O diário da Inês

segunda-feira, 5 de março de 2018

Comidas da mamã com... O Meu Refúgio Culinário

Depois de uma pausa maior do que eu desejava (na sua maioria devido à minha falta de tempo) aqui estou eu com mais uma convidada no Comidas da mamã com... Desta vez venho acompanhada pela Mary, autora do blogue O Meu Refúgio Culinário. Para quem ainda não conhece o blogue da Mary fiquem a saber que por lá encontram receitas simples e saborosas, daquelas boas para o dia a dia, para quando não temos tempo para grandes cozinhados mas ainda assim queremos comer boa comida. Encontram também receitas feitas com as suas amigas, ou seja, a máquina de fazer pão, a fussion cook e a airfryer.
Deixo-vos então com a Mary e as suas deliciosas Arepas.

" Fiquei super feliz e entusiasmada, quando fui convidada pela minha querida Inês, mentora do blogue O diário da Inês, a participar na sua rubrica “Comidas da mamã com...”. Desde já, um agradecimento especial à Inês, pelo convite,….

Ao contrário da maioria dos bloggers, nunca tive queda para a cozinha e nem gostava de cozinha. Lembro-me quando era mais nova, que poucas eram as vezes, que andava na cozinha a ajudar a minha mãe. Embora, ela por vezes, dizia-me, para ficar perto dela, para eu aprender e ia-me dizendo e explicando como fazia as coisas. A minha mãe bem tentava, que eu tivesse gosto para cozinhar, mas naquela altura, não era “bem a minha onda”.

Como a minha mãe trabalhava em casa, sempre que eu chegava da escola e mais tarde, até do trabalho, a comida estava sempre pronta. Tanto que era só lavar as mãos, sentar e comer. Daí o interesse para cozinhar, também não ser muito.

Quando casei, aí houve “mesmo necessidade” de ser eu a fazer as coisas e se queríamos comer, alguém tinha que cozinhar obviamente.

Lembro-me que a primeira vez que fiz sopa: coloquei um bocadinho numa panela e fui a casa da minha mãe, toquei à campainha, coloquei em cima do tapete de entrada e fiquei escondida, para ver a reacção dela. Pegou na panela, tirou a tampa e “cheira tão bem”, diz ela,….e eu saí, donde estava escondida e disse, “fiz sopa mamã”,…..lembro-me tão bem,…

Assim que recebi o convite da Inês, tratei logo de pensar aquela comida da minha mamã. Tinha tantas receitas para partilhar, que acho que este post ficaria longo demais.

Como quase todas as mães, a minha mãe, tem umas mãos de fada e cozinha lindamente! Aos Domingos quase sempre era assado! Nós morávamos no campo, a carne era criada pelos meus pais e tínhamos sempre galos, coelhos, patos e vários legumes para comermos. Adorava quando a minha mãe fazia o arroz de cabidela, a canja, o pato no forno, arroz de frango,……tantas recordações boas que tenho na memória,…..

Ainda hoje sinto uma certa nostalgia, pois agora temos tudo disponível em supermercados, que nem damos conta, como as coisas são até chegar até nós,….

Bem, mas não trago a receita do arroz de cabidela, que a minha mãe faz como ninguém. Trago algo bem diferente, que nada tem a ver e que muitas pessoas começam a falar.

Não é novidade nenhuma que sou Venezuela! Os meus pais estavam na Venezuela, quando se conheceram, mais tarde casaram e depois eu nasci, em Caracas, mais concretamente. Embora haja, muitas comidas da Venezuela, que comemos, hoje em dia, uma das coisas que mais gosto e lembro-me de comer tantas vezes em pequena, são as famosas AREPAS,…..sim arepas, que são, tipo um pão achatado e redondo, feito de farinha de milho pré-cozido, no qual se junta apenas água e sal. Venezuelano que é Venezuelano gosta das arepas fritas e com carne “mexada” (carne estufada desfiada), ou ovos mexidos. Hoje em dia, cada um coloca o que quer e hoje em dia, até já temos à nossa disposição, muitas casas, que servem, com tudo e mais alguma coisa.

Mas vamos lá à receita, porque o post, já vai muito longo,…

Ingredientes:
  • 1 Embalagem de Farinha para Arepas (há no Intermaché, no Jumbo às vezes, Froiz).
  • Água
  • Sal
  • Queijo
  • Fiambre
  • Ovos
  • Carne

Preparação:
Normalmente a minha mãe faz a olho, mas também podem seguir as instruções da embalagem.
Colocar uma caneca de água com 1 colher de sal no micro-ondas para aquecer uns 2 minutos, não é necessário ferver.
De seguida colocar numa bacia a água e farinha até obter a massa sem colar às mãos.
Fazer bolinhas e espalmar.
Numa frigideira fritar até ficar douradinhas dos dois lados.
Depois é só cortar ao meio (tipo uma sande) e rechear a gosto.
Normalmente eu faço com ovos mexidos e bocadinhos de queijo e fiambre e/ou também se tivermos bifinhos ou outra carne podemos fazer um refogado, colocar temperos a gosto e colocar a carne a "estufar" um pouquinho. Chama-se carne "mechada" !!
Apreciem...

Espero que tenham gostado,...

Beijinhos e boa semana!"









