O diário da Inês

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Pasta Caffé

O Pasta Caffé tem novos pratos que eu provei e aprovei. Como fã de comida italiana nunca digo que não a uma experiência que envolva este tipo de comida.
Entre os novos pratos temos uma salada bem saborosa, rica, e os meus favoritos que foram os pães de alho. Já sabem que sou pouco de saladas por isso não é de admirar que tenha preferido os pães de alho, muito do meu agrado foi também a foccacia, que além de boa é servida quente. 
Nos pratos principais embora tenha gostado de todos, tenho também um favorito que foi o risotto, uma bela dose, cremoso e saboroso. 
Nas sobremesas a tarte de amêndoa foi o que mais me surpreendeu, gostei da humidade sentida no meio e do leve aroma a limão.
É uma boa opção de centro comercial para quem gosta de comida italiana. 

Morada: Norteshopping, Rua Sara Afonso, 105-117, Matosinhos



Cestino del pane (foccacia servida com azeite e vinagre balsâmico)


Insalata Verdure di Capra (cogumelos, curgete e pimentos assados no forno, queijo de cabra e rúcula, aromatizados com azeite e pesto)


Pane all'Aglio

Lasagna di Verdure (recheada com legumes salteados  - curgete, cenoura, cogumelos, brócolos e tomate seco, gratinada no forno com um suculento molho alfredo e pesto com queijo mozzarella)

Pizza di Parma (um clássico de Itália: queijo mozzarella, presunto, lascas de queijo parmesão e rúcula fresca sobre uma base de pizza estaladiça, temperada com um fio de azeite)

Risotto Affumicato (pepperoni e bacon salteados com cebola, envoltos em arroz cremoso. Acompanha com dois involtini di pollo)

Torta di Mandorle (tarte de amêndoa e queijo ricotta aromatizada com limão)

Tiramisù

Pasta Caffe Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019

O Bem Arranjadinho

Foi no dia de ano novo que conheci este restaurante em Matosinhos (só para verem como andam em atraso as minhas reviews!). Já tinha ouvido falar bem de vários pratos constantes na carta, mas por ter ido num dia especial o menu do dia a dia não estava disponível e haviam apenas alguns pratos para escolha. Dos disponíveis, o que nos pareceu melhor foi o capão assado. E que bela escolha fizemos! Os outros pratos podiam estar igualmente bons, mas este capão estava uma delicia. Embora nos tenha sido recomendada uma dose por pessoa, optámos por dividir uma dose e ainda bem que o fizemos, pois os pedaços de carne eram bem servidos e vinham nada mais que com 3 belas doses de acompanhamento! 
Quanto a sobremesas, que tentação senhores, o carrinho das sobremesas vêm até nós e todas elas parecem sorrir para nós como quem diz, porque não me escolhes a mim! Após a devida indecisão optámos por bolo de bolacha e tarte de chocolate, ambos do nosso agrado! 
O atendimento é eficiente e simpático.
Se gostam de boa comida portuguesa, daquela com sabor caseirinho este restaurante é uma boa escolha!

Morada: Rua Matinho, 2, Matosinhos




Pataniscas de bacalhau

Capão assado


Bolo de bolacha

Tarte de chocolate


O Bem Arranjadinho Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

terça-feira, 29 de janeiro de 2019

Dominó Tasca Japonesa

Foi com muito agrado que a convite da Zomato fui conhecer, ainda antes da abertura, o novo espaço do Dominó Tasca Japonesa. Aos que já eram fãs do espaço em Matosinhos, não tenho muito a acrescentar, é só somar à qualidade já conhecida o facto de agora estarem num espaço maior e muito bonito. Aos que ainda não conhecem e são fãs de comida japonesa recomendo que passem por lá.
O novo espaço está dividido em duas zonas, a mais próxima da entrada onde se servem cocktails e petiscos, mas também os menus de almoço e um espaço mais interior e elegante onde se servem refeições à carta.
A mim conquistaram-me logo nas entradas/petiscos, fiquei apaixonada pelo cubo de arroz com camarão, cubos esses que seria capaz de comer até à exaustão! O sunomono também ganhou um cantinho no meu coração.
Nos pratos principais gostei bastante das peças cozinhadas (quem me segue já sabe que não gosto das peças cruas) e adorei, mas adorei o arroz com onori que vinha junto com o tataki de atum e salmão.
Posso dizer que fechámos em grande com a sobremesa, que ganhou lugar cativo no meu coração, adorei todos os componentes desta tarte de yuzu merengada desconstruída. Se esta sobremesa peca em alguma coisa só mesmo no tamanho, que por ser tão boa nos irá sempre saber a pouco, acabei com vontade de lamber o prato e elogio maior que este acho que não posso fazer! 

