, q.b.
- 3 paus de canela
- 250gr de leite de coco
- 100gr de amêndoas, torradas e picadas

Modo de preparação:
Coloque num recipiente o pó de caril e o vinagre, e desfaça até ficar com a consistência semelhante a uma papa. Reserve.
De seguida coloque no copo a polpa de tomate, o açafrão, o gengibre, a papa de caril e programe 1 min/vel 4. Retire e reserve.
Depois coloque no copo o azeite, a cebola, o alho e triture 10 seg/vel 7, para que fique tudo bem homogéneo. 
Adicione o frango, o sal e programe 7 min/100°C/Velocidade inversa/vel Colher de pau.
Por fim adicione os paus de canela, o caril reservado, o leite de côco e programe 13 min/90°C/Velocidade inversa/vel Colher de pau.
Para dar o toque final polvilhe com amêndoa picada.



Fonte: http://www.mundodereceitasbimby.com.pt/rezepte/caril-de-frango/222783

sábado, 28 de novembro de 2015

Comidas da mamã - Bolinhos de azeite

Aqui por casa somos fãs de bolos secos, sabem bem a qualquer hora, e se não os comermos logo podem durar muito tempo sempre saborosos. Assim, a minha mãe vai sempre experimentado novas receitas de bolos/biscoitos.

Ingredientes:
- 3 ovos
- 140gr de açúcar
- 100ml de azeite
- 400gr de farinha
- 1 gema + 1 colher de sopa de leite
- açúcar para polvilhar os bolos

Modo de preparação:
Deite a farinha numa tigela, abra um buraco ao meio e deite os ovos, o azeite e o açúcar. Envolva todos os ingredientes até obter uma massa moldável, e molde pequenas bolas de massa. Misture a gema com o leite e use esta mistura para pincelar os bolos. Polvilhe com açúcar e leve ao forno a 180º cerca de 10 a 12 minutos num tabuleiro forrado com papel vegetal. 
O tempo de cozedura vai depender do tamanho dos bolos que fizerem.



sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Tag - Conhecendo Novos Blogs

Antes de começar a responder a estas questões que vos vão permitir ficar a conhecer mais um pouco de mim, tenho que agradecer à cozinha100segredos pela nomeação e por me permitir dar-me um pouco a conhecer. Por isso aqui vão as minhas respostas!

1 - O que te levou a começares o teu blog?
Em 2012 quando tive que ir viver uns meses para Plymouth na Inglaterra, a minha irmã e alguns amigos pediram para eu arranjar uma forma de ir contando como corriam as coisas por lá. Assim nasceu o blog e o nome "O diário da Inês". Todos os dias, enquanto lá estive, escrevia o que tinha feito, visto, comido... Quando voltei para Portugal o blog ficou sem sentido, até que me lembrei que como sou uma pessoa que gosta muito de comida, podia começar a falar de comida, dar opiniões sobre os restaurantes onde ia. Depois comecei a publicar alguns pratos que fazia, sítios que visitava... Mais recentemente comecei a publicar receitas que a minha mãe faz e como vejo que essas receitas são bastante apreciadas, comecei a publica-las sempre que possível.

2 - O que de melhor o blog trouxe para a tua vida, e porquê?
Deu-me a conhecer novos blogs e pessoas muito simpáticas, que ainda que não as conheça pessoalmente sinto que as conheço um pouco. Traz-me também alegria sempre que sinto algum reconhecimento por algo que fiz ou escrevi.

3 - Como concilias a tua vida pessoal com o Blog?
Por vezes não é fácil, e uma vez por outra o blog lá fica para trás. Depois quando tenho mais algum tempo, escrevo como se não houvesse amanhã e agendo textos atrás de textos. Por vezes quando fica mais complicado escrever deixo atrasar tanto as coisas que já dei por mim a dar opiniões sobre restaurantes que entretanto já fecharam.

4 - Onde encontras inspiração?
Nas receitas que vou vendo em outros blogues, ou em vídeos, ou por vezes também tem que ver com o que me apetece comer.

5 - O que te motiva para criares conteúdo do teu blog?
É o próprio dia a dia e o que me rodeia.

6 - Até que ponto o Blog é apenas um hobby, ou melhor, vês no teu Blog como um segundo trabalho?
O Blog é mesmo só um hobby, apesar de gostar de partilhar receitas (tanto as minhas, como as da minha mãe, tenho que realçar que todas as receitas cujo título são comidas da mamã é porque foi a minha mãe que fez), os passeios que dou e temas afins, estas temáticas em nada se relacionam com o que faço profissionalmente.

