O diário da Inês

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Bolo mágico

Este bolo é daqueles que assim que os vemos ficam na cabeça e não saem mais. Eu, assim que o vi, decidi que o tinha que fazer. Claro que é um bolo para fazer muito por acaso, porque está muito longe de ser saudável, mas um dia não são dias. 
Infelizmente não saiu como o que vi e aponto já as falhas para que vocês não as comentam. Têm que usar uma forma rectangular alta (30 x 20), eu como não tinha uma alta usei uma maior e mais baixa, e assim as 3 camadas que supostamente se veriam muito bem ficaram menos espessas e já não são tão visíveis. Segundo erro, que não é bem um erro, usei ovos caseiros o que fez com que o bolo ficasse com este amarelão e não clarinho como o que tinha visto. Terceiro, usei leite magro (uma tentativa de tornar o bolo um pouco mais saudável), o que pode ter prejudicado um pouco a separação das camadas.
Mas de sabor ficou fantástico, desapareceu num instance e até que se assemelha a um dos meus doces favoritos, o clafoutis de maçã, receita aqui
Mas vou deixar-me de conversas e dar-vos a receita que é o que interessa!

Ingredientes:
  • 8 ovos
  • 1 litro de leite morno
  • 250g de manteiga derretida e fria
  • 250g de açúcar
  • 225g de farinha
  • raspa de um limão
  • 2 colheres de chá de essência de baunilha


Modo de preparação:
Bater as claras em castelo com uma pitada de sal. De seguida, bater as gemas com o açúcar e a essência de baunilha até obter um creme esbranquiçado e fofo. Adicionar a manteiga, o leite e por fim a farinha peneirada e as raspas de limão. Misturar bem e envolver as claras delicadamente em movimentos suaves.
Colocar numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha e levar ao forno 10 minutos a 180ºC e depois mais 50 minutos a 160ºC. Fazer o teste do palito para saber se está cozido. Deixar arrefecer completamente antes de desenformar e cortar em porções.




Fonte: http://www.cocoebaunilha.com/

25 comentários:

  1. Respostas
    1. É realmente um bolo bonito e também muito saboroso! :)

      Eliminar
  2. O amarelinho ficou lhe muito bem! Ovos caseiros são sempre a melhor opção!
    Uma tentação!
    Boa semana
    Nina
    https://www.facebook.com/cantinhodapartilha/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, nada como ovos caseiros, tornam tudo melhor e mais amarelinho! :)
      Uma boa semana para ti também Nina.

      Eliminar
  3. Inês que maravilhoso!!
    Adorei!!!
    Vou ter de levar e experimentar no meu dia de asneira :D
    Beijinho e Boa Semana
    ♥ Histórias e Aromas de Cláudia L. ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É tão bom que voou! :)
      Depois diz se também gostaste. :D
      Beijinhos e uma excelente semana!

      Eliminar
  4. Eu acho que ele está com um aspeto e com uma cor maravilhosos! Já o tinha espreitado nas fotos ao lado e tinha ficado a salivar de desejo! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :)
      A minha "desilusão" foi por não ter ficado exactamente igual ao de onde tirei a receita mas realmente não invalida que também esteja bem bonito e apetitoso. :)
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Se é mágico não sei mas que tem muito bom aspecto, tem, tem.
    Que bom!!!

    Tânia Tiago
    Bimby & Sabores da Vida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O nome mágico acho que está relacionado com fazer as tais 3 camadas distintas. Mas que o sabor também é mágico lá isso é, obrigada. :)
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Ficou lindo o bolo!
    Deve ser delicioso!
    Bjs

    Lua

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada, é realmente saboroso, diria até demais porque não conseguimos parar de comer! :D
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Lindo!!!
    Nunca fiz bolo mágico, mas é uma das receitas que consta na minha big lista de coisas a fazer :D
    Beijinho e boa semana.

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também tenho uma grande lista de coisas a fazer, infelizmente algumas acabam por cair no esquecimento. Já esta receita foi logo parar ao top das coisas que tinha que fazer, e ainda bem que o fiz, todos aqui em casa adoraram! :)
      Beijinhos e boa semana!

      Eliminar
  8. Lindo!!!
    Nunca fiz bolo mágico, mas é uma das receitas que consta na minha big lista de coisas a fazer :D
    Beijinho e boa semana.

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Que bolo lindo :p ficou com um bonito e apetitoso aspeto!!!

    Vou anotar a receita deste bolo mágico para o fazer no futuro!!

    Beijinhos

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    http://deaprendizachef.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Penso que vais gostar, é daqueles bolos difíceis de não se gostar! :D De qualquer das formas fico à espera para ver o teu e saber a tua opinião. :)
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Ficou lindo o bolo...e olha...digo-te já, com os ovos caseiros fica ainda mais bonito, essa cor fantástica! E de sabor os ovos caseiros também lhe darão um gosto que a maior parte das pessoas gostará...a maior parte das pessoas, pois eu sou um bicho muitooooo estranho. Acreditas que detesto o sabor do ovos caseiros? Só gosto dos do aviário...eheh

    Mas ficou muito giro, e acho que podes ficar orgulhosa...está perfeito!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Marlene! :)
      Assim tens que experimentar com ovos sem ser caseiros e tenho a certeza que também adorarás. :)

      Eliminar
  11. Também o tenho na lista de receitas a fazer, desde que o vi ficou-me logo o desejo e o teu está lindo, adorei a cor :)
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É realmente daqueles bolos que ficam logo marcados! Obrigada. :)

      Eliminar
  12. Respostas
    1. De nada Patricia! Se depois fizeres conta-me se gostaste e como ficou! :D

      Eliminar
  13. Percalços à parte, ficou com um aspeto muito bom! E olha que se notam bem as (deliciosas) camadas :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada! :) Ficou bonito na mesma e o sabor, humm, ficou mesmo bom! :D

      Eliminar