Morada: Rua Francisco Sá Carneiro, 357, Leça da Palmeira, Matosinhos




Cocktails de Yuzu  (composto por gin como base alcoólica e por uma base de citrinos)

Cubo de arroz envolvido em onori (alga em pó) e com um camarão envolvido em folha brick por cima 

Sunomono: salada de pepino e maçã marinados em vinagre de arroz com sementes de sésamo e raspas de tangerina


Tacos de atum spicy 

Ostras com pico de galo


Tártaro de vieiras e carapau com vinagre balsâmico

Tataki de atum e salmão em saté numa cama de arroz com onori 

Combinado de sushi e sashimi 


Tarte de yuzu merengada desconstruída  

Dominó - Tasca Japonesa Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Comidas da mamã - Cataplana de polvo

Eu sou uma assumida fã de polvo e de cataplanas também gosto. Não é por isso de espantar que tenha adorado esta cataplana de polvo que a minha mãe fez. O polvo ficou delicioso, tal como as batatas e ficou com um molho tão bom que eu não conseguia parar de lhe molhar o pão!

Ingredientes:
  • polvo cozido
  • camarão
  • batata doce
  • batata branca
  • cebola
  • alho
  • tomate
  • louro
  • salsa
  • pimentão de cor e pimenta q.b.
  • azeite

Modo de preparação:
Coloque na cataplana, a cebola, o tomate, o alho, o louro, o azeite e os talos da salsa, tudo cortado em pedaços. Adicione também o colorau e a pimenta e leve a cozinhar durante uns 10 minutos. De seguida coloque por cima as batatas cortadas às rodelas grossas, o polvo e a salsa picada. Tape e leve ao lume até às batatas estarem quase cozidas, a uns 5 minutos de estarem cozidas adicione os camarões.


sexta-feira, 25 de janeiro de 2019

Bolo marmoriado

Bolo mármore, aquele bolo que nos acompanha a quase todos desde a infância, ou pelo menos a mim acompanha-me desde a infância, é daqueles bolos básicos e bons. Como tal existem muitas variantes desta saborosa receita. Esta que eu resolvi experimentar leva chocolate de culinária e até pouca manteiga em relação a outras que tinha em cadernos lá em casa. 

Ingredientes:
  • 250 g de farinha
  • 200 g de açúcar amarelo
  • 120 g de chocolate de culinária
  • 80 g de manteiga
  • 5 ovos
  • 1 colher de chá de fermento
  • raspa da casca de 1 limão



Modo de preparação:
Numa tigela misture a manteiga, o açúcar e a raspa de limão e bata bem. Junte os ovos, um a um, e bata muito bem. Por fim adicione a farinha e o fermento e misture bem.
Divida a massa em duas porções iguais. Derreta o chocolate em banho-maria e adicione o chocolate a uma das parte de massa, misturando bem.
Junte as duas massas e misture apenas ligeiramente. Coloque numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha e leve ao forno, a 180º, durante 40 minutos.

Notas: Eu usei chocolate de culinária com 70% de cacau e a parte de chocolate ficou um pouco dura, por isso aconselho a que usem um chocolate com uma menor percentagem de cacau.
Decorei o bolo com açúcar em pó.



Fonte: Receita da autoria do Chef Luís Machado (revista do Lidl)

quinta-feira, 24 de janeiro de 2019

Dogue das Antas

No Dogue das Antas, além de 3 tipos de cachorros servem entradas, snacks, sopas e sobremesas. Já comi o cachorro especial e posso dizer que tendo em conta apenas este género de cachorros (assim com molho de francesinha) este foi o melhor que já comi. Também já comi o prego especial em pão, que acaba por ser quase tão grande com uma francesinha, sendo que a diferença maior é no pão e na falta dos enchidos. As batatas fritas são óptimas, diria até viciantes, super fininhas, crocantes e secas, as melhores que comi nos últimos tempos. O bolo de bolacha é banal mas dá para acalmar os mais gulosos. 

Morada: Avenida Fernão Magalhães, 1180, Porto


Batatas fritas

Cachorrinho especial


Prego em pão especial

Bolo de bolacha

Dogue das Antas Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

Real Marina Hotel & Spa

O Real Marina Hotel & Spa fica em Olhão e é um hotel detentor de 5 estrelas. Estava aqui a pensar e não me recordo se este foi o primeiro hotel 5 estrelas a que fui ou se já tinha estado num na Madeira. Como basicamente só lá fui dormir, nem pude tirar muito partido das regalias que o hotel oferece. Têm uma piscina exterior, boa para os dias quentes, mas têm também uma piscina interior aquecida. Não é muito grande, mas é capaz de ser suficiente para o número de pessoas que a usam. 
Mas, como disse, basicamente fui lá jantar, dormir e tomar o pequeno-almoço, como tal é disso que vou falar. Os quartos são confortáveis e relativamente espaçosos, podem ter vista para a piscina, ou para um parque de roulotes nas traseiras do hotel. Se não é um parque, nesse dia tinha lá muitas roulotes e parecia.
O jantar como foi um jantar de um evento, foi feito conforme o que foi pedido, por isso não posso opinar sobre a carta normal do restaurante. A comida era saborosa e foi servida a um bom ritmo, a única coisa que não gostei foi pelo facto de nos meus filetes de robalo haverem várias espinhas.
Para o pequeno-almoço as opções são mais que muitas, pena a barriga não ter dado para experimentar tudo. Mas do que provei, ficou tudo aprovado!
O hotel fica localizado mesmo em frente à Ria Formosa, por isso as vistas da parte da frente do hotel são boas e é fácil sair para ir dar um bom passeio por Olhão.

Morada: Av. 5 de Outubro, Olhão