O diário da Inês

domingo, 25 de março de 2018

Tarte de arroz doce

Como o tempo passa rápido, já estamos novamente no dia 25 e por isso é novamente dia de desafio do grupo de Facebook o Cantinho das Cozinheiras. Este mês o blogue seleccionado, do qual tivemos que fazer uma receita foi o da Carla, o Guloso qb. Eu já tinha algumas receitas guardadas e que queria experimentar por isso fui ver quais eram e só tive que decidir qual ia fazer desta vez. Como gosto muito de arroz doce optei  por esta tarte de arroz doce. Fiz apenas algumas alterações à receita original, por exemplo não usei whisky, que era suposto usar.
A Carla recomenda que se coma frio e eu concordo, é que experimentei morno e depois frio e achei bem melhor frio. Também podem comer com canela pois fica muito bem! 

Ingredientes:
  • 70 g de arroz para risotto
  • 1 pitada de sal
  • 110 g de açúcar amarelo
  • 4 ovos
  • 370 ml de leite
  • 1 colher de chá de aroma de baunilha
  • raspa de 1/2 limão

Modo de preparação:
Unte uma forma que possa ir ao forno com manteiga e polvilhe com açúcar.
Coza o arroz em água com uma pitada de sal. Reserve. 
Bata os ovos com o açúcar, o leite, a raspa de limão e a baunilha apenas até incorporar todos os ingredientes. Junte o arroz e mexa. Verta na travessa e leve ao forno, a 180ºC, durante cerca de 40 minutos ou até dourar e a superfície ficar firme ao toque. Retire do forno e deixe arrefecer. Coloque no frigorífico até à hora de servir.





63 comentários:

  1. Nunca tinha ouvido falar. Onde vivo a tradição é de arroz doce ou não fosse esta uma terra de arroz😁😁
    Xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não conhecia, daí a curiosidade para experimentar! :) Beijinhos

      Eliminar
  2. Bom dia. Adoro arroz doce... mas mesmo doce, lol
    O aspecto visual é maravilhoso. Imagino se comesse um bocadinho...
    .
    * Mulher de Pedra, dormindo entre a Verdura. (Poetizando e Encantando). *
    .
    Desejando um domingo feliz.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também sou grande fã de arroz doce, mas não precisa ser muito doce. He he he :) Boa semana.

      Eliminar
  3. Tem bom aspeto, mas eu não gosto de arroz doce!

    Isabel Sá
    Brilhos da Moda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É pena, até pensava que fosse algo que quase toda a gente gostasse. :)

      Eliminar
  4. Desconhecia que se podia fazer tarte de arroz doce, tem muito bom aspecto.
    Um abraço e Boa Páscoa.

    Andarilhar
    Dedais de Francisco e Idalisa
    Livros-Autografados

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também não conhecia, por isso fiquei curiosa para experimentar. :) Boa semana.

      Eliminar
  5. Hum parece ter ficado bastante bom
    Beijinhos
    Novo post (Compras na Avon) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. Que engraçado, nunca tinha visto tarde de arroz doce!! :)

    Beijinhos e um resto de um bom Domingo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também foi a primeira vez que vi e por isso resolvi experimentar! :) Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  7. Olá!!
    Parece ser muito bom <3
    Beijinhos

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Não conhecia...mas....já comia uma fatia
    Abraço
    http://caminhos-percorridos2017.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Uau Inês, deve ficar muito bom! Amei a receita. ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
  10. Hummm deve ser delicioso!! =)
    Beijinhos,
    http://chicana.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  11. Querida Inês: nunca tinha ouvido falar em tarte de arroz- doce, mas suponho que deve ser muito boa. O aspeto está divinal!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Márcia! :) Eu também não conhecia, daí a minha maior curiosidade em experimentar! :) Beijinhos

      Eliminar
  12. Esta receita desconhecia por completo!
    Parece ser maravilhosa.
    Bj e boa Semana Santa.

    Olhar d'Ouro - bLoG
    Olhar d'Ouro - fAcEbOOk

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Para mim também foi uma novidade, uma boa novidade! :) Beijinhos e boa semana. Obrigada!

      Eliminar
  13. Oi, Inês! Nunca tinha visto uma receita parecida e acho que deve ser uma delícia! Fiquei com vontade de experimentar! ;)

    beijos

    https://ludantasmusica.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Experimenta sim que é muito saborosa! :) Beijinhos e obrigada Lu.

      Eliminar
  14. Deve ser uma delícia...
    Beijinhos, querida Amiga.
    ~~~~

    ResponderEliminar
  15. Não sou muito fã de arroz doce Inês, mas não recusaria um pedaço dessa tarde. ;)

    Um beijo!
    Não Me Mande Flores

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Talvez assim até gostes mais do que apenas arroz doce! :) Beijinhos

      Eliminar
  16. Ficou com óptimo aspecto Inês, ainda bem que gostaste. Cá em casa faz muito sucesso ^_^

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostei sim Carla, obrigada pela receita! :) Beijinhos

      Eliminar
  17. É sim Ana! :) Obrigada, beijinhos.

    ResponderEliminar
  18. Tenho de fazer este doce a minha mãe adoro arroz doce
    https://retromaggie.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  19. Nunca tinha ouvido falar mas parece tão bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também foi uma novidade para mim, mas uma boa novidade! :)

      Eliminar
  20. Um tarte diferente e bem gulosa ^_^
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
  21. Uma ideia original e com muito bom aspeto! Essa textura deve ser incrível :D

    ResponderEliminar
  22. Também fiquei com esta tarte debaixo de olho! Mega gulosa!!
    Beijinho
    Joana

    ResponderEliminar
  23. Eu não sou fã de arroz doce mas confesso que fiquei cheia de vontade de experimentar esta tarte :)
    Um beijinho
    Cláudia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem sabe desta tarte até gostas mais que de arroz doce. :) Beijinhos

      Eliminar
  24. Esta receita a gente come de joelhos e chora por mais de tão boa!
    Amei a novidade querida Inês! 😍😍😍😋😋😋

    Beijinhos ♥

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Andréa! :) Foi uma receita que surpreendeu. Beijinhos

      Eliminar
  25. Não faz o meu género por ser de arroz doce mas ficou com bom aspeto.

    Beijinhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/2018/03/parabens-mim-e-um-pao-de-lo-dos.html

    ResponderEliminar