O diário da Inês

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

Lombos de salmão com broa e molho de limão, mostarda e mel

Já tinha esta receita aqui guardada há imenso tempo para experimentar. Como a minha lista é imensa, há receitas que acabam por ficar esquecidas. Mas, no outro dia, lembrei-me de pesquisar por receitas com salmão e foi assim que depois de tanto tempo ela viu a luz do dia. Pena ter levado tanto tempo a experimentar pois é bem simples e boa, sem dúvida a repetir! A receita foi retirada do blogue Prato Caseiro.

Ingredientes para o lombo: 
  • 6 lombos de salmão
  • 1/2 broa de milho
  • 4 dentes de alho
  • 1 raminho de salsa

Ingredientes para o molho:
  • sumo de 1 limão médio
  • 1 colher de sopa de mostarda
  • 1 colher de sopa de mel
  • 1 colher de chá de azeite
  • salsa picada q.b.

Modo de preparação do salmão:
Num processador de alimentos coloque a broa, o alho e a salsa e triture.
Coloque o salmão na Actifry 2 em 1, cubra com a broa, compacte a broa usando uma colher e programe para a opção peixe que são 8 minutos. Também se pode fazer no forno, nesse caso deixar até que a broa ganhe cor e o peixe esteja cozinhado.

Modo de preparação do molho:
Enquanto o peixe cozinha prepare o molho. Numa taça, ou num frasco (que vai permitir fechar e agitar) misture o sumo de limão, a mostarda, o mel, o azeite e a salsa.
Sirva o salmão regado com este molho.



quinta-feira, 13 de agosto de 2020

Doce de tomate

Gosto muito de doce de tomate, mas nunca me atrevi a fazer, primeiro porque sempre tive quem me o desse já feito (melhor impossível, não?), segundo porque achava muito trabalhoso de fazer. O ter que mexer constantemente e os imensos salpicos desmotivavam sempre! Há dias deram-me imensos tomates e foi aí que me pensei: e se eu fizer doce de tomate na Bimby? Se depressa o pensei, mais rápido o fiz. Ficou perfeito e sem dar trabalho nenhum!
Por isso já sabem se tiverem muitos tomates e Bimby é aproveitar e fazer doce de tomate. Se não tiverem Bimby sempre dá para fazer no fogão, mas com as condicionantes que referi acima! 

Ingredientes:
  • 800 g de tomate sem peles, nem sementes e bem escorrido
  • 350 g de açúcar amarelo
  • 2 paus de canela

Modo de preparação:
1. Coloque no copo da Bimby o tomate e o açúcar. Programe 5 seg / vel 6.
2. Junte os 2 paus de canela e programe 20 min / 100º / vel 2 / colher inversa.
3. Retire o copo de medida, coloque o cesto por cima da tampa para evitar salpicos e programe 15 min / varoma / vel 2 / colher inversa.
4. Se for necessário para atingir a consistência desejada, no meu caso foi, volte a programar 10 min / varoma / vel 2 / colher inversa, mas mantendo alguma vigilância.

Nota: Os tomates que estão na foto, foram colocados ali apenas para a foto, não são de todo os mais indicados para fazer doce.
Coloquei o doce em frascos esterilizados. Para esterilizar basta ferver os frascos e tampas, deixar secar, colocar o doce quente dentro, fechar bem e deixar arrefecer virado de cabeça para baixo!




quinta-feira, 6 de agosto de 2020

Mousse de bolacha

O facto de estar calor não me faz deixar de ser gulosa, apenas me faz procurar receitas que não precisem de ir ao forno, como é o caso desta mousse de bolacha. Não rende muito, mas é muito saborosa e intensa, por isso também não é necessário comer muito de cada vez! 

Ingredientes:
  • 200 g de bolacha Maria
  • 100 g de açúcar
  • 40 g de manteiga sem sal derretida
  • 5 ovos
  • 3 colheres de sopa de leite

Modo de preparação:
Separe as gemas das claras. Coloque as claras numa taça onde possam ser batidas em castelo e as gemas numa taça que possa ir a banho-maria.
Às gemas junte 80 g de açúcar, a manteiga derretida e o leite e misture bem com uma vara de arames. Leve a banho-maria enquanto mexe bem até que o creme faça "estrada" no fundo da tigela. Retire do lume e deixe arrefecer.
Reduza as bolachas a pó (eu usei a bimby, mas podem usar outro processador de alimentos, um almofariz...), reserve 3 colheres de sopa de bolacha para a decoração e junte a restante ao creme das gemas de ovo.
Incorpore as claras batidas em castelo, coloque numa taça grande ou em taças individuais (como eu fiz) e leve ao frigorífico algumas horas, de preferência de um dia para o outro.
Servir polvilhado com a bolacha em pó que foi reservada.