7 - Onde pretendes chegar com o Blog (perspectivas futuras)?
Não tenho assim nenhuma pretensão de chegar muito longe, mas claro que gostava que as pessoas que me seguem continuem a seguir e que mais pessoas me comecem a seguir no futuro. Tenho clara noção que nunca serei a Pipoca mais doce dos blogues que falam das coisas que eu falo! :)

8 - Quais são os teus top 5 de essenciais na cozinha, aquilo que não pode faltar (despensa, frigorífico ou congelador)?
Ovos, pão, um doce (qualquer coisa para um momento de necessidades), manteiga e cereais. Estes são essenciais à sobrevivência, todos os outros necessários para cozinhar posso comprar quando decido o que quero cozinhar. :)

9 - Caso tivesses a oportunidade de ter uma conversa (calma e serena) com alguém que te diz muito nestas andanças da blogosfera, quem seria e porquê?
Não consigo eleger ninguém em particular, mas se pudesse fazia uma super festa com montes de gente (o contrário de conversa calma e serena) onde podíamos ter conversas interessantes entre todos.

10 - Qual o teu guilty pleasure gastronómico?
Não tenho nenhum em particular, sou terrivelmente gulosa, mas também adoro salgados. Sou capaz de fazer refeições só com base nas entradas e nas sobremesas, saltando desta forma os pratos principais! 

Não vou desafiar ninguém a particular para responder a estas questões, mas quem quiser responder esteja à vontade, que eu agradeço! :)

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Comidas da mamã - Tarte de coco

E viva o coco que é uma maravilha da natureza! Outra maravilha, embora não da natureza, é esta tarte de coco que é de comer e chorar por mais.

Ingredientes:
Para a massa:
- 2 chávenas de farinha
- 3 colheres de sopa de manteiga fria
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 3 colheres de sopa de água gelada
- 1 colher de café de fermento

Para o recheio:
- 1 chávena de açúcar
- 200ml de leite de coco
- 100gr de coco ralado
- 3 ovos

Modo de preparação:
Para a preparação da massa misture todos os ingredientes muito bem e amasse com a ponta dos dedos.
Para fazer o recheio, bata muito bem todos os ingredientes, até obter uma mistura homogénea. 
Numa forma de tarte forre o fundo e as laterais com a massa e coloque o recheio no meio. Levar a forno pré-aquecido a 180º até estar cozida.  Depois de cozida podem polvilhar com açúcar em pó.





quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Bala Burritos

Para quem gosta de comida Mexicana, mais precisamente de burritos este é o spot a não perder numa visita ao centro comercial Amoreiras.

Eu optei pelo menú burrito composto por burrito, nachos, molho à escolha, água chá ou limonada que custa 7.20€ e fiquei bastante satisfeita. 
O burrito era composto pela tortilha, arroz, feijão, cebola marinada, coentros, e escolhi como opções a carne de frango, queijo e molho meio picante. A combinação ficou muito boa, os ingredientes são de qualidade, o tamanho é mais que bom (se tomarem bem o peso ao burrito, é impressionante o peso que tem), ou seja, foi uma boa experiência e que não me importo de repetir. 
Os nachos também são bastante agradáveis.

Morada: Centro Comercial Amoreiras, Avenida Engenheiro Duarte Pacheco, Piso 1, Lisboa





Bala Burritos Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

terça-feira, 24 de novembro de 2015

Comidas da mamã - Almôndegas de peixe

Embora o povo português seja conhecido por consumir muito peixe, e agora até saíram uns estudos a dizer que os hábitos alimentares dos portugueses são nocivos para os oceanos, na verdade ainda há muita gente, principalmente crianças que não simpatizam com o peixe. Eu sou uma dessas pessoas, se me derem peixe cozido eu nem gosto, mas se o peixe for cozinhado de maneiras diferentes (e se não tiver espinhas então ainda melhor) sou a primeira a querer comer e por norma gosto bastante. 
E é nestas formas diferentes de cozinhar peixe que se inserem as almôndegas de peixe que ficam óptimas.

Ingredientes:
Para as almôndegas:
- filetes de pescada crua bem picada
- 1 ovo
- 1 colher de farinha
- 1 cebola picada
- folhas de espinafres escaldadas e picadas
- salsa picada q.b.
- sal e pimenta q.b.

