O diário da Inês

segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Receitas mais vistas em 2019

Sei que já vamos quase a meio de Janeiro e que estas coisas fazem-se logo no inicio do ano, mas eu resolvi só agora ver quais tinham sido as receitas mais vistas durante 2019. Deixo-vos aqui as 6 mais vistas (para verem a receita basta carregar no nome dela) e algumas conclusões a que cheguei! 

  • Embora tenham sido as receitas mais vistas em 2019, a maioria são mais antigas e não foram publicadas em 2019!
  • São fãs das receitas da minha mãe, já que nestas 6, 5 foram feitas por ela. Eu compreendo que gostem das receitas dela, é que eu também as adoro. :) 
  • São tão ou mais gulosos que eu, já que nestas 6 receitas nem uma é salgada! ;) 
  • Gostam de tortas, já que em 6 receitas 2 são de tortas! 
  • São também fãs de coco, pois destas 6, 2 (as mais vistas de todas em 2019) são receitas cuja base é o coco! 

Agora é esperar para ver o que vão preferir durante este ano de 2020, se vão continuar a preferir as receitas da minha mãe (quanto a vocês não sei, mas eu continuarei a preferir as receitas dela), e se vão continuar nos doces! 




















sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Maruca à portuguesa

Hoje volto com uma sugestão de peixe para vos dar. É mais uma forma de comer peixe, sem ser os tradicionais cozido, assado, frito ou estufado. Não dá muito trabalho e fica muito bom. Também podem fazer logo em maior quantidade e assim ficar com mais refeições ou até congelar para a semana seguinte. 
A maruca é um peixe bem versátil, é saborosa, tem poucas espinhas e não tem escamas, o que ajuda muito na hora de preparar. 

Ingredientes:
  • 1 kg de postas de maruca
  • 1/2 chouriço
  • 800 g de batatas pequenas
  • 1 cebola
  • 3 dentes de alho
  • 1 lata grande de tomate pelado
  • 2 dl de vinho branco
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • sumo de 1 limão pequeno
  • 1 folha de louro
  • salsa q.b.
  • pimentão doce, sal e pimenta q.b.

Modo de preparação:
Tempere as postas de maruca com 1 dente de alho picado, o vinho branco, o sumo de limão, um ramo de salsa, a folha de louro, o pimentão doce, sal e pimenta. Envolva e deixe marinar 20 minutos.
Aqueça o azeite num tacho, adicione depois o tomate pelado cortado em cubos, a cebola cortada em meias luas, os restantes alhos picados e o chouriço cortado em rodelas, envolva e deixe cozinhar até tudo ficar macio.
Espalhe metade do preparado anterior num tabuleiro, disponha por cima as postas de maruca e as batatas, cortadas aos cubos, à volta e cubra com o restante preparado. Leve ao forno, pré-aquecido a 180°C, durante 40 minutos ou até tudo ficar bem assado. 

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Taberna do Gaio

A Taberna do Gaio é um restaurante de beira de estrada, mas muito bem cotado pelos sites onde vi e pelo que vi atrai também bastante gente. A especialidade são os grelhados e a decoração é rústica e bastante agradável.
Para entrada vieram uns queijos frescos, um com doce e outro temperado com ervas, ambos umas belas combinações, e duas fatias de pão com chouriço.
Para prato principal eu pedi lombinhos de porco grelhados, bem tenros, apenas um pouco salgados para o meu gosto pessoal. As batatas fritas eram saborosas e caseiras e trazia também como acompanhamento um arroz de feijão que gostei muito. 
Ele pediu choco assado, saboroso, mas demasiado rijo para o nosso gosto pessoal, embora eu saiba que quando é feito assim com coentros por norma é normal comer mais rijo. 
Para sobremesa uma saborosa fatia de pudim caseiro. 

Morada: N3 s/n, Cartaxo






Pão com chouriço, queijo fresco, pão, azeitonas

Chocos grelhados

Lombinhos de porco grelhado

Pudim caseiro

segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

Mescla

Mescla, um novo restaurante na zona da Ribeira, com um ambiente colonial que vale bem a pena conhecer. 
Como fui conhecer este restaurante num almoço de Natal, tivemos oportunidade de experimentar várias entradas. Achei todas uma delícia, sendo que ao pedir a que mais me tentou foi a bifana à mescla, mas depois a minha favorita foram mesmo os churros de bacalhau.
Como prato principal também provei alguns, mas adorei a minha escolha que foi o polvo com migas e tomate. 
De sobremesas, mais uma vez a que mais gostei foi também a que pedi (parece que fui feliz com as minhas escolhas), que foi o bolo de batata doce e merengue de feijão vermelho. Não achem a combinação estranha pois é uma delicia, um bolo super fresco e bom, sendo que eu não senti sabor a feijão. 
O espaço é super giro e acolhedor e o atendimento simpático. Os preços estão numa gama média/alta.

Morada: Rua da Alfândega, 15, Porto











Chamuça de batata, chutney de coentros

Churros de bacalhau

Moelinhas vindaloo

Bifana à mescla (pão de queijo e cachaço bísaro)

Pica pau tradicional, picles caseiros

Caril de perna de frango, chapati caseiro

Moqueca de raia seca e gambas com arroz basmati

Polvo com migas e tomate

Bolo de batata doce e merengue de feijão vermelho

Leite creme de laranja e citronela, gelado de canela

Mescla Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

sexta-feira, 3 de janeiro de 2020

Hambúrgueres de pescada

Ando sempre a pensar em novas formas de comer peixe, já que é algo que não sou a maior fã. Por isso lembrei-me de experimentar a fazer uns hambúrgueres de pescada. Ficaram bem saborosos e acompanhados por um belo arroz de tomate ainda ficaram melhores.

Ingredientes:
  • 8 lombos de pescada
  • 8 colheres de farinha de aveia
  • 2 colheres de sopa bem cheias de mostarda
  • sumo de 1 limão
  • salsa em quantidade a gosto
  • sal e pimenta q.b.
  • azeite

Modo de preparação:
Descongelar os lombos de pescada e secar bem com um pano ou papel de cozinha. 
Se não tiverem farinha de aveia podem usar flocos de aveia e processar num processador de alimentos.
Colocar os lombos de pescada, a aveia, a mostarda, o sumo de limão, a salsa, sal e pimenta num processador de alimentos e picar tudo até ter uma mistura homogénea. 
Com as mãos molde os hambúrgueres e coloque num tabuleiro de ir ao forno forrado com papel vegetal. Regue com um fio de azeite e leve ao forno, a 180º, durante uns 30-40 minutos (o tempo vai depender muito do tamanho de hambúrguer que fizerem).