O diário da Inês

sexta-feira, 29 de novembro de 2019

Polvo à lagareiro

Agora que comecei a cozinhar polvo em casa já ninguém me pára. É que tinha a ideia que seria algo difícil de cozer, para ficar naquele ponto de bem cozido, sem ser emborrachado. Mas agora que sei que é fácil vou fazer polvo bastantes vezes, já que sou uma fã assumida. 

Ingredientes:
  • polvo
  • cebola
  • batata doce
  • brócolos
  • azeite
  • dentes de alho

Modo de preparação:
Num tacho coloque o polvo e a cebola inteira e cozinhe em lume brando, durante 40 minutos.
Descasque as batatas, corte às rodelas grossas e coza em água temperada com sal juntamente com os brócolos.
Num tacho ou frigideira coloque azeite e os alhos esmagados e leve ao lume até os alhos começarem a fritar.
Após ter o polvo cozido separe as pernas e coloque num tabuleiro de ir ao forno, rodeado pelas batatas doces e brócolos. Regue com o azeite e alhos e leve ao forno, a 180º, durante uns 20 minutos. 

Nota: Podem reservar a água de cozer o polvo e uma parte do polvo e fazer o arroz cuja receita podem encontrar aqui.



quarta-feira, 27 de novembro de 2019

Nogueira's Porto

Já conhecia este restaurante de Lisboa, mas desde que abriu aqui no Porto que estava curiosa para também ir conhecer o espaço, já que a comida já sabia que iria ser boa.
Não sei se por em Lisboa ter ido à hora de almoço, podem ver o que escrevi sobre a minha visita aqui, e desta vez ter ido à noite, achei o restaurante no Porto muito mais elegante e requintado. De qualquer forma, em ambos, o ambiente é muito bom e o atendimento 5 estrelas.
Mas vamos à comida que é o mais importante.
Desta vez optámos por recusar o covert (que até era bastante tentador), porque queríamos pedir uma entrada, e já se sabe que a barriga não dá para tudo. Para entrada pedimos umas quesadillas, muito saborosas, carne e queijo, ou seja, uma bela combinação.
Para prato principal ele pediu entraña, um corte de carne que ainda não conhecíamos e eu pedi maminha. Ambas as carnes saborosas, mas a favorita foi mesmo a maminha, óptimo sabor e super tenra. Os acompanhamentos são pedidos à parte entre as seguintes opções, batata frita, arroz, salada ibérica, palitos polenta, feijão preto, legumes grelhados e assados, gratin dauphinois com bacon, salsa de abacaxi grelhado, puré de brócolos e frittata de jalapeños, queijo e bacon. Nós optámos pelas batatas fritas e feijão.
Para sobremesa a indecisão era alguma, mas optámos pelo choco loco, uma sobremesa bonita e boa.
Os preços são de gama média/alta mas podem optar por visitar numa ocasião especial. Convém fazer reserva para garantir lugar. 

Morada: Rua de Ceuta, 23, Porto




Beef quesadillas

Entraña (à esquerda) e maminha laminada (à direita)

Entraña

Maminha laminada

Feijão preto e batata frita

Choco loco (chocolate, praliné e bolacha crocante com caramelo)








Nogueira's Porto Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

segunda-feira, 25 de novembro de 2019

Copo 3

No Cartaxo foi-nos indicada uma Petiscaria e resolvemos ir experimentar. O espaço é bastante pequeno por isso aconselho que façam reserva.
A oferta de petiscos é grande e variada, o que nos dificulta a vida na hora de escolher. Acabámos por pedir 3 petiscos e 2 acompanhamentos. Como petiscos uns peixinhos da horta para ele, eu não posso comer que tenho alergia ao feijão-verde, uns ovos mexidos com farinheira e cogumelos frescos e uns lombinhos na frigideira. Tudo muito bom e de qualidade, os lombinhos bem tenros e saborosos e os ovos uma delicia. Como acompanhamentos umas batatas fritas e umas migas, que foram o nosso favorito dos acompanhamentos. De notar que o que mostro nas fotos é tudo meias doses!
Para sobremesa umas farófias que eu adoro e há muito não comia.
Atendimento rápido e simpático.

