O diário da Inês

quinta-feira, 30 de abril de 2020

Queijadinhas de limão - Parece que ele também cozinha

Já me viram por aqui a falar dos Bolinhos do Jorge várias vezes, mais quando ele ainda tinha um espaço aberto no Heroísmo. Agora já não tem esse espaço, mas trabalha por encomendas e dá workshops onde ensina as suas deliciosas receitas e dicas. Agora tem também um canal de YouTube onde nos mostra de forma detalhada as receitas que vai fazendo. 
Quando ia ao seu espaço a grande maioria das vezes acabava a comer uma tosta e as suas deliciosas queijadinhas. Pois não imaginam o feliz que fiquei quando vi que ele tinha partilhado no seu canal a receita das ditas queijadinhas! :)
Por isso, foi com grande rapidez que me dirigi à cozinha para experimentar esta receita. Mas se fui eu que comecei a receita, quem a acabou foi o homem aqui de casa pois a nossa bebé requereu a minha atenção! :) 

Ingredientes:
  • 2 ovos
  • 230 g de açúcar branco
  • 130 g de farinha T55 sem fermento
  • 500 ml de leite gordo ou meio-gordo
  • 50 g de manteiga com sal
  • 1 limão médio ou grande

Modo de preparação:
Sigam à risca o modo de preparação mostrado no vídeo para obterem as queijadinhas de limão mais espectaculares de sempre! :)









quinta-feira, 23 de abril de 2020

Pastéis de pescada

O que fazer quando nos sobra um resto de pescada cozida, batatas e brócolos? Uns belos de uns pastéis de pescada. Assim, com pouco, se cria uma nova e ainda mais saborosa refeição.
Eu fiz com restos, mas vocês podem fazer de raiz. Também se pode incluir cenoura, couve flor, ou outra coisa qualquer que tenham cozido para acompanhar o peixe. O peixe também pode ser qualquer outro que não a pescada.

Ingredientes:
  • pescada cozida
  • batatas cozidas
  • brócolos cozidos
  • cebola
  • 2 ovos (no meu caso, vocês terão que ver quantos adicionar, tem que ficar com uma consistência moldável)
  • salsa
  • azeite ou óleo

Modo de preparação:
Num tacho coloque um fio de azeite e cozinhe a cebola picada.
Esmagar o peixe, as batatas e os brócolos até estarem o máximo possível em puré e misture com a cebola cozinhada.
Adicionar os ovos batidos e a salsa picada. Misturar bem.
Coloque um fio de azeite ou óleo numa frigideira (só para que não se pegue) e com a ajuda de duas colheres molde os pastéis. Vá virando até que todos os lados estejam cozinhados. 




quinta-feira, 16 de abril de 2020

Picanharia

Para relembrar tempos de normalidade tenho aqui uma review dos tempos pré-coronavírus, aliás pré-nascimento da minha bebé. Assim, com esta review sempre matamos as saudades das idas aos restaurantes e podem guardar a sugestão para quando tudo voltar ao normal! :)
Foi só na minha segunda tentativa que fui bem sucedida a visitar a Picanharia. Da primeira vez, uma segunda-feira fui por volta das 20:30 achando que não haveria problema em arranjar mesa. Mas, bem que me enganei quando chegámos, não só não havia mesas como a fila de espera já ia longa. Acabámos por desistir e logo fazer nova tentativa noutro dia. Na tentativa seguinte já fui mais esperta e liguei a fazer reserva. Fiz para as 20:00 e quando chegámos ao restaurante, mais uma vez já havia fila de espera, mas como a reserva estava feita já não me importei com a fila.
Já levava decidido o que queria comer, queria provar a coxinha, pois tinha lido que era muito boa e o rodízio de picanha, do qual também li muito bem.
O rodízio de picanha custa 10.50€, e inclui além da carne, batata frita, arroz, feijão, salada e farofa. Acompanhamentos e carne são à descrição, sempre que se estão a acabar é-nos perguntado se queremos mais. Nós repetimos a picanha e o feijão, o restante foi mais que suficiente para os dois. À parte por um custo extra de 2€ cada podem pedir uma dose de banana frita ou ananás. 
Como íamos comer o rodízio de picanha, pedimos apenas uma coxinha para dividir e posso confirmar que é realmente muito boa. Quanto à picanha, esta é servida em fatias muito finas, servidas com sal em abundância, que se como nós acharem exagerado retiram com a faca e fica perfeito. Achei a carne tenra e saborosa, tal como os acompanhamentos que são muito bons e à altura da carne servida.
Como somos gulosos resolvemos terminar a refeição com um saboroso quindim. 
O atendimento é simpático e rápido, entrámos às 20:00 e estávamos a sair às 21:00. Aconselho vivamente a que façam reserva ou então terão que ir fora das horas de maior afluência. 

Morada: Rua Nova de são Crispim, 286, Porto

Coxinha XL (frango com catupiry)

Acompanhamentos do rodízio de picanha (batata frita, arroz, feijão, salada e farofa que não se vê na foto)

Picanha

Quindim


Picanharia Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

quinta-feira, 9 de abril de 2020

Panquecas altas e fofas

Sou uma fã assumida de panquecas e se em tempos achava que era algo complicado e demorado de se fazer, agora já sei que a grande maioria das receitas são simples e bem rápidas de se fazer. Quando vejo receitas que cumprem estes requisitos passam logo para a minha lista (enorme) de receitas a experimentar. Estas panquecas altas e fofas que vi no blogue As receitas da mãe galinha não foram excepção. Já as fiz mais que uma vez e sabem sempre que é uma maravilha!
Podem comer com chocolate, mel, açúcar em pó, canela, doce, xarope de ácer, gelado, enfim as combinações são ilimitadas e apenas dependem do nosso gosto pessoal. Com o que gostam de comer as vossas panquecas?
Quem sabe esta não é uma boa opção para o pequeno-almoço do dia de Páscoa. Boa Páscoa!

Ingredientes:
  • 150 g de farinha
  • 2 colheres de chá de fermento em pó
  • 2 colheres de sopa de açúcar
  • 1/2 colher de chá de sal
  • 150 ml de leite
  • 1 ovo
  • 1 colher de chá de óleo

Modo de preparação:
Numa tigela coloque todos os ingredientes e misture bem usando uma vara de arames.
Coloque uma frigideira ao lume e deite colheres de massa. Quando a massa começar a fazer bolhas é porque a panqueca está pronta para ser virada.