O diário da Inês

sexta-feira, 26 de julho de 2019

Arroz de galinha

Esta é daquelas receitas que vêm desde a infância e que eu nunca tinha feito, acabava sempre só por comer em casa dos meus pais.
É um arroz adorado por todos e que nós (eu e a minha irmã) desde pequenas apelidámos de arroz de piquenique, já que era um arroz que por vezes levávamos para os piqueniques no pinhal. 
Ficará bom com galinha de supermercado mas se tiverem possibilidade de fazer com galinha caseira ainda fica melhor.

Ingredientes:
  • 1/2 galinha
  • 1 cebola grande
  • 2 dentes de alho
  • 100 g de linguiça
  • 1 ramo de salsa pequeno
  • azeite
  • 100 ml de vinho
  • arroz
  • água
  • sal q.b.

Modo de preparação:
Na panela de pressão (ou num tacho se a galinha não for caseira) coloque um fundo de azeite, o alho e cebola picados. Junte a linguiça cortada às rodelas, a galinha cortada em pedaços e a salsa. Deixe refogar um pouco e adicione o vinho. Após evaporar o álcool do vinho, adicione um pouco de água e tempere de sal. Feche a panela de pressão e deixe cozinhar o tempo necessário para a galinha ficar tenra. Após sair a pressão, abra a panela, e adicione a quantidade de água necessária à quantidade de arroz que pretende fazer (geralmente o dobro de água em relação ao arroz). Quando a água começar a ferver adicione o arroz e deixe cozinhar até toda a água ter secado. 
Eu gosto quando fica bem seco, por vezes até pega um pouco ao fundo, o que para mim é quando fica mesmo perfeito!



terça-feira, 23 de julho de 2019

Salve Simpatia

Salve Simpatia, nunca um nome foi tão bem dado! É que simpatia é algo que não falta neste restaurante, é tanta que até dá gosto ver! Sinto-me encantada cada vez que vou a um sítio onde sou atendida assim com simpatia, e aqui todos os funcionários são extremamente simpáticos.
O espaço está giro, tem bom ambiente e assim uma meia luz agradável, mas que dificulta na hora de tirar as fotos, daí elas desta vez estarem assim mais para o escuro. 
Para começar da melhor forma, e sendo que este é um restaurante Brasileiro, nada como pedir uma boa e refrescante caipirinha. De seguida, para entrada, pedimos o combinado de bolinhas. Sem dúvida que a mais original é a de feijoada, que é mesmo uma autentica feijoada, sendo que vem recheada com couve. Mas a que gostei mais foi a de carne de vitela, sendo que a coxinha que vem recheada com a carne e queijo também não fica nada para trás. 
Depois optámos por dividir um prato de picanha que é mais que suficiente para dois. A carne é excelente, as batatas fritas muito boas e a farofa das melhores que já comi.
Para terminar os mini churros com nutella e doce de leite. Que maravilha que são, principalmente quando combinados com o doce de leite que eu tanto gosto.
Sem dúvida um restaurante a visitar mais vezes!

Morada: Rua da Picaria, 89, Porto






Caipirinha sabor tradicional

Combinado de bolinhas, costela de vitela, feijoada e coxinha

Interior da bolinha de feijoada

Picanha fatiada, 400 g que acompanha com batata frita, molho vinagrete e farofa crocante


Churros na caneca com nutella e doce de leite



Salve Simpatia Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

sexta-feira, 12 de julho de 2019

Nachos com cogumelos e queijo gratinado

Para o fim de semana vem sempre a calhar um petisco, seja para uma jantar de família ou amigos, ou até mesmo para comer a seguir a uma sopa. Estes nachos são perfeitos para partilhar e adorar! :)

Ingredientes:
  • 1 embalagem de nachos (150 g)
  • 1 embalagem de cogumelos frescos (300 g)
  • 1 cebola pequena
  • azeite
  • 70 g de queijo edam
  • 70 g de queijo cheddar 

Modo de preparação:
Numa frigideira coloque um fio de azeite, a cebola e os cogumelos picados. Deixe cozinhar até que os cogumelos percam toda a água.
Num recipiente que possa ir ao forno disponha os nachos, por cima coloque os cogumelos, cubra com os queijos edam e cheddar e leve ao forno a gratinar. 