Para o molho:
- cebola picada
- alho picado
- tomate picado
- salsa picada
- folha de louro
- azeite q.b.

Modo de preparação:
Juntar todos os ingredientes para fazer as almôndegas e misturar bem, podem levar ao frigorífico durante algum tempo para facilitar a moldagem das almôndegas. Moldar as almôndegas e colocar a cozer num tacho onde colocaram todos os ingredientes para o molho. 
Podem acompanhar com puré de batata.





segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Garden Burger

Diz que esta é uma das mais antigas hamburguerias da cidade, e quem a conhecia antes da remodelação do centro comercial recorda o antigo espaço com algo saudosismo. Eu como não conhecia antes não vou opinar sobre o espaço, sei que agora é um espaço de restauração de centro comercial como todos os outros presentes em centros comerciais. 

Nesta hamburgeria pedimos um hamburguer base e depois pagamos ingredientes extra se estivermos interessados. Por um lado é uma boa opção pois permite que a pessoa construa o seu próprio hambúrguer, por outro lado pode levar a que fique mais caro que o que se pretende. Eu pedi o Mush Burger que é um hambúrguer com cogumelos frescos, e depois pedi alface, tomate e queijo como ingredientes extra. O pão do hambúrguer parece pão de leite, penso que é pão tipo brioche, e para mim foi o único ponto interessante e positivo do que pedi para comer. Tudo o resto, da carne aos cogumelos, achei tudo banal, nada me impressionou. Agora que é interessante este pão com os restantes ingredientes lá isso é.

Depois também tive um pequeno percalço, esqueceram-se de colocar os cogumelos no meu hambúrguer e tive que lá voltar para os pedir, coisa que foi prontamente feita e acompanhada de vários pedidos de desculpa.

Não experimentei os batidos, os quais tenho ouvido falar muito bem, talvez tenha sido isso que faltou para me impressionar. Fica então para uma próxima vez.

Morada: Centro Comercial Amoreiras, Avenida Engenheiro Duarte Pacheco, Piso 2, Lisboa




Hambúrguer com cogumelos, alface, tomate e queijo



Garden Burger Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

domingo, 22 de novembro de 2015

Pão Bimby

O que será melhor que um belo pão quentinho com manteiga? Para mim isto é das melhores coisas que me podem dar. O problema é que mesmo conseguindo comprar o pão quente no supermercado, quando chego a casa já levo sempre o pão frio. Assim, resolvemos experimentar uma receita de pão da bimby.

Ingredientes:
- 300 gr de água
- 2 colheres de chá de sal
- 500 gr de farinha
- 5 gr de fermento de padeiro seco, (½ saqueta)

Modo de preparação:
Coloque no copo a água e o sal e aqueça 2 min/37°C/vel 2.
Adicone 250 gr de farinha e o fermento e misture 8 seg/vel 6.
Adicione os restantes 250 gr de farinha e amasse 2 min/vel Espiga. Deixe levedar num local morno e leve ao forno pré-aquecido a 180°C cerca de 30 minutos.

O nosso pão depois de frio ficou com uma consistência indicativa de que não o deixamos levedar o suficiente, por isso arrisco a dizer que devem deixar a massa levedar durante algumas horas. Usámos uma forma de bolo inglês para cozer o pão, daí ele ter esta forma quadrada.


Fonte: http://www.mundodereceitasbimby.com.pt/receitas/5625/pao-saloio.html

sábado, 21 de novembro de 2015

Comidas da mamã - Marmelada

Quem não gosta de marmelada que levante a mão! Acredito que não sejam muitos os que levantaram a mão. Eu confesso que para comer com pão até não como assim muita, mas como cortada às fatias assim em jeito de sobremesa após as refeições.

Passemos então à receita.
Arranjar os marmelos, retirar o caroço mas manter a casca e cortar em pedaços pequenos. Por cada kg de marmelos arranjados juntar 700gr de açúcar amarelo.
Colocar num tacho os marmelos, o açúcar e um pouco de água para derreter o açúcar. Deixar cozer até ficar muito bem cozido e ir mexendo ao longo da cozedura. 
Passar com a varinha mágica. Dividir em taças, cobrir com papel vegetal e colocar ao sol para a marmelada ficar bem sequinha.



sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Hamburgueria do Largo

Hoje tenho uma sugestão de restaurante em Vila Franca de Xira. 
Uma noite em que íamos ver um espectáculo a Vila Franca de Xira decidimos ir um pouco mais cedo e jantar por lá, levávamos em mente ir a um centro comercial e comíamos qualquer coisa. Só que surpresa, surpresa, o centro comercial que lá existia está fechado e nós não sabíamos, mas ainda bem que assim foi, pois permitiu que ficasse a conhecer a Hamburgueria do Largo.