Mary, muito obrigada pela tua partilha. Tal como já suspeitavas esta tua partilha agradou-me muito. As arepas foi algo que só recentemente descobri, mas que logo me conquistou. Ainda não experimentei a fazer em casa, mas quem sabe agora com a tua receita eu não arrisco!
Adorei também a tua história da tua relação com a cozinha. Fiquei de sorriso no rosto ao ler a parte em que foste com a sopa a casa da tua mãe! 
Pois é claro que esta é mais uma bela receita aprovada e com o selo de qualidade do Comidas da mamã! 


51 comentários:

  1. Não é novidade que gosto de receitas que nos fazem viajar para outras paragens! E então quando se trata de comidas de mãe são ainda mais especiais! Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, receitas de mãe e que nos fazem viajar é junção perfeita. :) Beijinhos

      Eliminar
  2. Por coincidência vi essa receita ser feita no programa A Minha mãe cozinha melhor que a tua!!! Ahahhah
    xoxo

    marisasclosetblog.com

    ResponderEliminar
  3. Olá, Inês
    Ora aí está uma comida em que nunca tinha ouvido falar - Arepas.
    Não deve ser nada mau, e com a grande vantagem de se poder rechear a gosto.
    Vou visitar o blog da Mary. Egoisticamente falando... :))) pode ser que encontre lá alguma receita para pão na MFP...

    Votos de uma boa semana.
    Beijinhos
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu gosto muito! :) Faz muito bem em ir visitar o blogue da Mary que ela tem por lá muita coisa boa. Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  4. It looks so delicious :) Lots of love! Wonderful post dear
    Beauty and Fashion Freaks

    ResponderEliminar
  5. Inês mais uma vez obrigada pelo carinho e pelo convite! O post ficou um máximo!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mary, obrigada eu por teres aceite o meu desafio, adorei as tuas arepas e história! :) Beijinhos

      Eliminar
  6. Nossa que isso parece ser bastante bom
    Beijinhos
    Novo post (Makeup Brush) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  7. Só comi arepas uma vez, e gostei muito. Obrigada pela receita.

    Beijo e uma excelente semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu também gosto muito, mas nunca fiz, quem sabe é desta. :) Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  8. Ola sweet, nunca comi mas pela receita parecem ser deliciosas!
    Já deixei o meu comentário no outro blog que também sigo “ o meu refúgio culinário”!
    Obrigado por partilhares!! <3

    pimentamaisdoce.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Marta! :) Se tiveres oportunidade experimenta, eu pelo menos gosto muito! .) Beijinhos

      Eliminar
  9. Nossa! Que delícia! Não conhecia!! Obrigada, viu!

    beijos!

    https://ludantasmusica.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu só conheci recentemente, mas fiquei fã! :) Beijinhos

      Eliminar
  10. Não conhecia, mas parece muito bom!
    Bjn
    Márcia

    ResponderEliminar
  11. Uau, uma receita bem diferente, ainda não conhecia!

    www.kailagarcia.com

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito bom Kaila, se tiveres oportunidade prova! :)

      Eliminar
  12. Nunca comi e também nunca tinha ouvido falar. Pelo aspecto parece ser delicioso. Beijinho e boa semana Inês.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito bom, quem sabe um dia destes provas! :) Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  13. Que delícia gente! Eu comi arepas na Venezuela e elas são realmente deliciosas. QUERO! *-*

    Não Me Mande Flores

    ResponderEliminar
  14. Respostas
    1. Se não quiser fazer em casa aqui pelo Porto já existem pelo menos dois restaurantes que servem arepas. :) Beijinhos

      Eliminar
  15. A Mary é uma querida e você também amiga!
    Eu adoraria provar essas delícias, muito bom descobrir
    novos sabores!
    Parabéns para vocês, bela postagem!

    Beijinhos no seu ♥ amiga linda!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida Andréa! :) Também adoro descobrir novos sabores. Beijinhos e boa semana.

      Eliminar
  16. Respostas
    1. É verdade, quem diria que são tão simples de fazer! :)

      Eliminar
  17. Confesso que ando há muito tempo para experimentar fazer arepas, talvez seja desta :)
    Um beijo
    Cláudia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu fazer nunca fiz, mas agora fiquei tentada a experimentar. :) Beijinhos

      Eliminar
  18. Cá em casa volta e meia saem umas arepas para o jantar de sábado, todos gostam e estas estão com óptimo aspecto :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. EU nunca fiz, tenho mesmo que experimentar a fazer! :) Beijinhos

      Eliminar
  19. Ando de olho nas arepas há algum tempo, mas sem dívidas que nada melhor do que serem pelas mãos de quem é do seu país de origem!! Vou levar comigo! :)

    Beijinhos Ana

    ResponderEliminar
  20. Mas que bela sugestão da nossa querida Mary Soliani Moreira ;)
    Beijinho

    Blogue Recanto com Tempero

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também achei, mas eu suspeita por adorar arepas! :) Beijinhos

      Eliminar
  21. Que bom aspecto =)

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar
  22. Nunca fiz nenhuma receita venezuelana. Tenho que experimentar esta.

    Beijnhos,
    Clarinha
    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  23. Uma maravilha, por acaso nunca fiz!!
    Beijinho às duas.
    Joana

    ResponderEliminar