quarta-feira, 10 de julho de 2019

Bira dos namorados

Já vos tinha falado aqui, do que é para mim, um dos restaurantes mais giros onde já fui. A decoração é uma constante surpresa de objectos que nos levam de volta às nossas raízes. A juntar à decoração temos a música portuguesa, boa música portuguesa. Depois há também os individuais de mesa que têm um jogo que faz parte do imaginario de todos nós, falo do jogo do stop. Assim, entretidos com o jogo até damos por nós a querer que a comida leve mais tempo a chegar. 
E agora até já podíamos ficar por aqui, que não ficávamos nada mal, mas não, agora vem a comida que está ao nível de tudo o resto a que este restaurante já nos habituou. 
Desta vez optámos por escolher pratos novos da carta, para entrada pedimos o bolo do caco, em que metade vem com manteiga de alho e a outra metade gratinado com queijo da ilha e manteiga de linguiça. Se a metade com manteiga de alho já é boa a com o queijo é do melhor, era capaz me alimentar só daquilo!
Para pratos pedimos as duas novidades de hambúrgueres, o de picanha maturada DOP e o dos Santos. Adorei o de picanha, a carne é óptima e os restantes ingredientes que compõem este hambúrguer são excelentes e combinam muito bem entre si. O dos Santos não provei pois leva pimentos e este é um ingrediente que não gosto, mas quem o comeu elogiou muito, portanto ficou também aprovado. Ambos os hamburgueres vêm acompanhados de um mix de batata doce e batata branca frita e salada. 
Para terminar em grande tinha que vir a sobremesa, um cheesecake de limão e um de perna-de-pau. Ambos bons, mas o de perna-de-pau verdadeiramente original.
Atendimento simpático e rápido.
Para verem mais fotos da decoração e perceberem porque digo que é tão gira vão aqui a este meu post onde publiquei mais fotos. 
Assim, por todas estas razões, este restaurante é daqueles a que se fica sempre com vontade de voltar.

Morada: Rua de Ceuta, 61, Porto




Bolo do caco da Madeira, 1/2 com manteiga de alho e 1/2 gratinado com queijo da ilha e manteiga de linguiça


Hambúrguer de picanha maturada DOP grelhado, alface chicória roxa, tomate, compota de cebola com bacon, queijo pecorino trufado, maionese de alho e alho negro em pão de brioche com pó de cogumelos boletos tostado com manteiga de alho


Hambúrguer Santos, duplo hambúrguer de vaca grelhado (2 x 90 g), queijo cheddar, pá fumada, pimento vermelho grelhado, alface iceberg e molho barbecue à Bira em pão de hambúrguer 

Cheesecake de limão

Cheesecake perna-de-pau

Bira dos Namorados Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

segunda-feira, 8 de julho de 2019

Risotto de cogumelos e ananás desidratado - Parece que ele também cozinha

Aqui por casa somos fãs assumidos de risotto e verdade seja dita ele é bem mais amigo de fazer risottos do que eu. Como os faz muito bem, é quase sempre ele que os acaba por fazer, como foi o caso deste que vos trago hoje.
Se gostam de sabores agridoces vão adorar este risotto, fica fantástica a combinação de sabores dos cogumelos com o ananás. É refrescante cada vez que numa garfada vem um pedaço de ananás.

O ananás veio da JusteBio, a loja francesa de produtos biológicos a granel que fica em Lisboa.
Para saberem mais podem ir aqui onde vos falei mais da loja ou ao site da loja.

Ingredientes:
  • 100 g de ananás desidratado JusteBio
  • 1 cebola média
  • 20 g de azeite
  • 250 g de cogumelos frescos laminados
  • 350 g de arroz para risotto
  • 100 g de vinho branco
  • 900 g de água
  • 1 caldo de legumes
  • sal q.b.
  • 20 g de manteiga
  • 50 g de queijo parmesão ralado

Modo de preparação:
1. Coloque o ananás numa taça e cubra com água. Deixe durante uns 30 minutos retire e esprema bem.
2. Coloque o azeite e a cebola no copo da bimby e pique 5 seg/vel 5. 
3. De seguida adicione os cogumelos e o ananás e refogue 5 min/varoma/vel 1/ colher inversa.
4. Junte o arroz e o vinho e programe 3 min/ 100º/ vel 1/colher inversa.
5. Adicione a água, o caldo, tempere de sal e programe 15 min/ 100º/ vel 1/colher inversa.
6. Solte o arroz com a espátula, junte a manteiga e o parmesão, envolva com a espátula e sirva. 





