O diário da Inês

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Bolos de coalhada

Hoje mais uma vez, tal como quando vos apresentei os bolos de canudo, não trago uma receita, mas venho vos apresentar um bolo (penso eu que também típico alentejano). Este é um bolo que também nunca fiz, mas felizmente a pessoa que faz aqueles maravilhosos bolos de canudo também faz estes magníficos bolos de coalhada.

Tradicionalmente eram bolos feitos com coalhada (alimento lácteo cuja produção se dá através da fermentação natural ou estimulada do leite, o leite coalhado é a parte sólida, resultante da coagulação ou fermentação do leite), hoje em dia o mais normal já é utilizar natas em substituição da coalhada.

Não encontro nenhuma receita e nem sei bem como vos descrever o quão bom isto é. O mais aproximado será talvez dizer que são uma espécie de pão de leite, neste caso feito em dois formatos. Os em formato de argola como são menos espessos têm o exterior mais estaladiço, os outros são um pouco mais massudos mas igualmente bons. Quando comidos ainda quentes são de ir aos céus! Podem-se comer sozinhos ou rechear com os que mais vos aprouver! :)



12 comentários:

  1. Cá também temos bolos de coalhada! Mas penso que são um pouco diferentes desses. Os nossos por fora parecem um pão grande e por dentro tem uma consistência entre pão de trigo e broa de milho! E é tão bom. Há que anos que não como! Havia uma senhora que vivia perto da minha mãe que os fazia como ninguém! Que saudades! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso foi pena não me ter lembrado de fotografar o interior, isto depois de começar a comer é tão bom que o cérebro até fica parado. :)
      Mas a cor por dentro é branca, penso que só leva farinha de trigo. Eu também havia imenso tempo que não comia... Beijinhos

      Eliminar
  2. Não conhecia Inês, mas parecem ser bastante bons.
    É pena de não teres a receita para partilhar.
    Beijinhos!!

    http://bimbysaboresdavida.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade Tânia, assim nem sou capaz de fazer para quando me apetecer matar o desejo! Ver se da próxima vez que os for comprar pergunto a receita. :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. São bem interessantes e eu fã de pão como sou, não me importava de os provar :)
    Beijinhos, se quiseres vem visitar-me em
    Gulosoqb.blogspot.pt
    Facebook.com/gulosoqb

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a certeza que os ias adorar. Eu agora só de olhar para eles fiquei com vontade de lanchar um! :D
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Respostas
    1. Até já comias mais uns não era? Eu pelo menos comia! :D

      Eliminar
  5. Não conhecia, mas provava qualquer um dos formatos sem grande esforço :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. São tão bons, e só de olhar para eles agora na hora do lanche fico logo cheia de vontade de comer qualquer um deles! :)

      Eliminar
  6. Adoro!! Só é pena não encontrar nenhuma receita! Só consigo encontrá-los quando vou ao Alentejo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O mesmo por aqui, não encontro receitas e infelizmente como muito poucas vezes! E gosto tanto. :)

      Eliminar