Morada: Rua 16 de Novembro, Mercado Municipal, loja 3, Cartaxo





Pão

Peixinhos da horta

Ovos mexidos com farinheira e cogumelos frescos

Batatas fritas

Migas

Lombinhos na frigideira em azeite e alho


Farófias



sexta-feira, 22 de novembro de 2019

Brownie de batata doce - Comidas da mamã

Quem me segue há já algum tempo certamente sabe que eu adoro batata doce e que não deve haver nada feito com este ingredientes que eu não goste. Por isso, foi com especial satisfação que ouvi a minha mãe dizer que tinha feito um brownie de batata doce. 
Além de ser delicioso, é uma sobremesa relativamente saudável, as fontes de doce são a batata doce e o mel. Leva também frutos secos que são uma fonte de gorduras saudáveis (quando não comidos em exagero, é claro!). 
Se gostam de batata doce experimentem que vão gostar tanto quanto eu! 

Ingredientes:
  • 400 g de puré de batata doce cozida
  • 150 g de miolo de noz
  • 50 g de miolo de amêndoa
  • 6 ovos médios
  • 120 g de mel
  • raspa de 1 limão
  • 2 colheres de sopa de manteiga derretida
  • 50 g de farinha de trigo
  • 1 colher de chá de fermento

Modo de preparação: 
Picar as nozes e amêndoas num robot de cozinha, deixar algumas maiores outras mais pequenas.
Bater bem os ovos até obter um creme fofo. Juntar o mel, raspa de limão, a manteiga, nozes e amêndoas. Misturar bem e juntar a batata doce misturando bem. Por fim, envolver a farinha e o fermento, ambos peneirados. 
Deitar a massa num tabuleiro rectangular untado com manteiga (a manteiga é para ajudar o papel a ficar colado e não sair do sítio) e forrado com papel vegetal. Levar ao forno, pré-aquecido a 180º, durante cerca de 40/45 minutos, ou até que fazendo o teste do palito este saia seco.

quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Bird of Passage Coffee

Desde a abertura deste café que eu o queria visitar, mas devido à incompatibilidade dos meus horários com os deles nunca conseguia ir. Um dia destes lá tive a manhã livre e fui tomar o pequeno almoço.
O espaço é bastante agradável, convida a ficar um pouco, mas parece-me ser mais atractivo para estrangeiros, já que enquanto lá estive fui a única cliente portuguesa e quem me atendeu até se dirigiu a mim em inglês.
Pedi um cappuccino e uma tosta com manteiga e compota. O café que eles vendem é de especialidade e tem realmente um gostinho muito bom, dispensando a adição de açúcar como a maioria de nós costuma fazer. A torrada em bom pão caseiro acompanha de uma saborosa e caseira compota que vai variando conforme os dias.

Morada: Rua do Duque de Loulé, 185, Porto




Tosta com compota e manteiga

Cappuccino






Bird of Passage Coffee Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Mugasa

Não sou grande apreciadora de leitão, mas tanto ouvi falar das qualidades do leitão servido no Mugasa que resolvi lá passar um dia para experimentar.
Aconselho que façam reserva porque embora o espaço ainda tenha alguns lugares, está quase sempre cheio. Encontram-se abertos com uma hora de almoço bem alargada, das 12:00 às 17:30 e depois reabrem novamente entre as 19:00 e as 22:30, mas apenas à quarta, sexta e sábado. Fiz reserva para as 14:00 e assim foi só chegar e sentar.
Como não sou muito fã de leitão pedi febras que vieram muito bem servidas, deu para comer e levar o resto para casa para o jantar. Mas vamos ao leitão que é o rei da casa, é realmente muito bom, mesmo eu não sendo apreciadora gostei do sabor que tem. Por isso se são apreciadores de leitão passem por lá e depois digam de vossa justiça se a fama que tem é merecida.
Para sobremesa, algo bem guloso e que adoro, um morgado, cheio de doce de ovos como eu tanto gosto. 

Morada: Largo da Feira - Fogueira, Sangalhos






Leitão com batata frita e laranja

Febras grelhadas

Morgado do Bussaco