O diário da Inês

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Update!

Ainda não estou a voltar em força mas estou quase, já tenho quase tudo em ordem, em breve terei acesso a uma net mais estável e por isso conto voltar ao ritmo habitual ou o mais próximo possível do habitual. É que antes encontrava-me a trabalhar a partir de casa o que me permitia gerir o tempo de forma muito mais livre e dedicar-me muito mais ao blogue. Agora vou voltar a trabalhar fora de casa o que já não me vai permitir a liberdade que tinha antes... Vamos ver se consigo gerir tudo! :)
Vim só fazer um update em relação ao meu aniversário. Aqui tinha-vos dito que este ano não haveria bolo, mas parece que sem querer vos menti. É que fui surpreendida com este lindo e saboroso bolo.
Este ano recebi várias prendas relacionadas com a cozinha, para além de umas formas que tinha falta e que foram oferecidas por umas amigas, de umas bases para copos espectaculares também oferecidos por uma amiga, o meu namorado presenteou-me com esta linda batedeira (da foto). Há muito que queria ter uma batedeira destas para não ser obrigada a estar presa de batedeira na mão!
Assim com tanta coisa relacionada com bolos o natural era ir fazer um bolo, não? Não! É que o forno da casa para onde me mudei não tem grelha e enquanto não comprar uma não poderei fazer bolos (ler isto com voz de pesar, de muito pesar)!
Até breve... Pelo menos assim o espero!



quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Passatempo 4 anos do blogue O diário da Inês

Como o tempo passa a correr, parece que ainda ontem estava a ir para Inglaterra e a criar o blogue para contar as aventuras e desventuras, como já se passaram 4 anos. Entretanto a primeira temática do blogue deixou de existir a ajustei aos meus gostos, ou seja comidas feitas por mim, pela minha mãe, passeios, restaurantes que conheço e mais o que me apetecer ou não fosse este o meu diário! 
Para comemorar estes 4 anos de vida do blogue e agradecer a vossa presença ai desse lado vou sortear um  livro da Marisa Valadas o "À Descoberta de Novos Sabores". Este é um livro bem interessante, recheado de boas receitas e do qual eu já fiz uma receita inspirada numa lá publicada, podem ver aqui
Dou-vos a certeza absoluta de que é um livro que vão querer ter. Assim, para se habilitarem a ganhar o livro basta seguir as condições de participação descritas no passatempo.

Participem aqui e boa sorte a todos :)



sábado, 17 de setembro de 2016

Hoje quem faz anos sou eu :)

Pois é, mais uma aninho que passou e hoje é o meu aniversário!
Este ano não há bolo pois estou a meio de mudanças de casa, estou de volta ao Porto do meu coração.
Como tal e por esta mesma razão nos próximos tempos vou ter que me ausentar daqui do blogue e também das visitas aos vossos cantinhos. É que como imaginam mudar de casa ocupa o seu tempo e nestes primeiros dias também não terei net, quero tratar disso o mais rápido possível mas não sei quanto tempo ficarei sem net em casa.
De qualquer das formas e porque vocês são especiais no dia 21 de Setembro, dia do aniversário do blogue vai sair aqui uma surpresa para vocês que estão ai desse lado! :)



quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Comidas da mamã - Torta de frango

Hoje trago mais uma receita para gastar restos de frango assado ou outras carnes assadas que tenham sobrado. Podem também fazer do zero e usar atum ou outro peixe que gostem. Mas aqui em casa foi mesmo uma forma de gastar restos de frango assado. Esta receita é um empadão mas que é apresentado de forma diferente o que o torna perfeito para servirem restos até mesmo quando têm visitas! ;) 

Ingredientes:
  • 2 colheres de sopa de manteiga
  • 1 kg de batatas cozidas
  • 2 gemas
  • 1 colher de sopa de farinha
  • sal e pimenta q.b.
  • manteiga para untar
  • gema para pincelar

  • restos de frango
  • 1 cebola
  • 1 dente de alho 
  • linguiça
  • salsa
  • azeite
  • sumo de 1 limão
  • 1 colher de sopa de mostarda
  • pimenta q.b.
  • queijo ralado

Modo de preparação:
Num tacho colocar um fio de azeite, a cebola, o alho e a linguiça, tudo picado. Deixar cozinhar até a cebola ficar translúcida e juntar o frango desfiado, a salsa, a mostarda, o sumo do limão e temperar com pimenta. Deixar apurar de sabores. 