O espaço é giro e bem decorado, reabriu recentemente e com algumas novidades na carta, como é o caso do hambúrguer do chefe que tem uma excelente combinação de ingredientes, todos eles de alta qualidade, com uma carne boa, em suma um excelente hambúrguer. 
Eu optei por algo mais leve mas igualmente bom, o hambúrguer de frango, que mais não é que um bom bife de frango mas que junto com o bacon e o molho de mostarda fica uma delícia.
O molho da casa é de alho, é bom, e é uma opção que podem pedir para comer com as batatas fritas que também são bastante boas. 
Infelizmente, e como estávamos à pressa para ir para o espectáculo, não tivemos oportunidade de provar as sobremesas.

A rapariga que nos atendeu embora assoberbada de trabalho foi sempre extremamente simpática e eficiente.
Assim, se forem para os lados de Vila Franca de Xira, este é um restaurante que eu recomendo e que garanto que saem de lá satisfeitos a um bom preço.

Morada: Rua Pedro Victor, 114, Vila Franca de Xira (em frente aos CTT)


Hambúrguer do chefe (160gr de carne de vaca, queijo chèvre, geleia de morango e maionese)

Hambúrguer de frango (bife de frango, bacon e molho de mostarda)

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Amor aos pedaços

Já tinha visto espaços desta cadeia noutros centros comerciais e já tinha reparado que os bolos tinham um aspecto para lá de maravilhoso, mas nunca tinha calhado a experimentar.

Um fim de semana, combinámos de nos encontrar para lanchar com uma prima minha no centro comercial Colombo e lá fomos parar ao Amor aos pedaços. 
Os bolos têm todos tão bom aspecto o que torna a escolha muito difícil, mas lá nos decidimos. Os bolos são vendidos ao peso e é aqui que a porca torce o rabo, aquilo fica caro para xuxu, mas caro mesmo, tão caro que a mim até me parece mal, aliás os bolos só não me caíram mal porque felizmente não fui eu que os paguei, ainda assim senti-me afrontada!

Agora tenho que dizer que os bolos são bons, mas mesmo muito bons, de uma qualidade incrível. São de comer e chorar por mais, chorar de tão bons que são, mas também pelo preço que custam não dá mesmo para rir...

Morada: Centro Comercial Colombo, Avenida Lusíada, Piso 2, Loja 2.028A, Lisboa






Amor aos Pedaços Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Comidas da mamã - Torta Holandesa

Este é um doce que se vê muito nos blogues brasileiros mas que para se fazer em Portugal temos que encontrar ingredientes alternativos, pois a receita original feita no Brasil leva ingredientes que não se encontram à venda em Portugal. Mas ficou uma receita bem catita e saborosa.

Ingredientes para o creme claro:
- 1 lata de leite condensado
- 200ml de leite
- 3 gemas
- 3 folhas de gelatina + 1 colher de sopa de água para derreter as folhas de gelatina
- 1 pacote de natas em chantilly

Ingredientes para o creme de chocolate:
- 1 pacote natas
- 100gr de chocolate picado

Ingredientes para a base e lateral:
- bolacha Maria + 100gr de manteiga derretida (base)
- bolachas com chocolate (lateral)

Modo de preparação:
Levar ao lume em banho-maria o leite condensado, o leite e as gemas até engrossar, e juntar a gelatina. Depois de frio juntar o chantilly.
Para fazer o creme de chocolate é levar ao lume em banho-maria as natas com o chocolate.
Para a base juntar a bolacha Maria reduzida a pó com a manteiga derretida até obter uma massa moldável.
Para a montagem da torta Holandesa, no fundo de uma forma redonda de aro amovível colocar a massa de bolacha Maria e levar ao frio até solidificar. De seguida na lateral colocar as bolachas com chocolate. Por cima da bolacha Maria ralada colocar o creme claro e vai novamente ao frio até solidificar. Por fim colocar por cima o creme de chocolate. Finalmente, levar ao frio para solidificar tudo, desenformar e servir!