O diário da Inês

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Feliz Ano Novo

O Natal já passou e o fim de ano já está aqui, por isso hoje mostro-vos um pouco do que foi o Natal por cá. Algumas receitas irei publicar nos próximos tempos, outras já cá foram publicadas noutros anos e agora ao listar deixo os links.
Assim este ano pela nossa mesa de Natal passou:

  • Arroz doce
  • Sonhos
  • Bolo de amêndoa e chila
  • Pastéis de batata doce 
  • Pastéis de arroz doce
  • Rabanadas no forno
  • Salada de polvo
  • Uma espécie de bacalhau à Gomes de Sá
  • Couve-flor gratinada

Aproveito ainda para desejar a todos um excelente 2016!





Arroz doce

Sonhos

Sonhos

Bolo de amêndoa e chila

Pastéis de batata doce no forno

Pastéis de arroz doce

Rabanadas no forno

Salada de polvo

Uma espécie de bacalhau à Gomes de Sá

Couve-flor gratinada

quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Hotel Terceira Mar - Angra do Heroísmo - Terceira

Dos vários hotéis que fiquei nas diversas ilhas, tenho que destacar um deles, um que fiquei em Angra do Heroísmo. Foi de todos o que mais gostei e onde me senti melhor. 
Os quartos são óptimos e confortáveis, têm piscina aquecida, piscina exterior, a vista é deslumbrante e os pequenos almoços são compostos por produtos de qualidade, apresentando uma grande variedade. Pensei que tinha tirado mais fotos ao pequeno almoço, nomeadamente ao buffet, mas infelizmente não o fiz, vão ter mesmo que confiar na minha palavra! :)
Deixo-vos então alguma fotos para aguçar o apetite e pode ser que vos ajude a ficarem neste hotel quando foram até à Terceira.

Morada: Portões de São Pedro, 1, Angra do Heroísmo






Piscina aquecida 

Piscinas exteriores e vistas 










terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Comidas da mamã - Bolachas de coco com doce

Mais um doce bom para aproveitar as claras que sobram de certos doces. Para além disso estas bolachas fazem uma linda vista na mesa e são mesmo muito boas. Assim sendo, são óptimas para colocar na mesa em épocas festivas. Já não vem a tempo do Natal mas ainda vem a tempo das festividades de passagem de ano.

Ingredientes:
  • 2 claras
  • 1/2 chávena de amêndoa moída sem pele
  • 1/2 chávena de açúcar
  • 1 chávena de coco
  • qualquer doce (neste caso doce de abóbora com nozes)

Modo de preparação:
Bater as claras em castelo, a meio colocar metade do açúcar e no final juntar o restante açúcar. Envolver a amêndoa e o coco, e com a ajuda de colheres, formar bolas com a massa. Colocar as bolas num tabuleiro forrado com papel vegetal e com o dedo fazer uma cova ao centro da massa. Levar ao forno, quando começarem a ficar douradas retirar do forno. Encher as covas dos bolachas com doce e polvilhar com açúcar em pó.





segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

LXeeseCake

Já tinha ouvido falar maravilhas do LXeeseCake e a votação da Zomato parecia confirmar essas maravilhas, assim quando fui à LX Factory não podia deixar de ir experimentar um cheesecake. 
O espaço é muito pequenino mas por isso mesmo acolhedor, depois tem também algumas mesas no exterior do espaço, mas ainda assim dentro de casa.
Estávamos ainda a estudar o que comer quando uma senhora muito simpática (a dona?) veio nos ajudar na escolha. As variedades de cheesecake variam consoante o dia, e dos que estavam disponíveis nesse dia optámos pelo Lemon Pie Cheesecake, porque eu adoro coisas com limão e merengue. A fatia é bem grande e como é uma sobremesa muito densa dá perfeitamente para partilhar.
A senhora que nos atendeu foi tão simpática que estávamos nós a pensar que não tínhamos dinheiro para pagar quando ela nos deu o maior voto de confiança, não só em nós, mas na qualidade dos próprios produtos. Disse-nos que podíamos pagar na próxima vez que lá fossemos, nunca tal me tinha acontecido, e fiquei muito grata. Mas a verdade é que acabamos por ter dinheiro para pagar a conta, sem ter que ir ao multibanco. :)
Quanto ao cheesecake adorei, é mesmo muito bom e sim terei que voltar para experimentar outras variedades.

Morada: LX Factory, Rua Rodrigues Faria, 103, Edifício I, Piso 0, Espaço 11, Lisboa







LXeeseCake Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

domingo, 27 de dezembro de 2015

Restaurante os Moínhos - Vila de São Sebastião (Terceira)

Outro restaurante que conheci na Terceira foi Os Moínhos. É outro restaurante típico, também ele com um ar muito rústico e que acaba quase por ser um museu de tantas coisas que tem expostas. É claramente um restaurante onde as excursões param, pois o restaurante estava cheio de grandes grupos. O atendimento foi super rápido, penso que para poderem dar entrada a outros grupos de pessoas.
Mais uma vez comi pratos tipicamente açorianos, neste caso terceirenses, que até à data desconhecia. Confesso que talvez por ainda estar muito cheia do pequeno almoço (juntar o facto de estar a almoçar ao meio dia e ter comido um pequeno almoço buffet quando se é uma grande alarve sem controlo e já relativamente tarde) não consegui apreciar os pratos como deve de ser. 
Comemos uma sopa regional que é saborosa mas muito forte, é um caldo com muito sabor, couves e pão. Para apreciar este prato convinha estar mesmo com fome. 
Como prato principal foi-nos servido uma chanfana de alcatra, mais uma vez, um prato saboroso com uma carne muito tenra e bem temperada, mas muito forte para quem não estava com fome.
Para sobremesa foi-nos servida uma sobremesa, também ela típica da ilha Terceira, a Dona Amélia que é uma queijada muito densa e saborosa.
Resumindo, se procuram uma refeição típica num local acolhedor e ambiente rústico, não precisam de procurar mais, este restaurante é o que procuram.

Morada:Rua Arrabalde , Vila de São Sebastião, Angra do Heroísmo, Terceira













Sopa do Espírito Santo

Sopa do Espírito Santo

Chanfana de Alcatra

Chanfana de Alcatra

Chanfana de Alcatra

Queijada Dona Amélia