Cozer as batatas cortadas em pedaços em água com sal. Numa tigela colocar a manteiga, a farinha, a pimenta, as gemas e as batatas esmagadas ainda bem quentes. Amassar tudo muito bem. 
Sobre uma folha de papel vegetal barrada com manteiga, estenda a massa em formato de rectângulo e com uma espessura de mais ou menos 1 cm. Por cima coloque o recheio e o queijo ralado. Enrolar como uma torta e pincelar com gema de ovo. Levar ao forno até que esteja louro. 





terça-feira, 13 de setembro de 2016

O Alquimista

Fui a este restaurante por um acaso do destino pois o meu objectivo era ir a outro local que dizia estar aberto, mas que me fez bater com o nariz na porta. Depois dessa contrariedade lá fomos à procura de outro sitio aberto, o que a um domingo à noite em certas zonas pode ser complicado. Encontrámos este restaurante aberto e entrámos um pouco a medo devido à baixa pontuação dada na Zomato. 
Felizmente a experiência foi muito boa e das criticas que lhe são apontadas apenas sou obrigada a concordar com uma delas que é o preço um pouco elevado. De resto correu tudo muito bem, a menina que nos atendeu era muito simpática e preocupada. O próprio chef veio à mesa falar connosco e mostrar preocupação com o nosso bem estar. 
Ok, que a decoração não é arrojada como hoje parece ser moda na maioria dos espaços, mas é uma decoração normal, típica de antes das decorações da moda. É tudo bastante higiénico e a casa de banho estava impecavelmente limpa (coisa que aprecio muito em qualquer sitio a que vá).
Quanto à comida em si, as doses são generosas, o polvo estava super tenro, quase que se desfazia na boca. O bife também estava muito tenro, a faca até parecia que estava a cortar manteiga. A maminha era muito saborosa, mas infelizmente já não tão tenra como o bife. Tudo grelhado no ponto e a acompanhar com batatas fritas caseiras, o que muito aprecio. Outra particularidade que achei muito interessante foi o facto das batatas fritas virem sem sal. Depois trazem o saleiro e cada um tempera a seu gosto. Uma ideia que outros restaurantes deveriam adoptar, é que por vezes até se fica com os lábios a arder tal é o excesso de sal. As carnes para mim também estavam temperadas no ponto, o que para algumas pessoas pode significar que teriam pouco sal. 
Como as doses eram bem generosas e comemos entradas não fiquei com fome para comer sobremesa. Ao todo pagámos 16.30€/pessoa, o que não foi propriamente barato, mas foi este o restaurante que nos salvou num domingo à noite quando estava com um casal amigo que tem uma filha bebé!

Morada: Rua Mestre de Aviz, 7B, Oeiras, Lisboa




Sangria tinta

Entradas: pão e azeitonas

Entradas: queijo curado

Polvo à lagareiro

Bife de vaca grelhado com ovo estrelado e batata frita

Maminha grelhada com ananás grelhado e batata frita

O Alquimista Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Bolo 4 quartos de pêra, limão e canela

Até hoje nunca tinha participada na rubrica do ingrediente do mês do blogue da Marta, o Intrusa na Cozinha, mas neste mês de Setembro e sendo o ingrediente a pêra não podia deixar de participar.
Assim a minha sugestão é o famoso bolo 4 quartos, a base de bolo que serve para tudo, basta ter imaginação. Neste caso adicionei pêras, limão e canela.
Ficou um bolo relativamente pequeno mas bem guloso, o que ainda deu a sensação de ser mais pequeno pois voou num instantinho! 