sexta-feira, 5 de julho de 2019

Queijada de iogurte na MFP

Havia já algum tempo que eu andava curiosa para experimentar a fazer algo doce na máquina de fazer pão. Assim decidi experimentar a fazer um bolo, neste caso uma queijada. Mais simples que isto não há. É só colocar os ingredientes na cuba e deixar a máquina fazer o seu trabalho. No final, fiquei com uma queijada super boa. Só me esqueci de tirar fotos do interior, já que a começamos a comer logo quente! 

Ingredientes:
  • 1 iogurte natural (usei sem lactose)
  • 3 medidas de farinha (usar o copo do iogurte como medida)
  • 1 colher de chá de fermento
  • 1/2 medida de óleo 
  • 2 medidas de açúcar amarelo
  • 4 ovos

Modo de preparação:
Coloque todos os ingredientes na cuba da máquina de fazer pão.
Seleccionar o programa 10 (bolos), peso 750 g e cor média. Após 15 minutos a amassar a máquina irá apitar, será neste momento que deverá retirar as varas de amassar.
O programa tem a duração aproximada de 1h30m. 


quarta-feira, 3 de julho de 2019

Marisqueira Restaurante Serpa Pinto

Andava há algum tempo com vontade de comer peixe espada assado. Lá fui pesquisar onde havia e optei por ir até à Marisqueira Restaurante Serpa Pinto em Matosinhos.
Quando cheguei ainda me assustei porque disseram que não havia peixe espada, mas como eu tinha visto na montra lá foram confirmar e havia, parece que era mesmo fresco e tinha acabado de chegar, daí o empregado achar que não havia.
Antes do peixe espada optamos por comer umas lulas fritas como entrada. Adoro lulas e achei que estavam óptimas, o molho até dava vontade de molhar o pão. O peixe, estava realmente fresco e vinha grelhado mesmo ao meu gosto. As batatas que acompanhavam o peixe também eram bem boas.
Para finalizar uma fatia de bolo de bolacha e uma fatia de tarte de lima, ambas as sobremesas muito boas. A sobremesa vem acompanhada com uma oferta da casa que é um copo de vinho do Porto. E vocês sabem como eu aprecio este tipo de miminhos por parte dos restaurantes.
A ida a este restaurante dá direito a parque de estacionamento gratuito no Parque do Mercado, só têm que trazer o ticket do parque e no final da refeição referir que têm o carro nesse parque e mostrar o ticket.
O atendimento foi rápido e simpático.

Morada: Avenida Serpa Pinto, 41, Matosinhos



Lulas fritas em azeite e alho

Peixe espada assado com batata a murro e legumes salteados

Tarte de lima

Bolo de bolacha



Restaurante Serpa Pinto Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato

segunda-feira, 1 de julho de 2019

Pizza Piazza

A Pizza Piazza é uma das pizzarias mais conhecidas do Porto, situada perto da antiga Praça Velasquez numa zona bastante calma e perfeita para dar um passeio após a refeição. 
Para começar é-nos trazido o couvert que para além dos grissini caseiros tem também um pão que gostei muito.
O pão de alho, um pouco diferente do típico pão de alho, é delicioso, tanto que só apetece repetir.
As pizzas de massa fina e estaladiça são também muito boas, saborosas e feitas com ingredientes de qualidade. Eu como fã de risotto e alheira não podia deixar de experimentar este risotto que muito me agradou.
Para finalizar de forma bem gulosa pedimos um estaladiço de Toblerone com toffee, que é realmente estaladiço e bom.
O serviço é simpático e eficiente. Recomendo que façam reserva para garantir que têm lugar. 

Morada: Alameda Eça de Queirós, 82, Porto



Couvert (grissini, azeite aromatizado, pão do forno fatiado na hora)

Pão de alho (molho de alho, tomate e mozzarella)

Pizza anchovas (molho de tomate, mozzarella, mozzarella fresca, cebola, manjericão, molho de alho e anchovas)

Risotto de alheira e grelos (alheira, grelos e parmesão)

Estaladiço de Toblerone com toffee

Pizza Piazza Menu, Reviews, Photos, Location and Info - Zomato