Antes de vir morar para o Porto confesso que nem conhecia este bolo. Depois de vir para cá fiquei a conhecer, mas duvidei da sua qualidade e das primeiras vezes que provei nem lhe achei grande graça, culpa dos sitios onde comi. Até que um dia provei um jesuíta verdadeiramente bom e fiquei fã. Um dia destes resolvi experimentar a fazer pois pareceu-me não ser muito complicado. Não ficaram perfeitos, mas ficaram bem saborosos. A quem tiver jeito e paciência para fazer a massa folhada aconselho que o faça pois os bolos irão ficar com a massa mais crescida e folhada e como tal melhores.
Ingredientes:
- 1 embalagem de massa folhada
- 1 clara de ovo
- açúcar em pó q.b.
- 3 gemas de ovos
- 75 g de açúcar granulado
- 75 g de água
- casca de limão
Modo de preparação:
Numa taça coloque a clara e vá juntando o açúcar em pó aos poucos e mexendo até obter um creme branco, espesso o suficiente para cobrir os jesuítas mas que não escorra para os lados.
Num tacho coloque a água, o açúcar granulado e a casca de limão e leve ao lume. Mantenha em lume brando após ferver mais 5 minutos, ou tempo para fazer calda. Deixe arrefecer para não cozer as gemas. Adicione as gemas em fio e vá misturando. Leve novamente ao lume até que o creme de ovo esteja grosso.
Corte a massa folhada em triângulos. Coloque doce de ovo em cima de metade dos triângulos, cubra com os restantes triângulos de massa folhada. Por cima cobrir (cerca de 1-2 cm de espessura) com o creme feito com a clara e o açúcar em pó. Leve ao forno, pré-aquecido a 180º, na segunda calha do forno a contar de baixo, durante cerca de 20 minutos, ou até que a massa esteja folhada e o creme de clara mais açúcar esteja com uma cor dourada.