Ingredientes:
  • 200 g de farinha
  • 200 g de açúcar
  • 200 g de manteiga
  • 4 ovos
  • sumo e raspa de 1 limão
  • 1 colher de chá de canela
  • pêras em quantidade a gosto para colocar por cima do bolo

Modo de preparação:
Bater a manteiga com o açúcar até formar um creme. 
De seguida adicionar um ovo de cada vez misturando sempre entre cada adição, só após o primeiro ovo estar totalmente incorporado na massa é que se mistura o ovo seguinte. 
Envolver a farinha, o sumo e raspa de limão e a canela, sem bater, mas de forma a que a massa fique bem misturada, por norma é até a massa começar a fazer bolhinhas. 
Numa forma de bolo inglês untada com manteiga e polvilhada com farinha colocar a massa. Por cima da massa dispor as pêras cortadas em quartos. 
Levar ao forno a 180º durante cerca de 30-40 minutos. 






sábado, 10 de setembro de 2016

Pastelaria Briosa - Coimbra

Sempre que vou a Coimbra lá acabo eu por ir à Pastelaria Briosa comer um belo de um pastel de Tentúgal e um pastel Briosa, que é igual ao de Tentúgal mas leva amêndoa o que ainda enriquece mais o já de si belo e delicioso recheio. Para além destes pasteis esta pastelaria tem muitos outros doces regionais, muitos à base de doce de ovos, que eu tanto adoro. Têm também outros bolos típicos como as cavacas os suspiros gigantes e um também gigantesco bolo rei.

Morada: Largo da Portagem, Coimbra.









sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Comidas da mamã - Bolo de Nestum de chocolate

Havia aqui por casa um stock de Nestum comprado na altura em que tinha o aparelho nos dentes, mas na altura acabei por não o consumir e nos últimos tempos também não me tem apetecido. Agora com a aproximação do prazo de validade e sendo que recebo as newsletters da Nestlé pensei que fazer um bolo seria uma boa solução para gastar o dito cujo. Era para ter sido eu a fazer o bolo, mas a minha mãe resolveu passar-me à frente e fez ela o bolo!

Ingredientes:
  • 2 chávenas de Nestum (neste caso chocolate)
  • 2 chávenas de farinha
  • 1 colher de sobremesa de fermento
  • 1 chávena de açúcar amarelo
  • 1 chávena de óleo
  • 1/4 de chávena de leite
  • 6 ovos

Modo de preparação:
Misturar todos os ingredientes muito bem e deitar o preparado numa forma com buraco previamente untada com manteiga e polvilhada com farinha. Levar ao forno a 180º cerca de 30 minutos, verificar se está cozido fazendo o teste do palito! 




quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Restaurante Sé Velha - Coimbra

Eu como boa foodie que sou gosto muitas vezes de pesquisar sobre o sitio onde comer antes de entrar. Mas em Coimbra infelizmente não o consegui fazer. Comprámos bilhete para visitar a Biblioteca Joanina e tínhamos menos de 1h para almoçar. Assim fomos a correr e entrámos no primeiro restaurante que nos apareceu à frente, que no caso foi o Restaurante Sé Velha. Ia pronta a pedir uma sandes mas o empregado que veio ter connosco à porta disse logo que podíamos pedir um prato que era igualmente rápido a sair e lá nos disse quais eram os pratos do dia. 
Pedimos a carne de porco assada no forno com a promessa de que rapidamente estaria à nossa frente. Não foi assim tão rápido quanto prometido mas ainda veio a tempo de conseguir almoçar na janela de tempo disponível. A carne estava boa, tenra, com bons temperos mas infelizmente vinha acompanhada de batata pré-frita.
O local por dentro é bem bonito com azulejos alusivos às tradições de Coimbra, fora do espaço também tem uma bela esplanada com vista para a Sé Velha. 
O preço é que não foi muito simpático, por dois pratos de carne, uma imperial e uma água pagámos 19.50€. O pior foi que me pareceu ter sido um preço feito ao calhas, não vimos preços do prato em lado nenhum e a conta foi feita de cabeça. Lamentavelmente com o tempo a escassear não tive tempo de tentar perceber o preço de cada coisa, por isso paguei e fui à minha vida!  

Morada: Largo Sé Velha 1, 3000-383 Coimbra






quarta-feira, 7 de setembro de 2016

Frango Tikka Masala

Gosto sempre de ter em casa coisas que me facilitem a vida naqueles dias em que tenho pouco tempo ou então pouca paciência, ou mesmo preguiça, que infelizmente é algo que me assola com alguma frequência! 
Ainda na gama das coisas fáceis e rápidas de preparar também estão os couscous que já tinha comido várias vezes mas nunca tinha feito em casa. Aliás a minha senhoria da casa onde vivi em Inglaterra jantava todos os dias couscous simples com queijo ralado por cima! :)
Assim sendo a receita, se é que se pode chamar receita, que vos trago hoje é mesmo para os dias em que estão com preguiça ou querem ter algo rapidamente pronto mas que vos saiba bem.

