O diário da Inês

sexta-feira, 29 de setembro de 2023

Petiscaria Casa

Este verão estive uns dias de férias por Sintra e na altura fiz uma pesquisa de sitios giros perto do hotel onde ia ficar, um dos sitios que surgiu na minha pesquisa foi a Petiscaria Casa.
Este é um restaurante onde a bem da verdade nem precisamos de nos distrair com nada enquanto se espera pela comida, é tão giro e cheio de pormenores que nos basta ir olhando para as paredes e tetos. Podemos ver desde panelas e panelas de pressão a fazer de candeeiros, dezenas de pratos diferentes e giros nas paredes e várias outras coisas que podem ver nas fotos, mas que na verdade aconselho a que vejam pessoalmente. 
O menu é também ele irresistível, apetece provar tudo, mas infelizmente fomos lá num dia em que não tínhamos muito apetite. Assim, ficámo-nos pelas entradas e 1 prato principal, nem sobremesa conseguimos pedir, o que é uma pena pois haviam várias opções bem apetecíveis. 
Quando se chega à mesa temos logo o couvert cheio de coisas boas, entre elas umas cenouras à algarvia ou pelo menos com um tempero muito parecido.
De entradas pedimos uns croquetes de carne e umas tiras de choco frito, ambos muito bons, mas as tiras de choco estavam fantásticas.
De prato principal pedimos uma carne de porco grelhada, super tenra e boa que vinha acompanhada de umas gulosas migas e um esparregado muito bom.
O atendimento é simpático e não foi muito demorado. O melhor é fazer reserva antes de irem. 

Morada: Rua Dom António Correia de Sá 2, Sintra














segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Frango cremoso

Um dia em que fui lanchar a um café que tem um quiosque de venda de revistas não resisti a comprar uma TeleCulinária de batch cooking para ver se me ajudava a ter ideias e me facilitava a vida na cozinha. No fim descobri que não era bem aquilo que eu estava a pensar que seria, mas não deixa de ser uma revista com 100 receitas, muitas delas simples e com grande potencial para agradar a todos aqui por casa. Este frango cremoso foi a primeira que experimentei e por aqui deixou fãs! 


Ingredientes:

  • 600 g de frango cozido desfiado
  • 200 g de milho
  • 300 g de queijo mozzarella ralado
  • 150 g de queijo creme
  • 250 ml de natas
  • 25 ml de azeite
  • 1 cebola
  • 2 dentes de alho
  • 1 colher de sopa de manteiga
  • sal e pimenta q.b.

Modo de preparação:
Num tacho coloque o azeite, cebola e alhos picados e leve ao lume até que se apresentem translúcidos. Junte o frango desfiado e cozinhe por mais 2 minutos, tempere com sal e pimenta.
Num processador de alimentos (bimby, liquidificador, ou até mesmo a varinha mágica) coloque as natas, o queijo creme, metade do queijo mozzarella, a manteiga, o milho e triture tudo muito bem. Junte este preparado ao frango e deixe cozinhar por mais 5 minutos.
Coloque o frango num tabuleiro de ir ao forno barrado com manteiga e cubra com o restante queijo mozzarella e leve ao forno até que fique bem dourado.


Fonte da receita: TeleCulinária especial edição nº 89


terça-feira, 19 de setembro de 2023

Capricciosa Doca de Santo Amaro

Ainda por Lisboa, outro restaurante que estava nas listas de restaurantes kids friendly, era a pizzaria Capricciosa na Doca de Santo Amaro que além de ter um mini parque infantil para os miúdos se entreterem também oferece lápis para colorir, uns desenhos e uma tatuagens daquelas que se colam e com as lavagens vão desaparecendo.
No menu têm também opções para crianças. Nós pedimos uma pizza do menu de crianças, um pão de alho que era do tamanho de uma pizza, uma outra entrada que consistia em massa de pizza enrolada com queijo e fiambre, era para ser salame picante, mas nós pedimos para substituir por fiambre. Pedimos também uma pizza bolonhesa. 
Tudo muito bom e acima de tudo tivemos a criança sempre entretida e divertida. 

Morada: Doca de Santo Amaro, Calçada Santo Amaro Armazém 8, Lisboa





sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Bolachas de laranja com pepitas de chocolate - Parece que ele também cozinha

Quem é fã de bolachas ponha o dedo no ar? 
Eu adoro e estas são perfeitas, molinhas por dentro, daquelas que se desfazem na boca. 
São feitas na Bimby para ser mais fácil, mas também facilmente as fazem sem ser na Bimby.
A receita veio do blogue A Casinha das Bolachas, que infelizmente está parado, mas ainda assim está cheio de receitas boas que podem consultar.

Ingredientes:
  • 1 ovo
  • 1 gema
  • raspa de 1 laranja
  • 300 g de farinha
  • 1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
  • 150 g de manteiga
  • 100 g de açúcar branco
  • 125 g de açúcar amarelo
  • 300 g de pepitas de chocolate

Modo de preparação:
1. Coloque no copo da Bimby a casca da laranja e programe 30 seg/vel 5-7-10. Se necessário puxar tudo para baixo e repetir o procedimento para que fique tudo completamente ralado. 
2. Junte a manteiga e os açúcares e programe 30 seg/vel 4.
3. Adicione o ovo e a gema e programe 15 seg/vel 4.
4. Junte a farinha e o bicarbonato e misture 15 seg/ vel 6.
5. Envolva agora as pepitas usando a espátula.
6. Coloque bolas de massa num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal e leve ao forno, a 180º, cerca de 12 minutos, ou até que se apresentem douradas.
7. Colocar a arrefecer em cima de uma grelha (quando saem do forno ainda estão muito moles, só depois de frias endurecem por fora).




terça-feira, 12 de setembro de 2023

Ramen Shifu

Este verão na ida para o Alentejo resolvemos passar uns dias em Lisboa em modo turismo. Fiz uma pesquisa sobre restaurantes que fossem engraçados para visitar com crianças e o Ramen Shifu apareceu em várias das listas que consultei, isto porque tem um robô com cara de gato que fala e anda pelo restaurante a transportar a comida. Para além disso também oferecem um conjunto de cartas com personagens do Pokémon. Outra coisa a que a minha filha achou particular graça foi terem dado babetes para todos nós, o que é bem pensado porque por vezes comer ramen pode dar em pingas na roupa.
Quanto ao atendimento fomos atendidos por uma rapariga muito simpática que falava português e um rapaz que só falava inglês. Os restantes funcionários não percebi se falavam português ou não.
A comida, com tanta escolha apetitosa o difícil é escolher. Nós éramos 3 adultos e 1 criança e optámos por pedir 3 entradas, 3 pratos e 2 sobremesas. Gostei muito das entradas e do arroz frito, sendo que o ramen já comi melhores. As sobremesas também gostámos muito.
O melhor é fazer reserva, nós fizemos e chegamos cedo e mesmo assim encheu muito rápido. 

Morada: Rua Luciano Cordeiro 104, Lisboa