O diário da Inês

domingo, 31 de janeiro de 2016

Açores - São Miguel II

Enquanto visitámos a ilha de São Miguel, foi em Ponta Delgada que dormimos todos os dias. Era a partir daqui que íamos para outros pontos da ilha. 
Gostei bastante de conhecer Ponta Delgada, de finalmente ver ao vivo as Portas da Cidade que já tantas vezes tinha visto na televisão. É uma cidade bonita e que se vê rapidamente. 
Visitei Vila Franca do Campo, onde para mim a atracção principal foram as queijada de Vila Franca (que falarei delas noutro dia). 
Fui ao Parque Terra Nostra tomar banho na água ferrosa, na esperança de sair de lá ainda mais jovem! :) Aquela água, ultrapassando o cheiro é mesmo maravilhosa, super quentinha, queria eu tomar banho assim sempre em águas quentinhas. O pior depois é tirar o ferro e o respectivo cheiro do corpo e roupa. Mau, mau é depois daquela água quentinha os chuveiros para tomar banho serem de água fria!
Adorei ir à Lagoa das Furnas onde vi retirarem os cozidos, sendo que um dos cozidos que foram retirados foi o que comi ao almoço (também falarei dele noutro dia).
Outro sítio que visitei foi a plantação de ananases, e com muita pena fiquei a saber que muito provavelmente se irá tornar apenas um museu, pois os ananases não têm venda, não conseguem competir com os preços dos ananases que são produzidos noutros países. O licor de ananás é muito bom e está a venda na loja que existe lá, que têm imensos produtos giros.
São Miguel não fica por aqui mas continua noutro dia...

Portas da Cidade - Ponta Delgada

Portas da Cidade

Vista da Torre na Praça do Município 

Vista da Torre na Praça do Município 

Igreja Matriz

Mercado de Ponta Delgada

Marina de Ponta Delgada

Vista de Mar a partir de Vila Franca do Campo


Vista a partir de Vila Franca do Campo - pequena ilha com cagarras 







Parque Terra Nostra

Parque Terra Nostra


Parque Terra Nostra

Lagoa das Furnas

Onde estão os cozidos na Lagoa das Furnas

Cozido após ser retirado da terra

Lagoa das Furnas

Lagoa das Furnas

Patos na Lagoa das Furnas








Loja na Plantação de Ananases 

Estufa da Plantação de Ananases


Plantação de Ananases 

Ananás

Plantação de Ananases

Estufas da Plantação de Ananases

Plantação de Ananases

sábado, 30 de janeiro de 2016

Casa Santiago O Rei do Chôco Frito - Setúbal

Setúbal é uma cidade piscatória, bonitinha mas o que me levou lá foi mesmo o choco frito. Acho que posso dizer que este é o prato rei em Setúbal e choco frito é algo que se associa logo a Setúbal. 

Havia muito tempo que queria ir provar este típico prato Setubalense. Fui aconselhada a ir à Casa Santiago (Avenida Luísa Todi, 92), e para chegar cedo. Assim sendo fui logo às 12h e já estavam umas 3 meses ocupadas, a partir daí foi sempre a encher, e às 12h45m já havia fila. Como esta casa é muito concorrida, quando todas as mesas enchem, as pessoas começam a tirar senha e aguardam que o seu número seja chamado. À porta até existem guarda-sóis para as pessoas esperarem à sombra.
Não sei se neste restaurante se come mais alguma coisa, mas a pergunta é logo se queremos choco frito com batata frita e salada. O tempo de espera é quase nulo, mal pedimos e já temos a comida à frente
Gostei bastante, as batatas fritas são caseiras e o choco frito é muito saboroso. O polme que envolve o choco é bastante bom e o choco fica tenro. As doses são muito generosas e os preços acessíveis.
Para sobremesa pedimos um pudim e uma baba de camelo com amêndoa. O pudim era caseiro e muito saboroso, a baba de camelo também, e achei muito original a ideia de juntar amêndoa à baba de camelo, além de ficar muito bem, acaba por cortar o doce excessivo da baba de camelo.

Depois de tal barrigada aproveitei para passear pela cidade. O castelo encontra-se encerrado durante 24 meses para obras de melhorias, o certo é que não diz a data em que encerrou, por isso não vos posso dizer quando volta a abrir.
















Casa Santiago - O Rei do Choco Frito Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Comidas da mamã - Bolinhos de laranja com pepitas de chocolate

Se há dois ingredientes que eu acho que combinam muito bem é a laranja com o chocolate negro. Por isso já à partida sabia que estes bolinhos iam ficar uma delícia. Ficaram mesmo, são de comer e chorar por mais. Quando quentes o chocolate está mole e super bom, quando frios temos pequenos pedaços de chocolate que nos derretem na boa enquanto comemos o bolo.

Ingredientes:

  • 3 ovos
  • 200 g de açúcar
  • 200 g de manteiga
  • sumo e raspa de 1 laranja
  • farinha até tender
  • pepitas de chocolate ou chocolate de cozinha cortado aos pedaços
Modo de preparação:
Juntar os ovos, com o açúcar, a manteiga, o sumo e a raspa de limão até obter uma mistura homogénea. Ir juntando farinha até a massa estar maleável. Juntar as pepitas de chocolate ou o chocolate de cozinha partido em pedaços pequenos. Fazer bolinhas com a massa, colocar num tabuleiro untado com manteiga e polvilhado com farinha e levar ao forno até estarem cozidos e douradinhos.