Ingredientes:
  • peito de frango
  • 1 frasco de molho Tikka Masala (gosto de ir a estes corredores dos produtos internacionais nos supermercados e volta e meia trago alguma coisa para experimentar)
  • azeite
  • couscous
  • sal e pimenta

Modo de preparação:
Cortar os peitos de frango em pedaços pequenos e levar a fritar numa frigideira com um pouco de azeite. Após 5 minutos adicionar o molho, mexer e deixar cozinhar durante 15 minutos.
Para fazer os couscous, em 250 g de couscous (dá para 3/4 pessoas) juntar 250 ml de água quente, temperar de sal e pimenta, misturar, tapar o recipiente e esperar 5 minutos.

E pronto em 20 minutos têm um prato cheio de sabor e sem ter trabalho nenhum! Quem não goste muito de picante não aconselho este molho pois é picante, mas existem outros nesta gama de sabores indianos e menos picantes.




terça-feira, 6 de setembro de 2016

Coimbra

"Coimbra é uma lição
De sonho e tradição"

Quem não conhece esta canção? Acho que já todos a ouvimos pelo menos uma vez na vida.
Eu contando com esta vez já foi a 3ª vez que visitei Coimbra de forma mais aprofundada, mas como das últimas vezes que o fiz ainda não tinha o blogue ou não escrevia sobre viagens no blogue, aqui estou eu desta vez para vos mostrar algumas das coisas bonitas que há para ver em Coimbra, e tantas que elas são.
Para além de outros encantos Coimbra é mais conhecida por ser uma cidade universitária, sendo esta a mais antiga de Portugal, foi fundada em 1290 por D. Dinis. Sendo que desde 22 de Junho de 2013 foi declarada Património Mundial da Humanidade pela UNESCO. A Biblioteca Joanina é para mim um encanto, é linda e não me canso de visitar. Infelizmente não tenho fotos pois é proibido fotografar lá dentro. E sabiam que dentro da biblioteca há morcegos a viver, morcegos esses que estão lá para comer os bichos que destroem os livros? Infelizmente também nunca vi nenhum desse pequenos habitantes pois nunca visitei a biblioteca de noite.
De resto para saberem um pouco do que há para ver em Coimbra vejam as fotos que se encontram legendadas, é melhor do que estar aqui a enumerar monumentos. :) Nas fotos falta-me a Sé Velha que nem sei bem porquê não tirei nenhuma foto!
Nos próximos dias irei falar sobre os sítios onde comi...

Mosteiro de Santa Clara-a-Velha


Quinta das Lágrimas

Portal e Janela neogóticos na Fonte dos Amores



Fonte das Lágrimas




Hotel Quinta das Lágrimas


Mosteiro de Santa Clara-a-Nova

Estátua da Rainha Santa Isabel no exterior do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova

Vista da parte exterior do Mosteiro de Santa Clara-a-Nova

Mosteiro de Santa Clara-a-Nova: Igreja da Rainha Santa Isabel



Claustros do Museu de Santa Clara-a-Nova




Estátua de D. João III no Paço das Escolas

Exterior da Biblioteca Joanina no Paço das Escolas

Paço das Escolas

Porta da Capela de São Miguel e Torre da Universidade de Coimbra - no Paço das Escolas

Paço das Escolas

Sala para onde saímos a partir da Biblioteca Joanina

Pormenor do tecto no interior da Capela de São Miguel

Órgão na Capela de São Miguel

Vista da Torre da Universidade para o Paço das Escolas

Vista da Torre da Universidade para o lado do rio Mondego

Vista da Torre da Universidade para a porta de entrada do Paço das Escolas

Sé Nova de Coimbra vista da Torre da Universidade




Sala das defesas de doutoramento e honoris causa




Sé Nova de Coimbra

Museu da Ciência

Aqueduto  de São Sebastião

Parque de Santa Cruz

Cascata no Parque de Santa Cruz

Igreja de Santiago

Igreja de Santa Cruz

Interior da Igreja de Santa Cruz




Estátua de Joaquim António de Aguiar no Largo da Portagem

Agência do Banco de Portugal

Antiga ponte de Santa Clara

Ponte Rainha Santa Isabel